Planologia

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Este é o texto principal sobre Planologia.

Entre 2001 e 2003, o Playtest oficial incluiu a idéia de Planos: assim, a Realidade é composta de mais de um "lugar"; e o Plano Padrão é a base de análise de todos estes lugares, o plano ao qual você chega ao entrar um planeta vindo do espaço.

Nota: Todos os direitos reservados (Sol Cajueiro).

Desde 1997 que idéias aparentemente conflitantes fundavam um mundo bastante complexo.

Enigma divide a Realidade de diversas maneiras, uma delas é sob o conceito de lugares paralelos, que se pode ver por meio de tecnologias mágicas, e disso nasce o conceito de construção de Action Tales Enigma.

Ao se estudar a Cosmologia específica de um Mundo, Sistema ou Estado, você se depara com as idéias de Tempo não-linear, a convivência de Religião, Magia e Ciência ao mesmo tempo, além de suas teorias mais avançadas, que são Evolução, Criação e Brotamento, conviverem pacificamente.

A Terra era o único mundo em que se jogava, entre 1997 e 2005 (até o início de 2006), mas ao expandir o universo ficcional, diversas questões exigiram a escolha de que a Física e a Natureza fossem, na verdade, "semelhantes" às do Mundo real, de fora dos jogos; há diferenças essenciais e elas serão compartilhadas, aos poucos. Isso inclui a existência de Planos que coexistem e formam uma Natureza muito especial, além de Dimensões Paralelas, do Tempo não-linear dos Santos, entre outras coisas. Apenas durante muitos testes, O Jogo foi encontrando as explicações para esta ou aquela qualidades dessa Natureza; e as Leis que a regem.

Por Planologia entende-se o estudo destes lugares paralelos, ligados por passagens planares.

É do estudo de Planologia que se entende que a Realidade é ampla e complexa, deixando viver num mesmo lugar pessoas e coisas que não vibram na mesma frequência, mas é possível o alinhamento e a viajem planar.

Alinhamento permite construir uma passagem planar, mas viajem planar é a troca de plano consciente.

Toda pessoa de poder com treinamento pode mudar de plano, mas saiba que os lugares são complementares, ou seja, se você está em uma cidade, provavelmente ainda vai estar em uma cidade, e é a mesma.

O Ternário e os Tipos são os mesmos, em todos os planos de um mesmo mundo. Não se preocupe, temos a Hierarquia para guiar as histórias e ter um padrão sobre o qual construir as lendas.

Existem planos em que a Magia é visível, outros onde ela é nada mais que uma lenda.

Manifestações, onde a Magia não é visível, costumam tornar os lugares lugares assombrados. Isso quando não surgem seres terríveis, criaturas de vários tipos e que se escondem nos planos onde sua frequência é possível, em geral nos planos em que a Magia é visível.

A coisa mais importante de um plano é onde é a água, porque não se pode ter vida sem água.

Vamos ver os conceitos ligados a Planologia em diversos dos textos aqui do Wiki. O conceito de viajem planar evoluiu junto com as histórias, portanto vamos ter vários exemplos.

As decisões se refletiram sobre as Conlangs (Constructed Languages) do projeto.

Assim, algumas delas se tornam Ternárias, um conceito que vamos explicar em mais de uma Aula (Conlang Class) a se publicar, o que as transformou em parte do Multiverso Ficcional Enigma de maneira permanente.

Você vai encontrar o conceito de Planologia em diversos textos.

Apesar de existir um padrão como ponto de partida, todos os mundos são únicos e têm Natureza única.

Assim sendo, vamos deixar os Romances, Contos e outros projetos explicarem isso, aos poucos.

Vamos usar A Terra e também Toj, Kalaummuklutwa e ou Akkoya como exemplos. Na verdade, fora A Terra, estes três são o mesmo mundo, apenas separados por muito tempo entre si; e não se esqueça de que o Tempo não-linear permite aos Planos e Dimensões paralelos a Interação acontecer. Apenas Santos e Deuses lidam com o tempo de uma maneira segura, não se brinca com isso. Além disso, também, os Tipos em que as sociedades se dividem determinam como aquele mundo lida com tudo isso. Sol Cajueiro expõe essas idéias aos Playtesters desde o início do projeto que, aos poucos, tornou o RPG (Role Playing Game) um Story Game; e alguns comentários de jogadores serão compartilhados, em contexto.

Siga @solcajueiro no Twitter com perguntas necessárias.

Obrigado por ler.