Planologia

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Este é o texto principal sobre Planologia.

Entre 2001 e 2003, o Playtest oficial incluiu a idéia de Planos: assim, a Realidade é composta de mais de um "lugar"; e o Plano Padrão é a base de análise de todos estes lugares, o plano ao qual você chega ao entrar em um mundo vindo do espaço.

Nota: Todos os direitos reservados (Sol Cajueiro).

Desde 1997 que idéias aparentemente conflitantes fundavam um Universo bastante complexo. Vamos deixar as anotações de Projeto para depois, mas serão compartilhadas.

Estamos fazendo revisão nesta Página -- Obrigado por ler.

Ao se estudar a Cosmologia específica de um mundo, chegamos às teorias mais importantes de surgimento dos Multiversos, e são eles: Evolução, Criação e Brotamento.

Em Enigma, essas três teorias convivem, e são fato ao mesmo tempo.

Isso porque as Três Esferas (W) coexistem, e são elas: Ciência, Magia e Religião.

Planologia é o estudo dos Planos, lugares paralelos que coexistem, seja por Evolução, Criação ou Brotamento, e que permitem a alguém com treinamento em Sintonia ir a eles.

O primeiro plano que estudamos é O Padrão, e é considerado uma Dimensão.

Depois disso, temos a Névoa, e é a Névoa que separa todos os planos. Neste plano, você vai encontrar o elemento chamado de A Cera Opaca, usada para se fazer o Giz com o qual se faz Diagramação, diagramas matemáticos mágicos.

Assim sendo, a Magia se beneficia dos elementos encontrados nos planos.

Acima da Névoa, encontramos O Sonho, que também é chamado de A Forja Infinita, e seu elemento é chamado de A Areia da Existência.

Acima do Sonho, existe A Fonte, cujo o elemento é O Orvalho de Branco, que alimenta o Fungus, um dos três elementos do ecossistema, e é a Vida.

Abaixo da Névoa, encontramos A Sombra, e seu elemento é O Carvão. Não se faz muito com O Carvão, a não ser o que já se faz com ele, porque não é um elemento mágico.

Abaixo da Sombra, há O Inferno, território do Senhor dos Infernos, um andra ou uma anya, ou seja, anjos no masculino e no feminino, que cuida deste lugar. É um território tenso, em que as Forjas são uma ameaça constante aos demônios que, se não trabalharem para se purificar, vão ser desfeitos nas Forjas.

O elemento do Inferno é O Enxofre e com ele você coloca fogo nas coisas.

Abaixo do Inferno, há O Esquecimento, com a sua Geada de Chumbo. O mais importante sobre este plano está em que, se você entrar nele, deixa uma memória aleatória nele, ao sair.

É neste plano que existiam As Grandes Cidades, que não existem mais.

O fim da Realidade recebe o nome de O Desperdício, seu elemento é O Velho Tártaro, uma substância que adere às coisas, tornando as coisas mais velhas.

Existe mais um plano ligado ao Padrão, e é a Interface. Seu elemento é a Data, e forma as Essências Digitais Inteligentes, seres vivos digitais que só existem em mundos em que a tecnologia tomou a forma da Rede.

Terminando essa lista, estão os Construtos, que são planos artificiais.

Eles são construídos com engenharia dimensional, e acessados com uma Senha, o que permite que eles existam sem ser encontrados.

Isso é muito importante, porque O Jogo deve acontecer em segredo, e seria muito ruim que os laboratórios das pessoas de poder fossem encontrados facilmente.

Tivemos uma preocupação, de criar regras de Natureza semelhantes à da Natureza real.

Assim sendo, não são lugares aonde a Natureza é absolutamente estranha.

Você vai encontrar situações inusitadas, mas nada que vá contrariar a gravidade; isso, se você encontrar, na verdade é feito com Magia.

A Viagem Planar é importante: você faz os Testes para mudar de plano com um Teste Simples da sua estatística de Fortitude, Dificuldade 15, em 2d6 + Bônus de Fortitude.

Toda pessoa de poder com treinamento pode mudar de plano, mas saiba que os lugares são complementares, ou seja, se você está em uma cidade, provavelmente ainda vai estar em uma cidade, e é a mesma.

A coisa mais importante de um plano é onde é a água, não se pode ter vida sem água.

Sol Cajueiro expõe essas idéias aos Playtesters desde o Projeto 4 que, aos poucos, tornou o RPG (Role Playing Game) um Story Game; e alguns comentários de jogadores serão compartilhados, em contexto.

Mantenha em mente que não há nada fora da Natureza, na Planologia.

Siga @solcajueiro no Twitter para mais informações, ou @themagicnation ou @schmmach também, sendo os meios de contato mais rápidos com o Autor.

Estamos trabalhando para oferecer mais exemplos, aos poucos.

Aguarde enquanto a redação e revisão do texto wiki dinâmico adiciona informações.

O processo de criação depende de informação já existente em outras páginas.

Obrigado por ler.