Página principal

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Sol Cajueiro e equipe desejamos-lhe as boas-vindas.

Seja em Toj, um cenário medieval diferente, ou nas futuristas Akkoya e outros cenários, como o Século 23, Enigma existe como método.

O Século 23 traz em seu coração mudanças no cenário político, econômico e também para todas as sociedades paralelas protegidas pela Academia; e estamos aqui para informar sobre as transformações profundas que modelam o ser pessoa.

A narrativa dos Eventos traz as necessidades da existência no centro das questões.

A missão deste Site é ambientar o leitor no EFM, ou Multiverso Ficcional Enigma, também conhecido como Enigma Action Tales e mais alguns nomes que não diremos porque são spoilers terríveis, para que o leitor entenda Enigma e consiga entretenimento de qualidade. Os links levam a explicações variadas. Estamos refazendo o esquema de links e de explicações, incluindo entradas de dicionário e também explicações sobre as línguas de Enigma.

Novidade: (Sol) Vou publicar os romances aqui mesmo no site pra vocês lerem. No início, eu iria publicar só os três primeiros capítulos, mas decidi publicar tudo.

25-10-2016 (com a palavra: Tomaz Sá): "Enigma é o multiverso de Future Pop Adventure. Acompanhando a história dos diversos personagens que permeiam a trama de Enigma conseguimos entender o que a definição do imenso universo de Sol Cajueiro quer nos dizer".

(continuação): "Adultos aprendendo a brincar novamente para recuperar sua inocência enquanto crianças amadurecem rapidamente entre a integridade e a corrupção é apenas uma cena do que é chamado O Grande Jogo".

(continuação): "Enquanto observamos a evolução de Asha, seus amigos e inimigos navegamos por elementos familiares vistos por uma ótica questionadora para não dizer perturbadora da realidade. (parágrafo): Bem vindo ao Future Pop Adventure; Você é comum, nada te incomoda o suficiente".

Tomaz Sá, sobre Sol Cajueiro: "Sol Cajueiro é story-gamer, autodidata, filólogo e conlanger. Conhecido em Belo Horizonte por mestrar diversos títulos de RPG em público, Sol Cajueiro coroa esta trajetória com a finalização de uma obra desenvolvida desde a infância. Enigma é também Enigma -- O Grande Jogo, encontrado em seu site".

Aqui mesmo! Obrigado pela apresentação, Tomaz. Venham ler, e se divertir.

O romance se chama Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes, você vai poder ler aqui mesmo no site, de graça, e você vai encontrar o Capítulo Um em Essa Esperança, Tão desconhecida. Espero que gostem.

O Capítulo Dois está aqui pra você ler, em Além da Imagem do Despertar -- e venha comentar nas redes sociais! Boa leitura, e não se esqueça de que estamos no século 23 nesta história. Sejam Bem-vindos.

Venha ler o Capítulo Três, em O Tempo, Que se Esconde, e espero pelos seus comentários.

Você vai encontrar a lista de publicações do site em Nossas Publicações e Outras Tralhas, mais adiante, mas pode ir para Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes para seguir os romances. Aqui também estamos publicando o Sistema Enigma Story Game, com regras para você se aventurar e conhecer mais sobre o Multiverso Ficcional Enigma (EFM), além da a publicação de cenários como Akkoya e sua versão medieval Toj, onde as pessoas de poder lideram um mundo cheio de dificuldades e se diferem da pessoa comum por terem capacidades especiais, como a Magia por exemplo.

O Livro dois se chama Enigma: O Outro Nome do Medo -- Use este link para ver os Capítulos já publicados do Livro dois.

Venha ler também a Série O Segredo das Orija, em Enigma: Mahou no Kami, começando em Sobre Nós recai A Sombra, uma história diferente de Enigma Estágio: O Grande Jogo, mas que também é um dos métodos da Magia usados para se fazer pesquisa, estudar ou também para falar sobre história -- E é de História que nós estamos falando! Venha ler, também.

Vá para Informações Relevantes para um excelente ponto de partida.

Vá para Testes para ver as explicações sobre Testes de Dados, de Enigma.

Venha ler também sobre Vampiros, em Império dos Vampiros.

Temos uma campanha de Crowdfunding, em https://www.patreon.com/enigma -- Venha escolher nomes de personagem e, em breve, outras opções de escolhas para interagir com Action Tales Enigma.

English: Please go to Arda, As of 2070 -- Our Earth to see the Setting, now published, starting with Delicate Report -- Beware of the demons! And have a nice time playing Enigma.

Sol: Não temos datas de lançamentos, mas eu estava negociando com a editora a primeira edição do primeiro livro de uma série e é muito caro; e eu também estava trabalhando em um spin off, uma série paralela sem número definido de livros, que também irão figurar info aqui mesmo em nosso Wiki, e desisti porque eu iria ter de mudar a narrativa. Digo estava porque a editora não tem distribuição, e eu preciso de distribuição. Ela quer que eu venda o livro de um em um. Impossível. Meus livros devem estar nas livrarias. Abraçamos a causa do Indie RPG e Story Game, e temos em teste um livro que está sendo analisado, com publicação do jogo no futuro. Estávamos gravando as sessões para ter uma história inteira gravada em voz, mas a história foi interrompida. Vou republicar a história do meu Blog em português aqui pra você ler. Estou feliz de ter você como leitor-a, e muito mais vem por aqui, recheando de aventura este que é mais que um Blog de RPG, e sim um agregador do Enigma Fictional Multiverse.

Aqui também reunimos as páginas oficiais da @themagicnation -- The Magic Nation, ou Nação da Magia.

Você encontra aqui as Conlang Classes das línguas do projeto, iniciando com o Narasalama de Akkia.

Precisamos de mais Feedback, se você puder seguir @solcajueiro no Twitter.

English: See Índice (Index): Conlang Wars –– A Story Game for Conlangers.

We have to ask for your patience, for this Wiki is made both in Portuguese (first), then the English pages about the Conlang Wars will be added, little by little.

Nota: Todos os direitos reservados (Sol Cajueiro).

Note: All rights reserved (Sol Cajueiro); but see below.

O conteúdo deste Wiki esta protegido por uma Licença Creative Commons[1].

(EFM) Enigma Fictional Multiverse by Sol Cajueiro is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Permissions beyond the scope of this license may be available at https://twitter.com/brikkomi.

Permissões além do escopo desta licença podem estar disponíveis em https://twitter.com/brikkomi.

O objetivo desta licença é permitir citação em outros sites, porque o método Enigma prevê que os Mestres queiram publicar suas histórias. Assim sendo, os Mestres podem usar o conteúdo aqui do site sem precisar de uma autorização por escrito do autor, Sol Cajueiro, mas todo o conteúdo publicado usando o nosso método será considerado "fanfic", a não ser que o autor autorize alguma história em específico ser parte oficial do Enigma Fictional Multiverse (EFM).

Obrigado pela paciência, e entre em contato com @solcajueiro no Twitter.

Introdução; e nosso convite a você, leitor: Sinta-se em casa! E divirta-se.

Este Wiki reúne os textos e trabalhos de Sol Cajueiro e equipe.

O objetivo da página é apresentar o universo ficcional autoral do nosso time.

O Projeto tem vários nomes: Action Tales, Enigma, EFM, Schmmach, entre outros.

A imagem do Wiki é a bandeira da equipe de criação, apresentando uma pessoa em sua comunidade.

Aqui você encontra histórias, mitos e lendas, além de poesia e anotações diversas.

Tudo isso para lhe ambientar, leitor, no Multiverso à espera de você.

Nos aliando às Vozes que nos representam.

O Multiverso Ficcional Enigma inclui A Terra, mas também um sem número de outras sociedades, civilizações e outras coisas; e aqui convidamos você leitor a experimentar textos e anotações sobre o nosso universo, além de ler Contos, Poesias e notas sobre as línguas ou Conlangs de autoria de Sol Cajueiro e equipe.

Estamos concentrando os esforços em Romances que estão para sair, em breve.

Assim sendo, vamos adicionar as informações dos Romances logo que forem publicados; mas, enquanto isso, nós jogamos histórias que serão publicadas aqui mesmo, expandindo aos poucos o tempo e espaço a partir do Século 23, Terra; mas siga os links para outros mundos, também.

Também reunimos aqui anotações sobre Magia, Manifestação e Poder, seja real ou ficção.

Aos poucos, mais páginas serão adicionadas e o conteúdo expandido.

Todo o conteúdo presente neste Wiki é autoral; e apesar de termos um interesse em fanfic em geral, não iremos publicar fanfic, ou paródias e similares. O autor, Sol Cajueiro tem o interesse em deixar anotações aqui que possam vir a ser úteis ao Grupo de Jogo que quiser usar o universo ficcional presente em nossas páginas para desenvolver suas histórias em mesa de jogo; mas, se você usar qualquer das idéias aqui presentes, nos avise ou cite a fonte. A citação é muito importante. Note que a licença do Creative Commons que foi escolhida indica o Não-Uso para fins comerciais; e que, então, para permissões além desta licença, entre em contato com @brikkomi no Twitter. Temos aqui o interesse em parceria que venha a beneficiar de fato todas as partes envolvidas.

Sol: Agradeço a sua visita, de coração.

Introdução

Oi-oi! E Seja bem-vind@ ao Wiki project Action Tales Enigma.

English: Read these notes first, please.

Hello, and Be welcome to the Action Tales Enigma wiki project.

This wiki project is written in Portuguese, but some content will have its English version, marked (Eng) every time the information needs to be in this language or the links are to pages written in it.

If you want to contribute please contact @solcajueiro[2] on Twitter (it may take a while to answer, as it depends on reading the tweet; but it's better than e-mail).

This Wiki is under Creative Commons, and I don't know why I cannot change the starting text anymore and where it reads "brikkomi" please contact @solcajueiro on Twitter, as it follows.

Permissions beyond the scope of this license may be available at https://twitter.com/solcajueiro.

Permissões além do escopo desta licença podem estar disponíveis em https://twitter.com/solcajueiro.

Thanks for reading.

Para ler o Manual de Usuário da MediaWiki.

Consulte o Manual de Usuário para informações de como usar o software wiki.

Algumas Informações importantes.

Este Wiki reúne os textos e trabalhos de Sol Cajueiro e sua Equipe de Playtest.

O objetivo da página é apresentar o Universo ficcional (Uf) autoral do nosso time, criado por Sol Cajueiro e diversos amigos, que são pagos com boa diversão, muitas histórias e conhecimentos sobre Magia de acordo com os métodos usados em Enigma, na intenção de desenvolver histórias que se dão neste mesmo Uf e que serão publicadas aqui.

O Projeto –– Enigma Fictional Multiverse –– tem vários nomes: Action Tales, Enigma, EFM, Schmmach, entre outros.

A imagem do Wiki é a Bandeira da equipe de criação –– e da Nação da Magia, apresentando uma pessoa em sua comunidade, com um livro (Grimório), e cujos pés estão livres para ir aonde quiser, além do que também a cabeça está livre, indicando o incentivo ao livre pensamento.

Aqui você encontra histórias, mitos e lendas, além de anotações diversas.

Tudo isso para lhe ambientar, leitor, no Multiverso à espera de você.

E Vamos ao que é Importante.

Em primeiro lugar, temos de definir o que é Herói, e o que é Vilão, uma pessoa, Espírito ou Entidade, que se opõe ao Herói.

Na literatura, vemos que para dizer a verdade o oposto de Herói é Monstro, Vilão é morador de vila. A maioria dos Heróis é de origem humilde, ou seja, eles são moradores de vilas, e os patrocinadores da literatura transformaram eles em Vilões, para que a população acredite que estas pessoas não são boas pessoas; na verdade, os verdadeiros Vilões tem origem na cidade grande, e são burgueses. São eles que controlam os recursos. São eles que controlam os meios de produção, donos de tudo, e muitos deles são Ladrões, no sentido que roubam recursos dos mais pobres, exploram eles.

