Poder

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Definição de: Poder

Poder é uma Capacidade Especial dos Deuses ou psíquica.

São eles: Aporte, Cura, Elektra, Magnetismo, Piro ou Criokinese, Presciência, Projeção, Segunda Visão, Telekinese, Telepatia, e Toque.

Agora, você vai precisar de uma lista com os Poderes.

Regras de Poder

Em primeiro lugar, Poder não é Magia.

Poder é o nome das capacidades especiais típicas dos Deuses e Deusas, mas que os Monges aprendem a usar e podem até conseguir que aquele Poder se torne seu, e eles usam Votos para conseguir acesso a essas capacidades.

Você vai encontrar aqui uma extensa lista de capacidades especiais, no caso, Poderes, que são divididos entre Tipos de Personagem distintos, para que não se confunda quais Tipos podem ter quais capacidades.

Há uma Sessão mais adiante com os Poderes de Vampiro.

São capacidades que são ativadas com 1 (um) ponto de Ações, e desativadas também com 1 (uma) Ação. Variam de -2 a +2, em que existe o menor que -2, cujas regras variam do Poder, sendo inepto ou incapaz, e maior que +2, normalmente o Nível em que alguém é perito, ou seja, Mestre naquele Poder.

Poder é regido por Dobra, que é o Gatilho dos Manifestadores, Psiónicos, e Monges.

Psiónico é quem tem Telepatia e Telekinese ao mesmo tempo; outros Poderes não contam.

Os Níveis positivos custam 5 (cinco) pontos, e os negativos dão 5 (cinco) pontos cada. Os Níveis negativos não indicam que acontece o oposto do que o Poder normalmente faz. Aconselhamos rolar um d10, e usar os Atributos para definir o que fazem. Isso torna os personagens mais únicos.

Os Níveis negativos são vistos sempre como Desvantagens, em termos de regras.

Os Poderes Psíquicos são: Aporte, Cura, Elektra, Magnetismo, Piro ou Criokinese, Presciência, Projeção, Segunda Visão, Telekinese, Telepatia, e Toque.

Além de Manifestadores e Psiónicos, o Monge é usuário natural de Poder.

Esta é a lista de Poder que inclui Manifestadores, Psiónicos e Monges, mas ao mesmo tempo que Manifestadores e Psiónicos têm Poder de nascença, o Monge faz Voto para ter acesso a estas capacidades especiais.

Os Votos são: de Trabalho, o mais comum, de Caridade, de Castidade, de Pobreza, de Silêncio, e de Vida Simples.

Existem outros Votos, mas para simplificar o sistema somente estes são listados.

Como eu faço os Testes para usar um Poder?

Você deve saber que Poderes vão até 30 (trinta) e são rolados em Ações ou Atos -- vá para Testes.

Jogando contra uma Dificuldade, você ativa e usa um Poder de cada vez. Isso quer dizer que cada Poder ativo faz diferença, e cada Poder ativo aumenta a Dificuldade -- em no mínimo 1 (um), e no máximo 5 (cinco).

A Dificuldade de manter ativos estas capacidades especiais depende de Vantagem e Desvantagem.

Assim sendo, se você está em Vantagem, use +1 na Dificuldade, e se está em Desvantagem, use +3 na Dificuldade, mas se tudo estiver contra o uso do Poder, ou seja, todas as condições impedirem o uso, use +5 na Dificuldade.

Votos afetam como a Dificuldade funciona, diminuindo a Dificuldade de um único Poder de ser usado.

Use -5 na Dificuldade, se um personagem está com um único Poder ativado e é o Poder de seu Voto.

A Dificuldade normal de uso de Poder é -- Mediana, 15 (Dificuldade Quinze).

Como eu uso Telepatia, sem ser como um Poder?

Isso é uma regra muito importante, porque a Mente é uma das coisas mais complexas que existe.

É necessário ter o primeiro Nível de Domínio em todos os Domínios para usar Telepatia, sem ser Poder. Para quem não é usuário de Magia, isso também dá o Nível de Percepção da Realidade, mas não pode ser usado para fazer Magia, mas para quem estuda Magia e tem direito a Magia, seja por Aptidão ou outro Gatilho, isso é usado normalmente como capacidade de Alterar.

Não se esqueça de que Magia é um direito, e que a Magia é inteligente.

Sendo assim, cedo ou tarde a Magia vai ficar sabendo o que você está fazendo.

Poder é um direito enquanto você faz o Voto, mas é esperado que você consiga ser Mestre naquele Poder, ou seja, a divindade que te empresta o Poder não pode mais exigir Voto para que você tenha o Poder, e ele passa a ser seu.

Quando o Poder passa a ser seu, o Voto feito para se ter acesso ao Poder é desfeito.

O número de Votos também indica a santidade de uma pessoa, mas o Santo também perde os Votos com o tempo e passa a ser Santo sem precisar de Votos.

Assim sendo, um Santo com 32 Votos é mais poderoso que um Santo com 3 Votos.

Santos conseguem abençoar, e sua Bênção ativa a atenção dos Deuses sobre uma pessoa ou situação, e eles também tem Poderes que são típicos de Santos, tal como se eles fossem Deuses ou Deusas.

Então, é possível jogar com Deuses e Deusas?

Exatamente! São pessoas que nascem com uma Missão, e você pode jogar com eles e elas.

A regra principal sobre Deuses e Deusas é que suas capacidades especiais são geradas por sua Lenda, e a Lenda oferece a eles e elas uma série de capacidades especiais.

Não há limites para o que uma Lenda pode fazer, mas a Mitologia em geral vai reagir e vai surgir -- retroativo, talvez -- o controle sobre o que uma divindade é capaz de fazer. Há divindades que preferem esconder um Poder ou vários, usando escondido ou talvez até mesmo tendo o Poder mas não usando, para evitar que seja criado um Antagonista para sua Lenda. Não se esqueça de que todas as capacidades especiais de uma divindade podem ser emprestadas a seus seguidores, sob Votos.

Várias divindades existem há muitos milhões de anos, e suas bandeiras já são conhecidas pela Mitologia.

A Mitologia é feita de histórias interligadas que explicam quem são os Deuses e Deusas, suas atribuições e capacidades especiais, além de explicar quais são seus Antagonistas, mas também são fonte de Religião.

Religião é um dos Três Reinos: Ciência, Magia e Religião -- sendo a Magia o intermediário entre os outros dois.

Não se aplica a regra de Deuses a um Jogador, a não ser que ele ou ela sejam uma divindade. Isso é raro, mas pode acontecer, e quando isso acontece toda a Supermitologia fica sabendo.

Existe mais algum Tipo de Poder que não foi listado?

Existem, sim. Há um Tipo de Poder muito importante, e deriva da Cosmologia de um mundo.

A Cosmologia é como as dimensões se organizam, e Entidades, Deuses e Avatares costumam ter Poder derivado da Cosmologia, o que quer dizer que eles são parte do ecossistema, e vão representar aquelas capacidades em qualquer mundo em que estiverem.

Não se esqueça de que você pode jogar com Entidades, Deuses e Avatares.

Use a regra de Missão para eles: Entidades, Deuses e Avatares têm Missão de nascença.

Estamos trabalhando para fazer uma lista de Poderes, e vamos pegar os Vampiros como exemplo para que você saiba quais são as suas Capacidades Especiais; aguarde.

Obrigado por ler.