Não temos o interesse na Teoria política sobre esse Tipo de pessoa, Vilões aqui são Monstros.

Existem outros jogos, em que mercenários medievais são reunidos pelos donos dos recursos para eliminar os Monstros que assolam uma região e, por estarem eles enfrentando "Monstros", parece que eles são Heróis.

Não são, eles não passam de mercenários contratados para matar os oponentes dos donos dos recursos, e receber dinheiro por isso.

Depois disso, os mercenários recebem Títulos de nobreza, um tipo de cala-boca muito usual.

Em Enigma, a Nobreza é de nascença, e não precisa da Igreja para provar que o Nobre tem direitos, um Nobre é uma pessoa que tem um espírito de liderança natural, que nasce para reger, comandar e dizer o que deve ser feito.

Além disso, não é o Nobre que necessariamente tem o recurso, mas ele tem acesso ao recurso e sobre como ele será usado.

Nobre também pode se tornar um Vilão, se se tornar mau, e então, surge um Herói para resolver o problema, em geral alguém com ligações com o povo, que represente as aspirações da população, seus anseios e referências (usualmente, religiosas).

Mas, em Enigma, você vai jogar um outro Jogo, atuando como Jogador, fora da Esfera do Herói.

A Esfera do Herói, também chamada de O Caminho, está muito bem representada pelo Tarot, com todas as suas fases e dificuldades, uma verdade dita e a mostra, claramente, em cada Carta, e sendo O Louco (ou também, O Tolo) o Herói.

Isso nos fez usar cartas de baralho para definir o futuro dos personagens, em nossas histórias.

Durante o Playtest, o Tarot foi usado muito frequentemente para guiar os personagens, mas usamos os Atributos para a simbologia dos Arcanos menores, ou seja, definir o que cada carta representa. O Dez indica interferência Divina, de um dos Grandes: Deus, A Deusa, Oxalá, Rha ou O Avatar. A família real simboliza os Tipos de Nobres que você vai encontrar, durante sua jornada. E os naipes são: Copas é amor, Espadas é guerra, Paus é trabalho, e Ouros é dinheiro. Assim sendo, você tem como ler o futuro dos personagens.

Usamos quatro cartas: 1. Passado, 2. Presente, 3. Futuro, e 4. Dica do Baralho -- colocadas da primeira para a última, da esquerda para a direita.

Também olhamos a última carta do baralho, que é o Segredo daquela revelação.

Nós damos o nome de Taika ao baralho, mas também significa Magia, ou Ciclo, ou Terra. Taika é uma magia, na língua dos Dragões, uma língua que está sendo criada para que seja usada durante os Romances de Enigma.

Isso mesmo! Estamos realmente criando línguas, e a mais desenvolvida atualmente é Akkia, nome que significa "Essencial".

Há um diálogo em Kfu no Livro um de Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes, venha ler! E divirta-se. A personagem chamada Najka conversa com um ancião sobre o que está acontecendo, pedindo permissão para que os Vampiros interfiram na Cena.

Nós somos da Nação da Magia, ou The Magic Nation, uma Nação sem limites geográficos, baseada no estudo da Magia como uma forma de criar Efeito sobre a Realidade do mundo, somos muitos.

Mas o que vem a ser Enigma? Qual é a proposta de jogo que o torna único entre os Jogos?

Enigma é um Jogo sobre o que é chamado de O Grande Jogo, e em que Jogadores, que participam de uma Supermitologia acima dos Deuses, jogam, ou seja, O Jogo é uma alternativa para a guerra, de dizer não à guerra, e estabelecer novas relações no Universo.

Nosso Uf tem recebido informações de alguns anciões para ser criado, Tempus por exemplo é um Vampiro com mais de 15 milhões de anos. Ele foi o responsável por Vampiros se esconderem. E ele tem nos ajudado, entre outros.

Nós reconhecemos o Fim da guerra entre Dragões e Basylisques, uma guerra de 52 milhões de anos.

Digo isso, porque estamos em contato com eles, e eles tem ajudado também nosso Uf a se desenvolver. Vamos ouvir ambos os lados disso que imprimiu a Dualidade sobre a Realidade, porque não tomamos nenhum dos lados dessa guerra.

Assim sendo, nós estamos ouvindo todos os lados, na hora de escolher como será no nosso Uf, aquela parte da nossa ambientação.

Atenção: Venha ler Aliança de Ambar, o nosso Novo Cenário! São 12 mundos interligados por Magia da Deusa da Magia Ambar, do mundo de Toj. Também estamos testando Afterkratos, como Cenário: Ognorimia é um exemplo de como jogar Terror em Enigma -- Venha testar sua Sanidade contra os horrores da Realidade! Um estilo de jogo difícil de jogar.

Nosso Uf não é especializado em Terror, mas em investigação do que é chamado de O Grande Jogo, tanto por Jogadores, quanto por Pessoas de Poder que tenham interesse no Jogo.

Há três Tipos de personagem básicos em Enigma, sendo eles: Herói Bruxo, Nobre Vampiro, e Monge Diplomata.

Depois disso, os Tipos se amplicam, por exemplo Bruxos também podem incluir Feiticeiros, Magos de Ater ou Magos Demonistas, Sacerdotes ou Wicca, que também são uma Bruxas, mas usam e fazem Rituais, e Xamãs.

Os Tipos variados de sobrenaturais derivam de Nobre Vampiro, como Vampiros, Licantropos, Monstros, Asuras, e Djines.

E, para terminar os Tipos básicos, Monges seguem regras semelhantes às de Oráculos, e Guerreiros.

Aqui, cada um destes Tipos tem Vantagens interessantes para se jogar, como a Aptidão dos Bruxos, mas devemos explicar que um Guerreiro segue um Gatilho muito importante: Ethos, e tem regras especiais para isso.

Primeiro, Guerreiro é Combatente, enquanto os outros podem ser Social, ou Misto, e tem Ataques +3, mais três Ataques. Também pode somar seu Ethos ao seu Ataque, mas soma Sua Vitalidade atual ao seu nível de Defesa para se defender ou proteger alguém. Há muitos tipos de treinamento para Guerreiro, mas todos ensinam a ir aumentando Ethos, aos poucos.

Um policial tem Ethos. Um Juíz pode ter Ethos. Um soldado obviamente tem Ethos.

Há Efeitos que só são possíveis com um teste de Ethos, e ele protege contra Controle, manipulação de memória, ou pode, se você gastar um de Ethos permanente, te guiar mesmo que sua memória seja totalmente apagada; você mesmo faz seu treinamento, novamente.

Estamos dizendo isso porque o normal de Enigma é se jogar com personagem que usa Magia.

Desta forma, saiba que um Guerreiro tem também muitas vantagens, e ele é Comum, geralmente, o que nos faz pensar se as pessoas de poder não estão ignorando o que os comuns podem realizar.

Durante o Playtest, pudemos observar que a maioria dos jogadores jogou com personagem que tinha algum tipo de Capacidade Especial, que se dividem em três tipos: Magia, Manifestação, e Poder.

Vamos ver anotações sobre o Playtest, pois tenho (Sol) muitas anotações, em papel, e vou dividir com vocês o quanto foi divertido criar o jogo.

Enigma começou com outro nome, Arkkana era um jogo sobre aprender Magia. Isso começou em 1991. Só em 2001, que O Jogo começou a tomar a forma de Enigma, e só em fins de 2008, quando foi criado o personagem Ikkomi, que passou a se chamar Enigma, mesmo, junto dos Romances; eu (Sol) tinha decidido publicar os três primeiros Capítulos do Livro um, mas depois decidi publicar tudo, aqui mesmo no site, para você ler.

Durante os anos que o Projeto foi criado, muitos jogaram, porque eu prometia boas histórias em troca de poder testar O Jogo, e foi isso que fez com que Enigma se tornasse interessante como Jogo.

Jogamos para desvendar os Atos e Eventos de um Jogo, O Grande Jogo é nossa matéria de estudo.

Por exemplo, entre 2005 e 2008, eu estava planejando os Romances. Eu já sabia que era um trio de personagens, Asha veio a ser então, junto de seus dois amigos Nina e Tomi, mas também foi criando o Capítulo um que nasceram Elliot, Asal, e Najka. Inicialmente, Elliot se chamava Ikkomi, e só depois eu percebi que não eram uma pessoa.

Venho dizer que os Vilões, escolhidos a dedo, a Teocracia é inspirada em uma coisa que existe, a tentativa de dominação da Religião sobre o Estado, principalmente porque a Nobreza precisava de confirmar que tinha poder, e a Religião dizia que o poder da Nobreza era divino. Era vontade de Deus que os Nobres reinassem.

Isso evoluiu para uma organização secreta, com agentes voluntários em todos os níveis da sociedade e, vemos isso durante os Romances, praticam o assassinato como forma de eliminar seus oponentes.

Assim sendo, a Teocracia fundou uma organização de Guerreiros, a Tática -- "É mais fácil caçar um leão por dia, que pegar um soldado da Tática", esse é o ditado sobre eles.

Esta criptocracia corrupta também ",.. tem o poder de todos os oráculos", e domina mentalmente os Oráculos, por meio de Rituais cuja origem ninguém sabe qual realmente é -- e é dessa maneira, que eles descobrem o que devem fazer.

Vamos acompanhar as histórias de Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes, sua continuação Enigma: O Outro Nome do Medo, e mais livros que virão, para ver como as pessoas de poder de Arda, nossa Terra, vão enfrentar esses Vilões.

Sabemos que existe um sem número de mundos, Galáxias a se estudar.

Em média, são 150 mil mundos habitados por galáxia, e raças que brotam em mais de um mundo disputam território entre si; também vemos no Uf publicado aqui mesmo em nosso Wiki, que alguns mundos são mais importantes que outros, umas raças mais que outras.

Assim sendo, estamos publicando aqui o Uf Expandido, com informações que não estão nos Romances, porque você precisa delas para jogar.

Foi assim que o Império dos Vampiros foi publicado aqui, para você que gosta de jogar com Vampiros. Fique sabendo que Ibis, Nosferatu, e Týr são linhagens que existem em muitos lugares, a segunda em todos os lugares. Eles se alternam no poder. Eles tem de lutar contra os Monstros, inimigos terríveis que assumem a forma dos medos das pessoas, e sobreviver aos Caçadores de nascença.

Só aí, são mais de 15 milhões de anos de histórias, planejadas durante o Playtest.

Você também vai ler aqui as informações sobre os Mangos, pequenos seres mágicos que existem há 17 bilhões de anos. Eles foram escravizados pela Ordem que pregava a Loucura, chamada Rlyet, e que apagou a memória deles. Eles tem esperança de reencontrar Rha, que sabe toda a história deles, ou receber missão de Deus, se não houver outra opção.

Assim, você vê que os membros da Ordem religiosa Rlyet são Vilões, e novamente a Teocracia oferece personagens para a vilania, ou seja, apesar de sabermos que nem todas as Religiões são um problema, algumas idéias deveriam ser esquecidas.

Você também vai ver em nosso Site informações sobre Planologia, como a Realidade funciona.

A nossa Cosmologia também vai servir de guia, e ajudar a entender Deuses, Entidades, e outras coisas que existem em Enigma, como por exemplo que existem seres mágicos que vivem no Horizonte, uma das dimensões da Cosmologia.

Algumas vezes, você vai precisar de ajuda destes seres, que são chamados de Criaturas, em outros jogos, mas que em Enigma são apenas seres vivos da Magia, da Manifestação, e do Poder.

Os Jogadores tem um inimigo terrível, Corruptores devem ser identificados e eliminados.

Não há outra opção, porque a linha da maldade, quando atravessada, não tem volta. É isso que Tempus escreveu, há um milhão e meio de anos atrás, no mundo de Mekhet, o mundo egípcio do Setor Ih, onde hoje Arda está localizada.

A maior parte da Teoria sobre a Corrupção vem das anotações de Tempus, que os Vampiros que reencarnam, os Sanguinius, guardam em suas memórias para que possam passar para as novas gerações.

São Três Forças Universais: Integridade, Subversão, e Corrupção -- elas se completam, representando Criação, Mudança e Destruição; você vai ver que a segunda, a Subversão é a Força que impõe mudança, e não há movimento nem Universo sem ela.

Muito já se discutiu sobre se há alguma maneira de se eliminar a Corrupção.

Não há consenso sobre o assunto, mas a Alquimia prevê Três Esferas de influência de Capacidades Especiais, mas coloca Manipulação primeiro.

Também estamos planejando Contos, mas estamos focados do Romances, então vai demorar para que os Contos estejam prontos. Venha conhecer mais sobre o Uf de Enigma, estamos te esperando.

Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar a ler.

Este conto foi publicado no dia de aniversário da filha de Sol Cajueiro, e a ela foi dedicado.

Siga para A Lenda dos Dois Irmãos para ir adiante.

Estes dois Contos são parte do Multiverso Ficcional Enigma (EFM).

Vamos também publicar nosso Sistema de Regras, aqui, de graça.

Sol Cajueiro tem uma campanha de financiamento coletivo em: https://www.patreon.com/enigma –– e você pode sugerir nomes para personagens, que serão adaptados para serem usados.

Mas bem, é mais fácil entrar em contato pelo Twitter @solcajueiro.

Vá para a sessão Nossas Publicações e Outras Tralhas, para ver o que temos publicado.

Isso tudo vai receber novas páginas, e novas informações, a medida que o texto dinâmico do Wiki for sendo criado. Esta Revisão foi feita em Setembro de 2020, para que a Página principal estivesse alinhada com todo o conteúdo do nosso Wiki.

Seja em Toj, um cenário em que a pessoa de poder é Nobre, ou em Arda, nossa Terra e onde se passa a maior parte dos Romances, em qualquer lugar do enorme Uf de Enigma você vai encontrar espaço para desvendar as histórias do Jogo, principalmente rolando um d10 de Atributos para saber o que vai acontecer.

Anote, e envie para nós, a história do seu grupo.

Nomes e Eventos podem precisar de adaptação para ser publicados.

Enigma é o Multiverso a espera de você.

Obrigado pela visita,... e Stay Plugged.

Enigma Fictional Multiverse

Antes de qualquer coisa, Sejas bem-vind@ à página.

Action Tales é um esforço iniciado por Sol Cajueiro para o desenvolvimento de um Universo Ficcional em comum para alguns autores amigos; e que encontram neste Universo uma base para desenvolver Romances, Contos, Poesia, Conspiração, Conlangs,

Worldbuilding, além de História e o que não querem que você saiba, de forma tanto narrativista quanto jornalística, o que se propõe o Multiverso Ficcional Enigma (EFM) é abraçar o estímulo da imaginação, mas com um fundo de verdade.

Atualmente, existe mais um autor que estamos reunindo para escrever Enigma, Tomaz Sá é um artista com sua própria história, e que tem criado uma história muito interessante, estamos testando Enigma para servir de Universo a ele.

Siga para Texto Velho (PP) para ver a bagunça que era antes.

Aguarde informações sobre O Jogo antes de Enigma, ou Arkkana, o nome do projeto entre 1991 e o início do milênio, e em 2001 a 2004 foi jogada a história dos Independentes, cujo final trágico fica para se resolver depois, uma história que foi intermediária entre os dois projetos -- Arkkana também é uma capacidade de se lidar com o sobrenatural e o subjetivo.

As informações devem seguir o ritmo da publicação dos Romances, Contos, Poesias, Conlog, Aulas sob a forma de Conlang Classes, Ensaios (Story Essays), Letras (Lyrics) e tudo mais que está sendo planejado para fazer parte do universo ficcional.

Isso tudo será explicado aos poucos, por isso os links em vermelho.

Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar a ler.

Este Conto foi publicado no dia de aniversário da filha de Sol Cajueiro, e a ela foi dedicado.

Siga para A Lenda dos Dois Irmãos para ler uma de nossas lendas. Guardamos o texto original, que está em A Lenda dos Dois Irmãos (Conto), mas foi revisado, principalmente porque tem palavras na língua Kfu, a super língua dos imortais, ou Ilaendar, que é o nome permanente da língua dos imortais, e a língua está em construção.

Estes dois Contos são parte do Multiverso Ficcional Enigma (EFM).

Enigma Action Tales reúne, aqui mesmo no nosso Wiki, as Informações e Regras que podem ser úteis para que você consiga jogar Enigma.

O texto Informações Relevantes -- texto velho:Informações Relevantes (R) -- é um resumo que pode ser útil para entender O Jogo e sua Ambientação, mas leia estes dois também para não ficar sem entender O Grande Jogo e sua proposta de história investigativa de Magia, Mito e lenda de uma Supermitologia que estamos revelando a existência aqui mesmo em nosso site.

Enigma é um jogo que usa Narrativa Compartilhada, usando Macguffins sob o controle ou não de um Jogador -- que é o Tipo mais importante de personagem -- mas o Comum também existe -- e contra um Tipo de inimigo invisível, o Corruptor.

Jogadores são uma exceção, e em Arda por exemplo, que tem mais ou menos 60 bilhões de habitantes -- em todas as suas 300 dimensões -- vão existir uns 150 Jogadores, se muito.

Além disso, Jogadores "jogam" -- Seu objetivo não é a Guerra, e sim O Jogo.

Explicações Básicas sobre o que é Enigma

Esse Jogo recebe o nome de O Grande Jogo, e compõe uma Super Mitologia que é um segredo e envolve a tudo e a todos, porque a Interação -- o Poder "grátis" de um Jogador -- permite interagir com outros Jogadores em outros tempos, outros lugares, e permite que o Jogador desvende Segredos relevantes para poder guiar a história do mundo, manipulando seus Ativos e interagindo com Ativos de outros Jogadores. O Segredo de participar da Super Mitologia é se concentrar na interpretação dos seus Heróis que são seus Ativos, porque se você não tem heróis, ou vai morrer, ou no mínimo vai ter muita dificuldade de enfrentar a Guerra contra o Inimigo terrível que se esconde.

O Inimigo, em Enigma, se esconde melhor do que você, não tenha dúvidas disso.

Esse tal Inimigo é o Corruptor, uma pessoa que passou da linha da maldade, mas a Corrupção quer o quê, exatamente, durante as histórias? Quer corromper os seus Ideais.

Os Ideais são o seu motivo de lutar por alguma coisa, sua Integridade.

Não se esqueça que Integridade é a integridade dos Ideais de uma pessoa.

Há uma Força intermediária, também, e é a Subversão. E é ela que gera mudança. Então, as Três Forças dançam gerando O Interesse, que é o que realmente move o Universo.

Os Três Mundos Trikumai –– Toj, Kalagot e Treiyka –– são um ponto de partida pra você ver os exemplos de Ambientação. Toj foi desenvolvido em mesa de jogo, e é o mundo ediche mais importante desse Setor da nossa galáxia, o Setor Ih, e é o mundo também chamado de Akkoya no futuro. Assim sendo, Toj é o passado desse mundo futurista, enquanto Kalagot se tornou o Astral desse mundo no futuro e Treiyka, que era oco, se tornou o satélite de Akkoya. Essa mudança acontece com o fim dos Mundos Trikumai, e o início da Era de Transição, chamada de Kalaummuklutwa.

Isso quer dizer que você pode envolver os Jogadores de uma Janela. Os Jogadores mais conhecidos de Toj ou também da futura Akkoya são A Imperatriz (Raýla), O Agente do Correio, O Selvagem, O Monge da Corda Branca, O Senhor da Luz, O Mestre Elementalista, A Sacerdotiza, O Mais Velho (Deus), A Deusa Monge da Magia, São Krunnki O Bárbaro, O Último Valoriano, O Rajá de Prislýpea, O Vingador (Deus da Vingança), O Senhor dos Infernos, entre outros. Todos estes são personagens dos Mundos Trikumai. Você vai ver estes Jogadores nas histórias, principalmente na história Sonhos Roubados, que está sendo adaptada e que primeiro havia sido publicada em Inglês -- Sol: Eu não era fluente em inglês, naquela época, então o inglês em que foi publicada a história é muito ruim, mas vai ganhar uma Versão Final, em breve -- Venha participar! Mande sua história para nós.

Todo Jogador sabe que precisa dos Heróis, e vai disputar o Ativo com outros como ele.

Vá para Herói para ler mais sobre este Tipo de personagem em Enigma.

Assim sendo, um Herói vai encontrar, além do Monstro que é seu oposto, também Deuses e Deusas, Entidades de vários tipos, Avatares, Extradimensionais, vários tipos de Espíritos, Alienígenas e, apesar de não ser o foco deste jogo –– aqui, os monstros são pessoas –– Criaturas que povoam a Cosmologia, a Natureza e a Existência, obrigando o Herói a reagir a uma Ameaça e aproveitar, ou não, uma Oportunidade que, juntas são os Tipos de Contexto ou de Cena que você vai ter de lidar.

Isso é muito importante: Ameaça e Oportunidade são os contextos apresentados o tempo todo, durante o Jogo, tanto pelo Mestre quanto pelos Intérpretes.

Você faz assim, então: Escolhe, no início de cada Cena, se é uma Ameaça, ou se é uma Oportunidade.

E não se esqueça de que mudanças na Cena podem modificar esse Tipo de Cena.

As Três Timelines Trikumai –– Toj, Kalaummuklutwa e Akkoya –– são Janelas do Mundo Capital ediche, e são jogáveis! Venha ver.

Uma característica muito importante de um Story Game ou RPG está na Experiência, uma pontuação feita para que o intérprete leve os seu personagem para onde deseja.

Em Enigma nós usamos Pré-Requisitos para que você possa realizar ações mesmo quando você não tem uma dada estatística.

Existe uma diferença entre Ação, que é jogada com 2d10 para menos, e Efeito, que é jogado com Xd6 Dificuldade Média 5, e sofre modificadores variados; Testes de Magia usam um d20 para mais, com Dificuldade média 13, ou média 21 para Milagres.

Vá para Testes para ler sobre os testes feitos em Enigma.

Também é importante saber que você pode separar o seu Número de Dados e fazer um Teste Secundário, em que por exemplo: "Vou levantar o carro; mas, ao mesmo tempo, quero impressionar "personagem-x" com o tanto que eu sou forte" –– é um exemplo muito bom disso; ver: Flavour.

O uso de Flavour e o uso de Drama -- Drama é distribuído pelos participantes, entre si, sob a forma de EH -- Energia Histórica -- são também Experiência, e você recebe essas pontuações a cada sessão.

A EH é usada para diminuir a Dificuldade, tornando mais fácil realizar alguns feitos.

Esta Energia se acumula ao redor de tudo que existe. Não tem cor, cheiro ou forma física, mas afeta as jogadas quando você está fazendo um Teste -- Ver: Testes.

Em nosso Jogo, você sobe de Nível todo início de Sessão que está presente.

São 15 Níveis usados como Recurso, ou seja, você gasta níveis para realizar Interação -- e.g. com seus Ativos.

Nota: É muito importante saber a hora de não fazer um teste! –– Há coisas que se deve definir de forma arbitrária, quando um personagem tem toda a Vantagem para realizar uma Ação ou Efeito e não está em Situação de Estresse, por exemplo.

Há também situações de Chance, em que se joga apenas um d6, ao se fazer uma Tentativa.

Jogadores disputam Ativos, que são quase qualquer coisa que eles possam controlar dentro de uma história, como por exemplo uma Nação, uma grande corporação, ou uma cidade.

Os Ativos precisam estar em uma área de Interação no espaço-tempo, o que quer dizer que somente com a ajuda de outros Jogadores é que se interage com outros tempos, ou mesmo com outros mundos. Assim sendo, a disputa pelos Ativos acontece fora do tempo. Isso quer dizer que um Jogador tem contato com outros Jogadores de outros mundos, e fica revelado que existe vida em outros lugares, ou seja, o Universo de um Jogador é muito maior do que o de uma pessoa comum, independente de época em que a história acontece.

Estamos deixando isso claro para que você entenda que Jogador não é Herói.

O Nível de Herói envolve o enfrentamento do mal e a luta pelo bem de difícil acesso, o Caminho do Herói está muito bem representado pelo Tarot.

Também é importante, para se compreender a proposta de Enigma como Jogo, saber que as disputas e conversas de Fora do Jogo também são parte do jogo.

Isso quer dizer que algumas das informações de Fora do Jogo, o Jogador (Tipo de Personagem central com que se joga Enigma) vai ter acesso. Nem todas, mas algumas acaba-se sabendo. Fica a cargo do Grupo decidir que tipo de informações um personagem pode ter e, quando o Grupo não decidir, o Mestre decide.

Isso acontece frequentemente, o Mestre se torna um árbitro, com a voz final sobre os assuntos que o Grupo não conseguir decidir.

O Tarot também interfere nas histórias, porque no Nível de Jogador eles se tornam pessoas, e cada um dos Arcanos se torna um personagem. São as Entidades de Enigma. Você vai encontrar nas primeiras páginas de Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes, a entidade Aella, que é o Arcano Treze, a Entidade responsável pela Morte, ou seja, a mudança. Apesar disso, Aella não é A Morte, e sim uma Entidade da Noite, que rege a noite e tudo o que a ela pertence. A Morte também está presente, mas é na verdade uma Deusa. Ela é responsável por uma dimensão universal que recebe o nome de Floresta Sem Fim, e é uma garantia de que a Vida (uma das Origens) terá continuidade, mas nem sempre é a Morte que age para findar a vida; esta Deusa não prevê assassinato. É responsabilidade das deusas chamadas de Efemmera, o trabalho de intermediar a mudança, ou seja, a Mutação, e isso faz com que O Caminho tenha altos e baixos.

E é nestes altos e baixos que vive o Herói, mas o Jogador quer estabilidade, quer que os seus Ativos sejam atuantes na história da civilização.

Vemos no Livro um de Enigma -- Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes -- em que a sociedade é dividida em Ordos, que significa "Facções". Também estamos publicando o Livro dois de Enigma -- Enigma: O Outro Nome do Medo -- Venha ler, também!

Sejas Bem-vind@! Aguardo seus comentários.

Apesar de os bruxos serem o foco da história, vemos outras Ordos presentes, como os magos; mas enfim, qual é a diferença? Porque bruxos e magos não se dão bem? Existe mesmo alguma coisa natural que faz com que eles sejam inimigos, per se?

Bruxos tem Aptidão, uma característica de nascença que permite realizar Magia. Já os Magos tem dois caminhos a escolha: Virtude, ou Vícios -- Vícios são os Sete Pecados, e eles já estão proibidos faz algum tempo, não é a toa. No Livro um de Enigma, você pode perceber que os magos são organizados, mas é muito difícil saber informações sobre eles, por causa disso. Um dos meios de se ter essas informações está nas visões de um dos personagens.

O que acontece na prática é que Magos tiveram seu tempo para provar o que queriam.

Assim sendo, Magos que fazem rituais com demônios são conhecidos por terem tentado dominar o Universo, durante os últimos 1.700 anos, e desde o século 19 que estão caçando e eliminando outras Ordos (Facções).

Isso coloca todos os que tem Integridade contra eles, isso inclui Bruxos.

Os Imortais são Vampýr, Sanguinius e Nekron -- na verdade, Vampýr é também chamado de Vampiro de Energia, e podem ser Iluminados. Sanguinius são espíritos que reencarnam e se lembram de que são vampiros, de vida em vida. E Nekron são os imortais verdadeiros, diurnos, sem nenhum problema com a luz do dia. Todos bebem sangue. Eles respeitam As Leis da Noite, um tratado universal, feito há muito pouco tempo, há cerca de quinhentos anos (século 23), e é armada uma paz

forçada entre Vampiros, Licantropos e Monstros, além de tratada aí a nobreza das Entidades da Noite; e é aqui que Aella entra.

Além destes, os Asuras e os Djines também são sobrenaturais, sendo tudo de bom, e tudo de ruim. Não que Desejo seja ruim, mas é a representação deles, o que eles representam.

Siga para A Guerra das Ordos (Terra) pare ler sobre o passado, fins do Século 20, início do Século 21, ou seja, a virada do Milênio. É um cenário para se jogar. Esta época seta o Tipo principal como o Independente, ou seja, uma pessoa de poder que não faz parte de nenhuma Ordos. Aqui, este é um estilo de jogo muito interessante.

Jogar com um Independente faz você não ter ligações com as Ordos, mas sendo Jogador, você vai precisar disputar os Ativos com os membros de alguma Facção, no Jogo.

Na verdade, o Mestre deve escolher muito bem quais são as informações que ele vai tornar disponíveis, durante o jogo, porque isso afeta diretamente o espírito dos participantes. Isso quer dizer que em Enigma nós construímos uma Realidade. Ela vai além da Ilusão, que é o que a Pessoa Comum vive no seu dia a dia, fornecendo informações sobre o Multiverso, e depois dele. Assim sendo, nós consideramos que O Jogo afeta diretamente a psiquê dos participantes, sua alma, pra dizer a verdade, sob a forma de uma História.

Nunca permita que um Intérprete jogue com um Corruptor.

Isso, porque a Corrupção é uma Força terrível, que vai além da maldade. Jogar com isso é uma coisa ruim, que pode ter consequências psicológicas negativas.

Mas bem, chegamos a uma encruzilhada, e você vai ter de tomar uma decisão.

Arda ou Akkoya? Akkoya ou Toj, a capital ediche? Archailax, da raça ikka? Melch Lemetian, a capital ikka? Mekhet, um mundo egípcio? O mundo de transição, ediche, Kalaummuklutwa? Que tal Tunna, o mundo dos Deuses do Tempo? Este mundo tem nos Deuses do Tempo seus mais importantes Guias. Jy'tjk, as ruínas gray? Uma estação espacial (eciche?), ou uma estação escola para formar membros da Frota deste mundo? Tanahta, o mundo que foi bombardeado pela Frota Invisível? Um dos mundos de Athes, que serve de ajuda para muitos dos mundos elae? Uma guerra política, com um Senhor das Trevas que queira dominar o mundo? Implantar sua filosofia? Um grupo de Monstros como

vilões? Você vai ter de escolher cenário e também motivação dos vilões. Isso tudo sabendo que temos uma sociedade plural, onde as sociedades paralelas recebem proteção dos governos e da diplomacia, em que principalmente os Bruxos e Bruxas vão ter lugar, porque estamos no início de uma nova Era, em que a Magia vai ocupar o seu lugar, depois de muito tempo de declínio.

No século 21, em 2018, a Era do Renascimento da Magia tem início, em Arda, a nossa Terra.

O mundo de Toj é o cenário de Sonhos Roubados, ou Stolen Dreams, e que vai receber aqui o nome simples de Sonhos, a ser comentada no meu outro Blog, em que um grupo com pessoas de poder muito poderosas é reunido pelo Senhor dos Sonhos para recuperar os Sonhos e o destino dos futuros grandes líderes do mundo.

Neste mundo, a sociedade se divide entre pessoa de poder e pessoa comum.

Isso significa que qualquer pessoa com qualquer capacidade especial se torna um Nobre, ou seja, todos os Bruxos e Bruxas de nascença, mas também os magos de linhagem que despertam Virtude, sabendo que os magos de Vícios são vilões. Aqui, os sete Vícios ou Pecados são proibidos porque tornam um mago uma pessoa maligna; mas em Cultos secretos eles se infiltram em todas as sociedades, e escondem seu conhecimento em livros que parecem inofensivos. Dragões disputam com Basylisques a orientação dos Heróis.

O Wiki está sempre em construção; e novos textos ou informações são adicionados todos os dias (quase), para lançar passo a passo o Universo ficcional desenvolvido por Sol Cajueiro e nossa equipe que, por enquanto, não é grande –– por enquanto –– mas, algum dia, será.

Tentamos expandir o Universo a partir do que se conhece –– hoje –– e, tomando por inspiração a realidade, criar um Multiverso a espera de você; e que, desde o início do projeto ainda no começo da década de noventa (1991), tem a intenção de mostrar a vida como ela é neste Universo inspirado na realidade.

Você vai gostar de ver os Cinco Elementos, ou também a separação em Doze Elementos, e que para facilitar, também se usa na Magia. Venha ler, em Inglês, a nossa proposta de Jogo de Criação de Língua, e olhe a separação em Nove Elementos. São palavras. São Famílias de Palavras, escolhidas para que você tenha um ponto de partida para criar suas línguas.

Ainda jogamos todos os fins de semana, ou dias variados, testando regras e ambientação, dando vida à imaginação, e fazendo da Interação uma real opção de jogo que será adaptada e publicada.

Abaixo, você encontra Conlang Wars –– nosso primeiro Jogo, cujo lançamento começou 23 de Março de 2015, em inglês.

Estamos lançando em inglês porque o público –– Conlangers –– tem conhecimento desta língua.

A maior parte do site será em português, mas estamos negociando tradução para o inglês, em primeiro lugar dos Romances. Não pretendemos falar de outros jogos, de fanfic ou de obras derivadas, apenas de trabalho autoral mesmo.

Assim sendo, estamos testando nosso Sistema, mas talvez a publicação demore um pouco pra sair.

Também é do nosso interesse publicar notas sobre o Worldbuilding e de como criar o(s) seu(s) cenário(s) dentro do Multiverso aqui apresentado.

Você vê em nosso primeiro Conto -- Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar a ler -- a existência da raça dos Símios (Império), mas há muito mais adiante tanto sobre eles quanto sobre os kaijin ou Cinzas, e os tyk ou reptilianos.

Há ao menos um Império por galáxia, ou às vezes vários deles, mas ainda que não exista comunicação com as novas raças, porque há uma regra: Somente depois que uma raça desenvolve viagem espacial é que o contato pode ser feito, as raças espaciais são várias e todas elas estão bem armadas.

Não existe um tradutor universal, ou seja, ou você fala a língua e conhece os alienígenas, ou não.

Existem exceções, e uma pessoa pode ter acesso, apesar de a massa não ter.

Todas as informações relevantes –– sem Spoilers, vamos tentar –– serão listadas e adicionadas ao Wiki, aos poucos.

Enquanto isso, Sol Cajueiro também têm aqui espaço para a Poesia, uma paixão.

Isso não é o total de poesias do autor. Na verdade, estamos verificando a possibilidade de publicar todas as poesias, mas isso pode demorar.

O Enigma Fictional Multiverse é um meio de adicionar explicações úteis para Jogo e fomenta a crença na Teoria do Jogador como sendo uma alternativa à guerra. Isso quer dizer que O Grande Jogo não é uma guerra. A disputa pelos Ativos se dá pela Interação, ou seja, pelo contato entre Jogadores, feito através do espaço-tempo. Dissemos Não à guerra! Isso é um alinhamento de nosso Jogo.

Também estamos alinhados a outras Nações da Magia, de vários lugares, como a Nação da Magia do Reino Unido e a Nação da Magia do Japão, em Arda. Isso, sendo bruxos. Também acreditamos nas Tradições, tendo exercido o direito a Magia que seja feita por Virtude, ou seja, o oposto dos Vícios, ou Pecados, que são proibidos. Durante o ano de 2018, em um evento recente, foi fundada a Tradição que recebe o nome de Magiker. Também reconhecemos a existência recente das Tradições que recebem os nomes de Efemmera Gi, que é a Tradição das Deusas da Morte, e seu lugar é a Floresta Sem Fim, A Grande Corte, dos monarquistas, Gadgeteers, construtores de engenhocas e bugigangas, a nipônica Tensei, que está pronta para colonizar outros mundos, a colonialista Casillas da Espanha, uma Tradição regional, e outras regionais, como o Conselho Chinês ou Hao, além de Yarova, grupo de bruxos que toma o controle da Rússia depois do fim da KGB, e a nossa Bra, um grupo muito importante de pessoas de poder, entre outras. Djine, também.

Além de Iluminados, que é uma Tradição de origem bruxa, e que está se formando em todos os mundos, sendo a Tradição mais importante da Nação da Magia.

Há também as Tradições de Vampiros chamadas Shuki (Outono), que reúne Donzelas e Damas, cultuadas pelos Sanguinius como se fossem Deusas porque o sangue das donzelas é muito poderoso e suas memórias são puras e muito importantes, Agape (Amor), que reúne muitos Sanguinius ediche, Týr (Atuação), também de Sanguinius, e talvez a mais antiga Tradição de vampiros guerreiros, Nosferatu, de Sanguinius, e que reúne os amaldiçoados, um dos tipos de Abandonados pela Luz mais importantes (eles são deformados), Valar, regional, do norte da Europa, de Sanguinius, e quer dizer "Iluminados", Inka, que reúne os poucos sobreviventes da invasão e Inquisição espanhola da América do Sul, Ibis, os Vampiros do Egito, que usam Magia, também universal como Efemmera Gi, e Nosferatu, e então, Zenkan, que reúne vampiros, elementalistas e pessoas de poder, estas últimas sendo as Tradições de Vampiros, e lembre-se que Vampiros usam Sangue (Schtia: Memória) ao invés de Virtude -- As Vozes do Sangue são os Guias destes estudantes.

Saibam que estamos evitando citar os outros nomes de Tradições que existem, então adicionamos algumas como Djine, por exemplo, puramente ficcional. Respeitamos também as Tradições da Nobreza, que abandonaram os Pecados há vários séculos.

Na verdade, Djines podem ser considerados demônios, mas seguem a neutralidade.

Isso quer dizer que sabemos que nem todos os Magos são maus, ou seja, que as diferenças entre Bruxos e Magos devam ser feitas e desfeitas por Jogos, não por guerra, e quem é contra isso é realmente inimigo. Seja um dos que dizem não aos Pecados! Os Vícios não podem mover a Magia.

Quem mexe com Demônios acaba se tornando demônio –– Diga não aos Sete Vícios! E venha estudar, também.

Estamos fundando em nosso mundo O Grande Jogo, uma alternativa para quem quer a paz.

Mais páginas serão adicionadas aos poucos; e agradecemos pela sua paciência, seu apoio e comentários.

Mande um tweet para @solcajueiro no Twitter, ou vá à fanpage[3] no Facebook. Agradecimentos serão adicionados a todos os Patronos da campanha no Patreon[4] e os nomes sugeridos serão listados, aos poucos; note que alguns nomes podem precisar ser adaptados para se ajustar a uma língua específica.

Sem dúvida, o objetivo aqui está em formular a ambientação; e dar informações relevantes sem Spoilers a você.

Assim, mantendo em mente que temos um interesse "aqui" em publicar material autoral, vamos também proporcionar a Mestres e Jogadores material auxiliar e que pode ser útil para desenvolver suas histórias, seja na forma de Romances, Contos ou outros.

Também nos concentramos na criação de línguas, ou Conlangs, sendo Akkia uma das línguas mais importantes do Multiverso, criada por uma personagem que ainda está sendo desenvolvida, Ifar é filha de Toth.

Vamos incluir Kfu entre as línguas faladas por muitos; exemplo, no Livro um de Enigma. Vamos ver informações sobre elas ao longo das páginas do nosso Wiki.

Na verdade, Kfu foi criada para os livros da primeira série de Enigma -- O Grande Jogo -- mas eu (Sol) não fiquei satisfeito com o que foi criado, então está sendo criada mais uma língua, Ilaendar é a super língua dos imortais. Apesar de ser uma língua do Projeto, eu (Sol) sinto que este Wiki não é o lugar para discutir esta língua; talvez, um forum, mas isso significa mais trabalho, e sou eu (Sol) que faço todo o trabalho -- é trabalho que não acaba mais, para publicar material do Jogo ao mesmo tempo que lançar um novo Capítulo sempre que possível, então até que eu tenha duas programadoras lindas para fazer isso, isso vai ter que esperar.

Reconhecemos a importância dos Dragões, e pedimos pela paz, assim sendo Basylisques também serão ouvidos para compor as informações usadas em nossas histórias.

Não se esqueça de que nossa galáxia é a Galáxia 5e, a galáxia de Arda, ou A-erre-de-a. E é a mesma galáxia de Akkoya, também ediche, e também Melch Lemetian e Archailax dos ikka, e de Mekhet, mundo egípcio que fez terapia genética para se tornar ediche, todos no mesmo Setor.

Outros mundos do mesmo Setor são: Tanahta (ediche), Kora (sun chang), e Olore (fauk).

Também é a galáxia de Athes, mundos sofridos com uma série de problemas sérios, e que tem Espíritos malignos como invasores. Estes são os mundos que vão dar origem ao império também chamado Athes, que anota a história da raça ediche.

Os mundos de Athes foram usados em Playtest, até 2001, quando os Independentes tomaram o lugar da ficção e fantasia, sendo que todos os jogadores daquela época queriam jogar em Arda, nossa Terra. Só depois, Athes tomou a forma que tem hoje. Se você conseguir ser observado por eles, saiba que eles vão te ajudar, porque é isso que eles fazem.

Não há nenhum mundo dos Antigos na Galáxia 5e, mas pode haver uma base.

Isso quer dizer que, da mesma forma que os Kaijin, ou Cinzas, os Insetos e outras raças de Antigos podem aparecer nas histórias, mas veja bem, que é muito importante o que representa para um personagem saber que existe vida em outros lugares.

E é assim que Jogadores negociam informações durante os jogos, com noções importantes.

Revelações, que uma vez feitas, vão mudar a vida de uma pessoa de qualquer tipo, desde o Comum até outros Jogadores, passando pelas Pessoas de Poder de todos os tipos.

Há Tipos de Bruxos, em Enigma, sendo eles Bruxos e Bruxas, com Aptidão de nascença, usando a Aptidão dos Espíritos, ou Guias, como Feiticeiros, e que costumam se organizar como Religião, como por exemplo na religião de Oxalá, ou Ater, que significa Virtude, tipo de Magos que são virtuosos, e boas pessoas, mas não se esqueça dos Magos que usam Demônios para fazer Magia, eles são perigosos e dominadores; não se esqueça também do Sacerdote, o qual usa ou Bênção para realizar Efeitos, e dos Xamãs, que usam Busca como a medida da sua evolução espiritual e é um recurso que você ganha e gasta durante as histórias.

Também vai ser importante você aprender a lidar com EH, Energia Histórica (ou da História).

Essa energia está em Tudo, e se divide entre: Bom, Neutro, Mau, Fraco, e Forte.

Você acumula Experiência nessa Energia, depois cada ponto que você gasta te dá 3 níveis de Vantagem. As regras também entendem que Vantagem, e também Desvantagem, se desenvolvem a medida que um personagem ganha Experiência.

Venha jogar com a gente, mas faça anotações; isso vai nos ajudar, depois, a entender sua história.

Isso porque nós temos o interesse de amplicar o nosso Universo usando informações jogadas por Grupos que vão testar o nosso Universo, fazer parte dele, ser uma mão na investigação do que é chamado de O Grande Jogo, mas você precisa usar o Creative Commons na hora de publicar.

O nosso EFM, ou Enigma Fictional Multiverse, vai te investigar para saber quem você é, e o que você faz com as informações jogadas em Enigma, e isso quer dizer que você pode acabar participando da nossa equipe.

Isso ainda não é um convite, mas o convite pode aparecer a qualquer momento.

Queremos que você jogue O Jogo, e faça anotações, para que nós possamos saber as histórias de quem joga, porque O Grande Jogo é, na verdade, um convite a investigar esse Jogo.

Sabemos que você pode guardar na memória, O Jogo, mas anotar facilita outros entenderem o que o Grupo jogou.

Assim sendo, Enigma tem o interesse em melhorar o nosso Universo com as suas histórias.

Mas saiba que, ao anotar e nos mostrar, que adaptações podem ser necessárias.

Nem tudo o que a gente joga é real, em algum lugar, e coisas como nomes de personagens e lugares podem precisar mudar. Ainda assim, nós insistimos em dizer ao Grupo para não jogar com vilão -- Isso influencia diretamente você! Assim sendo, Ladrão não é um personagem jogável em Enigma, você vai ter que jogar com algum personagem diferente.

Nós testamos Ladrões, e mercenários, como é em outros jogos, e não é um personagem positivo; ainda bem que, quando jogamos, a intérprete não sabia jogar, e por isso não usou tudo o que um Ladrão poderia ter usado, ela era uma princesa na verdade.

Também é difícil de se jogar com Guerreiros, no Universo que estamos propondo.

Isso porque um Guerreiro não tem Magia, Manifestação e Poder de uma maneira natural, mas ainda assim você pode usar "Guerreiro" como uma definição do seu personagem, porque eles se dividem em Tipo, Conceito e Classe, sendo "Classe" o que você tem Nível, e evolui com Xp. Aqui, Classe é um recurso, que você acumula (máx 15), e gasta -- principalmente, para interagir com os seus Ativos -- e Guerreiros tem Ethos, que funciona como Poder.

Nós tivemos um Playtest muito longo, e (Sol) "Me criticaram, no Laboratório de Jogos, depois do jogo, e apesar da resposta muito positiva ao jogo, disseram que um personagem poderoso, um Bruxo poderoso como o que era o NPC que estava no jogo poderia fazer o que quisesse, como aparecer em um outro lugar sem ter que dar satisfação de como ele fez isso. Eu adorei a resposta positiva dos jogadores, mas disso eu discordo. Nem mesmo os NPCs mais poderosos podem ignorar as regras, e foi por isso que eu desenvolvi os Atributos (Verdade, Trevas, Luz, e daí vai). Estes "Valores" é que dão direção e limite ao Jogo. Testamos um d10 para ver para onde vai a história, quando nenhum participante vai forçar uma direção específica", mas é muito importante você saber quando forçar, porque todas as Cenas que você muda ou modifica com Macguffins exige o teste de um d6 para se saber se é uma Ameaça, ou uma Oportunidade.

Faça esse Teste ser importante na sua história, e os participantes vão saber que não se muda as coisas sem consequências.

O Teste em questão é uma Graduação com dificuldade 5, em que 1 é uma Grande Ameaça.

Se você tirar 1 neste Teste, faça com que o grande vilão apareça, por exemplo, mas ele está invulnerável, ou de outra forma tem as forças a favor dele; ou então, faça com que uma coisa que era uma Vantagem se torne uma Desvantagem.

Vamos falar sobre isso e muito mais no nosso Wiki, mas as informações dependem de citação em outras páginas.

Isso quer dizer que a Página principal não tem todos os links que você precisa.

Estamos trabalhando para oferecer os links e preencher as páginas com conteúdo original nosso.

Por exemplo, venha ler sobre o Império dos Vampiros, em que as linhagens Ibis, Nosferatu e Týr, que existem em quase todos os lugares, se alternam no poder para lutar contra os Monstros, tendo de sobreviver a Caçadores de nascença.

Viu? Ainda vamos lançar muitos cenários, e conteúdo, para você usar em jogo.

Esperamos ter acesso ao que vocês jogam e em breve analizar a História do seu grupo.

Você também pode saber que os Mangos existem, uma raça de Antigos que foi escrava de uma Ordem da Loucura -- Rlyet, mas que foi libertada recentemente, e que possuem Magia poderosa. Outra raça que existe é a dos Elfos -- não confundir com os elfyor, que são uma raça espacial muito antiga, com seis bilhões de anos, e também imortal -- mas os Elfos também estão aprendendo apenas, o que é liberdade.

Outras raças mágicas serão apresentadas em Contos (lista), mas pode demorar.

Os Sete Vícios, ou Pecados, são antagonistas e serão em todas as histórias, para que se saiba que devemos abandonar os Pecados; eles já foram proibidos há tempo o bastante, para que as pessoas saibam que são proibidos.

Sendo uma das línguas de Enigma, a nossa língua Slanka é a língua de um Clã.

Diferente das outras línguas, que são criadas para se usar no Universo, como Kfu por exemplo, Slanka é criada para ser usada pelo meu Clã da Nação da Magia, mas vou explicar um pouco sobre ela.

Primeiro, existem Títulos honoríficos a se usar, como Ottowa, que indica que eu sou casado. Também há Foyér, que indica uma pessoa a quem se atribui uma responsabilidade, um Oficial. O feminino de Ottowa é Alia, Foyér é sem gênero.

Continuando, um Duka é um Líder. Uma Tenka, ou Sýfar, ou também Rhyme é uma Princesa, e elas são muito importantes.

Você não precisa aprender as nossas línguas para jogar, isso é importante.

As línguas são da Nação da Magia, criadas por mim (Sol), então só posso explicar o que me é permitido, porque estou criando as línguas para que sejam realmente usadas, Slanka por exemplo é a língua que eu vou usar com pessoas próximas.

Além dela, Akkia também está sendo criada para ser usada, e me ajuda a desenvolver roteiro. Isso acontece, porque é uma língua que tem Níveis de Relação, e assim sendo, tenho várias maneiras de dizer a mesma coisa. Estou quase fluente, em Akkia.

Também estou quase fluente em Oeldar, mas esta língua é muito mais difícil que Akkia, é a língua que eu uso para as minhas poesias, e para reflexões.

Estou mesmo desenvolvendo Kfu para dar de presente para os Vampiros.

Elfae, para os Elfos -- Você não acredita em Vampiros? Bom pra eles, é o que eu digo.

Há um diálogo em Kfu, no meu Livro um da Série Enigma, venha ler também! (-;

Tudo isso é linguagem desenvolvida com Conlang Wars, um método de criação de línguas que envolve o nosso Story Game na disputa pelo poder da palavra, em todas as suas formas.

Observe o Processo de Criação (Conlangs) para tirar as próprias conclusões.

Siga @solcajueiro[5] no Twitter para mais informações.

Não deixe também de seguir @themagicnation[6] e @schmmach[7].

Siga também a página de Sol Cajueiro[8] no Facebook, além da página da The Magic Nation[9], uma iniciativa na discussão de Magia, Manifestação e Poder voltada para a busca pela Pergunta, não de qualquer resposta, e a página Action Tales Enigma[10], todas no Facebook. Siga também @themagicnation no Twitter, para receber atualizações, ou demonstrar suas dúvidas.

Se você tiver o interesse em se tornar um cidadão, mande-nos suas perguntas.

Estamos planejando um Forum para que os membros da Nação da Magia se reúnam e tenham um lar no qual possamos nos apoiar uns nos outros.

Não será um Forum de Roleplay, e sim um lugar para discussões da Nação.

Também será um lugar onde você vai poder conhecer as nossas línguas mais a fundo.

Mas, por enquanto, o melhor é manter contato mesmo é pelo Twitter @solcajueiro.

Também estou (Sol) traduzindo as minhas Poesias (lista), para publicar aqui mesmo, e no Blogger. Eu não sei porque, mas gosto da formatação do Blogger, e vou ver se crio o Blog para isso, ou pode ser que eu crie um Blog em outro lugar, não sei ainda.

Venha ler o nosso jornal, em Täinoksa, atualizado de vez em quando, nem sempre.

Você vai ter muitas idéias, não se preocupe. O mais importante é você saber que Magia também pode depender de Crença, que é um Talento comum que envolve manipular a Crença das pessoas, ou seja, depdnede de para ser realizada.

Assim sendo, O Caminho vai te levar a conhecer melhor os métodos da Magia, entre eles o Enigma, mas também Mudança de Paradigma, Balanço ou um tipo de Tendência, Dilema, Temperança, Engenho, Não-Método (ver: Asha, é o método dela), Coincidência, que é considerada o tipo mais refinado de Magia que existe, e Destinação, que é usada para se Jogar Dados com O Destino, o método que permite que o nosso Jogo seja um método mágico de investigação do que é chamado de O Grande Jogo, venha ler.

Há também Ater (a tónica é no: A), ou Virtude, um método para a realização de Efeito sobre o mundo e as coisas, e pode também envolver estes métodos. Tudo será explicado ao longo das nossas páginas, incluindo as Escolas que promovem cada um destes métodos.

O Universo está se preparando para que Jogadores comecem a agir.

Tudo isso está sendo criado para que você possa entender Enigma, e jogar.

Enquanto isso, Venha ler Testes, e também Magia, para começar.

Outras páginas serão adicionadas aos poucos, à medida que forem revisadas.

Venha jogar O Grande Jogo com a gente.

Obrigado pela visita.

Conlang Wars –– A Story Game for Conlangers

Firstly, Be welcome to the Action Tales Enigma wiki project.

This is the English Section, but please keep in mind it's a Wiki, so it may take some time to write.

Our goal is to bring authorial works to you, and more is coming, Novels, Tales, Conlang Classes, and more.

Here: Conlang Wars is a Story Game created by Sol Cajueiro.

Enigma Action Tales has many names: Enigma Fictional Multiverse, Schmmach (also on Twitter), and others.

Sol: I've first presented the Conlang Wars game at The Laboratório de Jogos –– it's Portuguese for "Games Lab" –– in 2014, in Belo Horizonte, Brazil; but for some reason the videos are not ready, but they will; and I'm sure Conlang Wars needs to be the first game published here.

So, Conlang Wars is being presented to you for free, with a Creative Commons license (see the beginning of this page), or please check Enigma:Aviso_geral for more information on the license; and feel free to send a tweet to @brikkomi on Twitter.

This game is simple: Do you know RPG? Imagine create your own language while playing! That's it.

You'll find here information on Conlang Wars, Novels, Tales, languages, and much more.

We have to ask for your patience, for this Wiki is made in Portuguese, not in English.

More pages and notes derive from information already present in some other text.

More information will be added step by step; and we thank you for your patience, your support and comments.

Send a tweet to @solcajueiro on Twitter with your questions.

We also share news on @schmmach and several questions on Magic on @themagicnation.

Feel free to use our ideas on your Table, for personal use, and please read the Enigma:Aviso_geral license.

The saying "Roll the Dice" will echoe Beyond the Legend.

Thanks for reading, and Stay Plugged.

Sobre A Super Mitologia

Oi-oi! E seja bem vind@ ao Wiki de Enigma.

Desde 1991, que testamos várias versões das Regras apresentadas para o Universo ficcional (Uf) de Enigma, mas o nome só surgiu muito tempo depois, e antes era usado o nome Arkkana.

Nosso Uf apresentado aqui é o Uf Expandido, que vai além do que é mostrado nos Romances.

Você pode ver nos Romances, que existe alta tecnologia ao mesmo tempo que Magia.

Isso é porque nosso Uf é um Universo de Science Fantasy.

Não deixamos de falar de tecnologia só porque queremos falar de Magia, e o contrário também, só porque há Magia não quer dizer que os Bruxos são ignorantes de tudo o que é ciência -- Um ajuda o outro. São conceitos que se completam, em nosso Uf, além do sobrenatural e do espiritual, ou seja, não vamos ignorar Religião só porque é um assunto complicado.

Também vamos falar de Magia, RL e ficcional, para uma raça que está em um milhão e meio de mundos e tem 95% de mundos que fazem Círculos de Pedra, o que liga esta raça aos seus ancestrais.

Por exemplo, a regra de Fýr, que é usado para fazer Magia Criativa, envolve a diferença de potencial, ou seja, se você tem Aptidão oito e quer fazer um Feitiço nível cinco, tem +3 no seu teste, ou se você tem Aptidão cinco e quer fazer um Feitiço nível oito, tem -3 no seu teste.

O que acontece na prática é você ter Aptidão 2 e tentar fazer um Feitiço nível dezoito, com -16 no teste.

Isso não se resume a Regras, mas também algumas coisas são mais fáceis em um dado cenário, que outro. No mundo de Toj, então, qualquer Bruxo de nascença é Nobre, e Magos são Baixa nobreza.

Agora, algumas informações de Regras sobre Os Grandes.

O Deus egípcio Rha tem uma linhagem com Aptidão 8 (oito), expandida para 18 (dezoito), mas recentemente descobriu que existe Ater, ou Virtude. Isso fez com que ele tivesse o interesse em desenvolver essa capacidade ao máximo, e ele adquiriu Ater 40 (quarenta), dez acima do máximo teórico.

Ao fazer isso, ele foi capaz de Dar Sorte a uma raça inteira, os Elfos, em todo o Universo de uma vez só.

Além dele, A Deusa tem Aptidão 40 (quarenta), e é capaz de ativar Rituais em todo o Universo. Sua capacidade é sentida pelas Bruxas Wicca, que fazem do Sagrado Feminino a razão desses Rituais.

Também capaz de Magia em todo o Universo, Oxalá é capaz de receber alimento em qualquer lugar, de pessoas que tenham Oxalá de Cabeça, e então, ele fica sabendo tudo o que essas pessoas precisam, orientando os Espíritos em todos os mundos.

Muito famoso, Deus, que é o Deus da Criação, e tem a função de Dar Missão, é capaz de ouvir os Santos em e de qualquer lugar. Eles são um intermediário entre ele e os seus seguidores.

Não recebendo um nome próprio, O Avatar também é capaz de fazer Magia, ou de usar Manifestação e Poder, em todo o Universo, mas ele foca em fazer Votos, principalmente o Voto de Trabalho, baseado nas Virtudes.

Isso tudo foi explicado para você ter uma noção da Mitologia geral de Enigma.

Agora, vamos falar de outro nível, a Super Mitologia é feita dos Mitos do Grande Jogo -- O Grande Jogo acontece em todos os lugares, envolvendo Jogadores e outras pessoas em uma série de jogos e disputas pelo Poder da Palavra -- Ver: Conlang Wars, em inglês.

Os Jogadores disputam Ativos, que são tudo o que um deles pode controlar durante a história.

Todos eles são interessados em ter um Herói como Ativo: "Quem não tem Herói, é vilão".

O segredo, em Enigma, está em investigar O Grande Jogo, para conseguir a inflluência dos Jogadores sobre o que você está fazendo. Isso quer dizer que você vai se envolver em histórias acima da Esfera dos Deuses, muito acima da Esfera do Herói.

Assim chamada, a Esfera dos Jogadores é feita de acordos, amizade e inimizade, entre eles.

Eles obviamente não são nada Comuns, mas se escondem em meio a outras pessoas de poder, em geral como pessoas com uma influência grande o bastante para influenciar ao menos um grande país.

Mas o Território de um Jogador pode ser muito mais restrito que um país.

Pode ser uma cidade, pode ser uma região de outra dimensão, tudo depende, porque vamos pegar por exemplo a Ditadura Dimensional de Arda, que pega quarenta dimensões, da 40 em diante -- um Jogador decidiu modificar a cultura dessa sociedade.

Ele influenciou um grupo de então novos seguidores dele, e passou a ouvir as rezas deles para saber o que fazer, seus próximos passos.

Ele também deu a eles itens que possam esconder a verdade de suas mentes revoltosas.

Este Jogador também acabou se tornando Deus, e se desvinculou da Academia da cidade de Ryklant, Akkoya, onde seu mentor, o Tutyr, líder da Academia, lhe orientou durante vinte anos.

Durante o Playtest, o mais difícil foi equilibrar Jogador com outros Tipos de personagem, mas isso foi feito pelo "mind set" deles. Eles pensam de outra maneira, e não são nada parecidos com o Comum; então, como definir eles para os intérpretes?

Difícil, mas tentamos.

Em primeiro lugar, um Jogador consegue observar outras pessoas, principalmente seus Ativos.

Há como observar outras pessoas também, mas é Magia, e não Poder de Jogador.

Cada pessoa que um Jogador está observando lhe dá uma penalidade de -1 ponto ou -1 dado nos Testes. Isso não quer dizer que um Jogador vai ficar observando tantas pessoas, porque quando chega em -10 pontos já faz uma diferença enorme, quem dirá mais.

Se um Jogador se puzer em meditação, ele pode observar vinte pessoas ou mais, tranquilamente, mas porque não precisa se concentrar em fazer outras coisas.

Por exemplo, existem Entidades capazes de fazer Super Magia, que é mais poderosa que a Magia normal, mas estas Entidades são muito preocupadas com os Jogadores porque eles tem tanto pode quanto elas, de mudar o mundo, de entrar em contato com outras Entidades em qualquer lugar do Universo, entre outras coisas.

Aella é um exemplo de Entidade, uma Vampira capaz de ver através do Comum, do ordinário, do qualquer, e ao mesmo tempo, ver que a Mãe das Guerras está chegando.

Esta vampira viu que um Inimigo Sem Rosto está manipulando tudo, para quê, não se sabe.

Mas então, descobrimos que as teorias de Tempus, um Vampiro ancião, um Vetalla do Império dos Vampiros, estão mesmo certas, e existe mesmo a força universal chamada de Corrupção.

O seu agente, o Corruptor é uma pessoa que se coloca em posição de poder, para corromper melhor. Eles usam A Voz como um poder típico, dando ordens ao cérebro dos alvos, que não passam pelo processo cognitivo. Mas há como descobrir que isso foi feito. Os Olhos do alvo se tornam azuis anil, e pensamentos variados sobre a ordem dada surgem -- Não confundir com os Olhos de sobrevivente, que também são azuis anil, mas isso pode querer dizer uma coisa.

O Inimigo Sem Rosto é um sobrevivente, Tempus teoriza que se deve chamar ele de O Grande Corruptor, um Corruptor vivo há mais de um milhão e meio de anos, com interesses em organizar e ordenar o Império deles.

Para enfrentar isso, a sociedade dos Bruxos de nascença se organizou como a Nação da Magia, uma nação organziada que ensina seus jovens a evitar a Corrupção, lutando pela Integridade dos seus Ideais, ou pela Subversão, que é a força da mudança, quando necessário. Vemos nas histórias que esta sociedade também tem métodos de treinamento para outros Tipos de pessoa, como Monges por exemplo. As aulas de DCC, ou Defesa Contra a Corrupção são muito importantes.

Você vai ter que escolher o Cenário em que o Grupo vai jogar, isso não tenha dúvida.

Damos o exemplo de Cenário com o mundo de Toj, a linha do tempo de Kalaummuklutwa, e então, a futurista Akkoya, capital ediche do império que recebe o nome de A Aliança -- Ver também: Aliança de Ambar, no ano 620 Trikumai, para um Cenário medieval com 12 mundos ligados pela Magia de Ambar, a Deusa da Magia deste Império.

Ambar criou cinco anéis de poder: Tempo, Magia, Vida, Entropia, e Morte -- eles estão desaparecidos.

O último a usar um destes anéis foi Tórian, o Mestre elemental de Toj, que fundou uma das Escolas mais importante do mundo, nas grandes ilhas exóticas do Mar do Leste, junto de sua amiga Maiyu, a Deusa psiónica, a Escola de Todos os Elementos só aceita estudantes que passem nos testes da Escola, diferente da Escola da família de Tórian, a Escola Priyyatel-sa, que ensina jovens de todos os lugares do mundo. Os métodos de escolha de novos estudantes varia de Escola para Escola, não sendo formalizado um método mundial em comum.

Mas como Toj é visto pelos Jogadores? Sem dúvida, como o mundo que vai ajudar a modelar o futuro do Universo, e uma Jogadora de Toj, Raýla é uma vampira que tem a liderança do Império dos vampiros deste mundo, acredita que Toj vai se tornar referência universal no futuro.

Ela observou a história de Stolen Dreams, ou Sonhos Roubados, em que o Dreammaker, ou também chamado de Senhor dos Sonhos, reúne um Grupo muito poderoso para recuperar os Sonhos roubados dos futuros líderes do mundo; só um não foi recuperado.

Também é reino em Toj, o Egito, que existe no Oeste ao norte do Império Monoteísta.

Siga para Supermitologia para informações sobre os Jogadores e O Grande Jogo, o que alguns dos personagens de Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes pesquisam, na tentativa de se tornar um Jogador –– ou Jogadora.

Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar a ler -- este Conto foi publicado no aniversário da filha de Sol Cajueiro, e a ela foi dedicado. A Lenda dos Dois Irmãos (Conto) também é um excelente ponto de partida, além de incluir Vocabulário de uma das Ideolínguas (Conlangs) do projeto; Kfu é a língua dos imortais, mas vamos mudar o nome para Ilaendar. Além dela, Slanka é uma língua familiar, diferente de Kfu que o Todo precisa disso para se comunicar. Não vamos exigir conhecimento das línguas para ler as histórias.

As línguas estão sendo criadas para serem usadas, e vão fazer parte da Super Mitologia.

Um exemplo disso é Akkia, a língua da Nação da Magia, Ver @themagicnation no Twitter. Siga também as novidades de @solcajueiro no Twitter, ou os tweets sobre a nossa Escola @schmmach e venha comentar.

Vamos adicionar páginas sobre a Super Mitologia e, em breve, anotações sobre o Playtest de Enigma, mas isso depende de informações presentes em alguma outra página para que os links sejam criados, então por favor tenha um pouco de paciência.

O nosso Wiki project começou há mais de cinco anos, mas só agora estamos revisando.

Isso quer dizer que você pode ter vindo nos visitar e não entendeu a proposta, mas agora vamos explicar tudo passo a passo para você entender, Enigma é um Jogo sobre a investigação desse evento O Grande Jogo, mas um dos métodos mais usados é História de Escola, um gênero muito comum de história que, no Japão por exemplo é comum desde a década de 50 passada. Você vai ver que o Herói, nestas histórias, tem que ir pra Escola. Ele deve ter responsabilidades escolares, mas no nosso Jogo, ele está sendo observado. Os Jogadores vão escolher quem os defende. Também é comum os gêneros Investigação do Sobrenatural, e também muito comum, Viajem no Tempo, que alguns Jogadores como Raýki por exemplo, odeiam, porque o que é passado deve continuar passado. Nem todos os Jogadores concordam com isso.

Você vai ver que alguns Jogadores tem informações de fora do jogo, e é normal, isso.

Venha ler Amadeu (Story Essay), para ver um ensaio sobre um personagem, ou também Tklahonomara (Story Essay), e vamos publicar ensaios sobre diversos personagens, aos poucos.

Nossa Cosmologia, Planologia e Planetologia vão te guiar, no início da sua leitura, mas saiba que nem todas as raças sabem que existe vida lá fora, são mais ou menos 35% do universo em estado medieval, então tem espaço para todos.

Obrigado por ler nosso Wiki, e você deve estar vendo que tem muitos links para escrever.

Eles serão preenchidos aos poucos, fizemos uma revisão completa no nosso site.

(Wiet): Stay Plugged, Stay True.

Nossas Publicações e Outras Tralhas

Oi! Nós publicamos em blogs há algum tempo, e agora queremos anunciar a tradução.

Vamos começar a publicar as histórias de Action Tales Enigma, dos Mundos Trikumai e da deslumbrante Akkoya, o futuro presente, aqui mesmo no nosso site e com comentários de jogadores.

Novidade: (Sol) Vou publicar os primeiros três capítulos do meu romance pra vocês lerem.

Na verdade, acabou que eu decidi publicar aqui, porque é uma burocracia enorme publicar um livro em papel, e acaba que tenho mais "páginas" pra dizer tudo que precisa ser dito. O formato livro, ainda assim, um dia será usado. Se tudo der certo. Estamos tentando reunir informações importantes em algumas páginas específicas prontas para informar sobre tudo do Projeto, e vamos sempre deixar você saber as notícias mais recentes e ou as novidades de Enigma.

Siga para Täinoksa para ler o nosso Jornalzinho, atualizado sempre que houver informações interessantes para apresentar a você nosso leitor.

O romance se chama Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes e você vai poder ler o Capítulo Um em Essa Esperança, Tão desconhecida. Espero que gostem. Vou publicar o Capítulo Três -- está publicado, aqui mesmo no site pra você ler.

O Capítulo Dois está aqui pra você ler, em Além da Imagem do Despertar -- e venha comentar nas redes sociais! Boa leitura, e não se esqueça de que estamos no século 23 nesta história. Sejam Bem-vindos.

Venha ler o Capítulo Três, em O Tempo, Que se Esconde, e espero pelos seus comentários.

Venha ler o Capítulo Quatro, em O Dia das Bruxas e O Cometa, para dar continuidade. Os capítulos serão publicados quase todas as semanas, pra que você possa seguir a história semana a semana.

Vá para A Águia e O Cachorro para ler a continuação, Capítulo Cinco da história de Future Pop Adventure de autoria de Sol Cajueiro.

Venha ler o Capítulo Seis, em Tecendo o Fio da Inteligência, aqui mesmo.

E o Capítulo Sete, em Sobreposição de Intervalos Inflexíveis, que representa um avanço enorme na história do século 23, e aguarde mais.

Assim sendo, o Capítulo Oito se segue, em Sob os Olhos do Amanhã -- seja bem vindo a ler.

Venha ler o Capítulo Nove, em O Disciplinário da Capela, para continuar a leitura.

O Capítulo Dez está em 21 de Abril, 2213, e venha comentar nas redes sociais. Eu espero o seu contato, e os seus comentários -- Sem spoilers! Por favor. E o Capítulo Onze, em Sobre Amizade; e Verdade, que assim seja.

Venha ler o Capítulo Doze em Sob a Aurora dos Paraluzes, para se aprofundar e entender quem é quem, o que se pode dizer que está previsto.

E, então, o Capítulo Treze, no link Atrás da Porta, A Profecia -- Venha ler! Depois, comente nas redes sociais, estamos acompanhando.

Agora, o Capítulo Quatorze, em Sobre o Eco dos Fractais -- Mais um capítulo! Devo dizer que estou fazendo revisão no livro dois, e a redação do livro três, só pra você saber que estou trabalhando para publicar com frequência.

Assim sendo, o Capítulo Quinze, em Prelúdio da Dança dos Espelhos, vem para instigar a história, e aguarde, porque o próximo vai ser de arrasar,.. Venha ler! Depois comente, nas redes sociais.

Venha ler o Capítulo Dezesseis, em Ato, Sequência e Antecipação -- e também o Capítulo Dezessete, em O Segundo Limiar -- E feliz Dia do Trabalhador a todos! Abraço.

Vamos, venha ler o Capítulo Dezoito, em A Árvore e O Título de Quem, para saber o desenrolar destes capítulos.

O Capítulo Dezenove, em A Vez do Hierofante, vem tratar de mostrar como essa sociedade se organiza, e também de como os personagens reagem a isso.

Surpresas, no Capítulo Vinte, em As Asas do Trinca Ferro -- Venha ver como a história evolui, deixando o dia a dia fazer suas revelações.

Vinte e Um: Escolhas Difíceis ainda são Escolhas -- e Vinte de Dois: Os Segredos de Sabarba -- são essenciais para se entender a história.

Venha ler o Final do Livro um, em Pra Sempre? Pra Sempre -- "Amor, porque não? Sempre foi ele. A razão dorme, se o monstro somos nós".

As histórias são Sonhos Roubados (Stolen Dreams), e Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes, sendo a primeira originalmente publicada em meu antigo blog no Blogger, mas que agora encontra uma tradução para o português. Silêncio é uma história cujo início está lá em 2008, mas que antes disso eu já discutia a história com o Tomaz Sá, depois com o Heitor Loureiro. Eu gosto de discutir a história com alguém. Um amigo. Um parsa, que fica sabendo de todos os spoilers e de todas as teorias por trás das histórias, como por exemplo a Teoria do Jogador, uma das bases da The Magic Nation. Atualmente, eu também estou dando início à primeira redação de uma história atual, que será incorporada ao texto, e que no futuro será expandida para todas as bases das Linhas do Tempo, a partir da técnica de Interação, e de adaptação de história jogada.

Vamos por enquanto pular a Introdução, e ir direto para Sonhos Roubados -- 01, o início. Esta história está melhor representada em inglês, no antigo blog.

O segundo livro se chama Enigma: O Outro Nome do Medo, venha ler também.

Venha ler o Capítulo 1 – Nem toda Enganação, há, que você já deve conhecer, porque o primeiro capítulo do livro dois está no final do livro um -- Está sendo criado para O Jogo um esquema de três Tipos de personagem básicos: Herói Bruxo, Nobre Vampiro e Monge Diplomata, o que vai afetar tanto os romances quanto as páginas de cenário e jogo.

E, então, venha ler o Capítulo 2 – A Vida em Preto e Branco, para dar continuidade.

Siga para o Capítulo Três, em A Mariposa e a Formiguinha. Você não pode ficar de fora, venha ler também o Capítulo Quatro, em O Efeito Exxina – E saiba que este Capítulo vai explicar um monte de coisas que você queria saber.

O Livro dois está esquentando! Não perca! Venha ler.

Venha conferir a continuação, Capítulo 5Dia após dia, Trama a Lagarta. Estou feliz de poder escrever esta história, e convido você a comentar no Twitter @brikkomi sou eu – Dá um up aí que eu fico feliz.

E está publicado o Capítulo 6O Olho de Jurupari – Venha ler! Está lindo.

Venha ler também a Série O Enigma das Origa, em Enigma: Mahou no Kami, começando em Sobre Nós recai A Sombra, uma história diferente de Estágio: O Grande Jogo, mas que também é um dos métodos da Magia usados para se fazer pesquisa, estudar ou também para falar sobre história -- E é de História que nós estamos falando! Venha ler, também. O que é uma Origa? Porque isso está acontecendo, e qual é a expectativa de futuro para elas?

Está publicado o Capítulo 2Venha! Venha ver A Lenda – Tudo de bom.

O Capítulo 3, em Obrigado pela Missão – e, presente de fim de ano (2021, aí vamos nós!), venha ler o Capítulo 4, em Uma Nova Roupa, Por favor.

Venha! É hora de saber tudo sobre as Origa! Significa "letra", na língua Slanka, a língua que vai ser dada de presente, criada para elas.

Outra publicação muito importante é a do Império dos Vampiros, explicando a sociedade dos Vampiros, liderados pelas linhagens Ibis, Nosferatu e Týr. E venha ler também sobre A Vendeta, citada desde o início no livro um da série Enigma no Século 23 de Arda -- Estes e outros textos dependem de outras páginas, para ser citados e, então, criados.

Se você gosta de Poesias (lista), aqui também encontra seu lugar.

Na verdade, eu (Sol) estou traduzindo as poesias para Akkia, e elas vão figurar publicação em meu blog, que depois eu vou divulgar para você ler.

Siga para Vida (Poesia) para ler a poesia do mês de Novembro. Siga para Desejo (Poesia) para ler a poesia de Dezembro.

Dê uma olhadela em Poeta (Poesia), publicada como Capa do livro de coletânea de autores Raio de Luz em 1990.

Siga para Prelúdio (Poesia) para ler a poesia de Janeiro de 2015.

Siga para Nação da Magia (Poesia) para ler a poesia de Fevereiro.

Além destas, Alma Gêmea (Poesia), Intocável (Poesia) e Ao Coração (Poesia) são rememoriações.

Siga para Alívio (Poesia) e aguarde mais sobre Poesia e poemidades, em breve.

Vale dizer que as poesias são cada uma de uma Era, mas Sobre as Poesias, todas, elas são únicas.

Siga para a página Poesias (lista) e saboreie as poesias publicadas até agora.

A Maratona de 26 de Março inaugura as maratonas de poesia do nosso Wiki.

Siga para Ijoulug –– ou seja, Poemidade –– para ver anotações sobre Poesias. Estas anotações estarão disponíveis em breve.

O Evento Mais Poesia de 16 de Abril dá início ao pré-lançamento dos Romances, uma mini-maratona.

Algumas das poesias leva o nome de personagens dos romances, para você conhecê-lxs um pouco melhor. Serão adicionadas poesias sobre Ikkomi, nome do personagem tipo Jogador baseado no autor Sol Cajueiro, tendo início com Nayki, Amor São, sendo nome de jogador uma referência direta à Teoria do Jogador, em que somos personagens.

Vemos Esse O Jogo como uma releitura da palavra kattaroaós em Ikkai, ainda com o significado de puros. Meus estudos de Strajjäa ou Magia confirmam a Teoria do Jogador, e é necessário se manter puro, ou seja, ser quem você é apesar do mundo, e Desde o Ato Jogo revela o Nome de Jogador.

Vejo Imaginóide como uma providência sobre a ginóide, profética.

Vamos fazer uma Revisão geral no site, então várias coisas vão sair da Página principal para ter sua própria página, separando O Jogo das publicações, e vamos dar mais ênfase em regras e romances; sem esquecer de poesias, e de anotações.

Estamos nos preparando para publicar mais histórias, regras e poesias, e principalmente regras que possam tornar o nosso site útil para você jogar. Veja Testes para ter uma noção dos Tipos de Ação, e os níveis de Dificuldade. Estamos publicando notas sobre Magia, Manifestação e Poder, e sobre os diversos Tipos de personagem que povoam a sociedade realista que nós promovemos aqui. Estamos divulgando nosso estilo de Science Fantasy, que trata Magia com realismo.

Se você quiser saber sobre Akkia, vá para Alinhamento (Akkia). Isto é um texto que explica sobre a Mudança de Alinhamento Morfosintático, a principal característica da língua e mostra o seu funcionamento. Saiba que as outras línguas do Projeto também vão ter o seu espaço em nosso site. São elas: Deuta, Deutfraktur ou Nekron, Mahou Kami, Krippa ou Deathspeech, Violet, Interspeech, Kaijin ou Cinza, Tyke ou Reptiliano, Draka ou Língua dos Dragões, Ikkai, Slanka e, então, Akkia. Todas elas são lindas à sua maneira, e aqui é o lugar onde elas serão explicadas; não se apresse, mas saiba que vou explicar as línguas em Português, não em Inglês.

Isso acontece porque eu (Sol) confio mais no meu texto em Português, do que no meu texto em Inglês, mas vamos ter a versão em Inglês (eng) algum dia.

Aguarde novidades, e leia o nosso jornalzinho, em Täinoksama, com as novidades.

Aguardamos seus comentários no Twitter, em @solcajueiro que é a minha conta Pessoal, ou na conta da Nação @themagicnation ou também em nossa Escola @schmmach e Obrigado pela visita.

Aguarde enquanto é feita a redação e a revisão desta página.

Informações podem depender de citação em alguma outra parte do Wiki, então pedimos paciência.

Vamos aos poucos, que temos muito o que registrar nesse nosso Wiki project.

E volte sempre.

Destaques do Mês (Junho, 2021)

Aqui você vai encontrar as Dicas do Mês.

Here you'll find your Monthly Tips.

Note: go to Conlang Wars to start reading.

Venha ler! Eu publiquei (Sol) os primeiros capítulos do meu romance. E estou criando uma série para ser publicada aqui mesmo no nosso Wiki, e não em papel.

Siga para Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes para ver todos os capítulos publicados.

Siga para Cosmologia e para Planologia para ver quais são os Padrões seguidos pela realidade em quase todos os mundos.

Siga para Toj, Kalaummuklutwa ou Akkoya para ver informações de Worldbuilding e de ambientação.

Dicas ainda válidas, datadas desde 2014 a 2016, para ler.

No mês de Outubro, a página Playtesters lista os jogadores; e Mitologia e Cosmologia são um ponto de partida essencial para iniciar a leitura. Sobre os dois blogs no Blogger, não deixe de conferir o Resumo (Blogger) sobre eles.

No mês de Novembro, sugerimos dar uma lida em Trikumai; em Dezembro teremos novas páginas e notícias.

Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar.

Dê uma olhada em Draka para ler sobre Dragões e sua língua; e, também, em Akkia, a Conlang mais bem desenvolvida no projeto até agora. Aguarde mais informações sob a forma de Aula (Conlang Class) e, enquanto isso, Verbos Básicos (Akkia) é um bom começo.

Siga para Arda para ver informações básicas sobre o nosso mundo, A Terra.

Siga para a página Mitologia (Terra) para informações sobre A Terra. A Guerra das Ordos (Terra) e Independentes (Terra) também são uma excelente opção de leitura para entender o passado do Século 23, data atual do nosso site.

Siga para a página Ensaios (lista) para ver os Ensaios ou Story Essays publicados.

Siga para a página Poesias (lista) para ver as poesias publicadas e, também, divirta-se lendo Tempo (Poesia), nossa sugestão de Dezembro para dar início à leitura das poesias de Sol Cajueiro, e também Todos (Poesia), Sem Saber (Poesia) e Sigilo (Poesia), importante para a experiência do site.

Siga para Nação da Magia (Poesia) para ler a poesia de Fevereiro.

Siga para De Onde vem (Feitiço) para a Salaralug –– ou Poemidade –– do mês de Março.

Siga para a página Rituais (lista) para ver os Rituais publicados.

Vamos incluir uma página para as Listas (lista) em Dezembro.

Siga para A Lenda dos Dois Irmãos (Conto), Conto publicado em 2015 -- e dica de Ano Novo: Feliz 2019! -- Vi du -- saudação dos imortais, em Slanka -- a Língua dos Jogadores, uma das línguas do Projeto.

Aqui –– Dicas datadas de 2015, para você ler.

Siga para Interesse (Poesia) para ler a poesia de Janeiro; dedicada ao amigo Paulo Lages: "Obrigado pela força, velho! E nesse ano que começa vamos combinar de encontrar, pra botar o papo em dia". A dedicação da poesia se deve a Paulo ter sido o centésimo a curtir minha fanpage no Facebook.

Siga para Prelúdio (Poesia) para ler uma poesia grátis: presente aos meus Patronos.

Siga para Magia dos Fatos (Poesia) para a poesia do mês de Setembro, 2016.

O Século 23 aguarda ansioso por novas informações reveladas sobre A Guerra, lá no futuro. Então, saiba que A Guerra está acontecendo. Está, mas é muito mais importante saber sobre a vida das pessoas que estão fazendo a História do que saber sobre o que o Inimigo está fazendo, mesmo porque isso tudo vai depender dos romances publicados aqui mesmo no site.

Siga para Trikumai ou Akkoya para ver mais sobre a ambientação onde rolamos os dados.

Textos datados de 2018 para você ler, e não se esqueça de mandar um tweet.

Siga para Essa Esperança, Tão desconhecida para ler o Capítulo Um dos romances de Enigma.

Vá para Testes para ver as explicações sobre Testes de Dados, de Enigma.

Textos datados de 2020, para você ler:

Estou fazendo revisão em vários textos, então Akkoya e Kalaummuklutwa já estão prontos para ler, e tem um novo cenário, o mundo ikka de Archailax. Venha ler! Obrigado, e Stay Plugged.

Venha ler sobre o Império dos Vampiros, estamos trabalhando.

Aguarde enquanto é feita a redação e revisão desta página.

Outras páginas e anotações derivam de informações já presentes em algum outro texto.

Mais informações serão adicionadas aos poucos; e agradecemos pela sua paciência, seu apoio e comentários.

Siga a página Poesias (lista), ela é muito importante.

Siga para a Home[11] do autor no Facebook, ou para as fanpages de Action Tales[12] e The Magic Nation[13].

Siga também @solcajueiro[14], @themagicnation[15] e @schmmach[16] no Twitter.

Mande um tweet para @solcajueiro no Twitter, deixando claras as suas dúvidas.

Obrigado por ler; e Sinta-se em casa.

Começando