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De Enigma
Edição feita às 17h32min de 31 de março de 2018 por Sol (Discussão | contribs)

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Sol Cajueiro e equipe desejam-lhe as boas-vindas.

O Século 23 traz em seu coração mudanças no cenário político, econômico e também para todas as sociedades paralelas protegidas pela Academia; e estamos aqui para informar sobre as transformações profundas que modelam o ser pessoa.

A narrativa dos Eventos traz as necessidades da existência no centro das questões.

A missão deste Site é ambientar o leitor no EFM, ou Multiverso Ficcional Enigma, também conhecido como Enigma Action Tales e mais alguns nomes que não diremos porque são spoilers terríveis, para que o leitor entenda Enigma e consiga entretenimento de qualidade. Os links levam a explicações variadas. Estamos refazendo o esquema de links e de explicações, incluindo entradas de dicionário e também explicações sobre as línguas de Enigma.

Novidade: (Sol) Vou publicar os primeiros três capítulos do meu romance pra vocês lerem.

O romance se chama Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes e você vai poder ler o Capítulo Um em Essa Esperança, Tão desconhecida. Espero que gostem. Vou publicar o Capítulo Dois em breve, aqui mesmo no site pra você ler.

Temos uma campanha de Crowdfunding, em https://www.patreon.com/enigma -- Venha escolher nomes de personagem e, em breve, outras opções de escolhas para interagir com Action Tales Enigma.

Sol: Não temos release dates, mas eu estava negociando com a editora a primeira edição do primeiro livro de uma série de cinco livros; também estou trabalhando em um spin off, uma série paralela sem número definido de livros, que também irão figurar info aqui mesmo em nosso wiki. Digo estava porque a editora não tem distribuição, e eu preciso de distribuição. Ela quer que eu venda o livro de um em um. Impossível. Meus livros devem estar nas livrarias. Abraçamos a causa do Indie Story Game, e temos em teste um livro que está sendo analisado, com publicação do jogo no futuro. Estamos gravando as sessões e vamos ter uma história inteira gravada em voz. Estou feliz de ter você como leitor ou leitora, e muito mais vem por aqui, recheando de aventura este que é mais que um Blog de RPG, e sim um agregador do Enigma Fictional Multiverse.

Aqui também reunimos as páginas oficiais da @themagicnation -- The Magic Nation, ou Nação da Magia.

Sol: Você também pode me chamar de Ikkomi Kajiura, meu nome japonês e, também, um nome que eu uso para minha vida literária. O kanji vai ter de ser analisado, porque nomes japoneses não seguem as mesmas regras que nomes em português, e até agora eu só tenho o meu desejo de ter um nome japonês. Eu uso o nome Ikkomi desde 2008-9, sendo o primeiro nome na lista de nomes para o meu protagonista dos romances, mas depois disso ele se tornou Elliot para sempre; na verdade, Ikkomi é um estilo de vida.

Você encontra aqui as Conlang Classes das línguas do projeto, iniciando com o Narasalama de Akkia.

Precisamos de mais Feedback, se você puder seguir @solcajueiro no Twitter.

English: See Índice (Index): Conlang Wars –– A Story Game for Conlangers.

We have to ask for your patience, for this Wiki is made both in Portuguese (first), then in English.

Our Translator Machine Rafa is focused on the Novels, but we're working on the English version.

Nota: Alguns direitos reservados (Sol Cajueiro).

Note: Some rights reserved (Sol Cajueiro); see below.

O conteúdo deste Wiki esta protegido por uma Licença Creative Commons[1].

(EFM) Enigma Fictional Multiverse by Sol Cajueiro is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Permissions beyond the scope of this license may be available at https://twitter.com/solcajueiro.

Permissões além do escopo desta licença podem estar disponíveis em https://twitter.com/solcajueiro.

Introdução; e nosso convite a você, leitor: Sinta-se em casa! E divirta-se.

Este Wiki reúne os textos e trabalhos de Sol Cajueiro e equipe.

O objetivo da página é apresentar o universo ficcional autoral do nosso time.

O Projeto tem vários nomes: Action Tales, Enigma, EFM, Schmmach, entre outros.

A imagem do Wiki é a bandeira da equipe de criação, apresentando uma pessoa em sua comunidade.

Aqui você encontra histórias, mitos e lendas, além de poesia e anotações diversas.

Tudo isso para lhe ambientar, leitor, no Multiverso à espera de você.

Nos aliando às Vozes que nos representam.

O Multiverso Ficcional Enigma inclui A Terra, mas também um sem número de outras sociedades, civilizações e outras coisas; e aqui convidamos você leitor a experimentar textos e anotações sobre o nosso universo, além de ler Contos, Poesias e notas sobre as línguas ou Conlangs de autoria de Sol Cajueiro e equipe.

Estamos concentrando os esforços em Romances que estão para sair, em breve.

Assim sendo, vamos adicionar as informações dos Romances logo que forem publicados; mas, enquanto isso, nós jogamos histórias que serão publicadas aqui mesmo, expandindo aos poucos o tempo e espaço a partir do Século 23, Terra; mas siga os links para outros mundos, também.

Também reunimos aqui anotações sobre Magia, Manifestação e Poder, seja real ou ficção.

Aos poucos, mais páginas serão adicionadas e o conteúdo expandido.

Todo o conteúdo presente neste Wiki é autoral; e apesar de termos um interesse em fanfic em geral, não iremos publicar fanfic, ou paródias e similares. O autor, Sol Cajueiro tem o interesse em deixar anotações aqui que possam vir a ser úteis ao Grupo de Jogo que quiser usar o universo ficcional presente em nossas páginas para desenvolver suas histórias em mesa de jogo; mas, se você usar qualquer das idéias aqui presentes, nos avise ou cite a fonte. A citação é muito importante. Note que a licença do Creative Commons que foi escolhida indica o Não-Uso para fins comerciais; e que, então, para permissões além desta licença, entre em contato com @solcajueiro no Twitter. Temos aqui o interesse em parceria que venha a beneficiar de fato todas as partes envolvidas.

Sol: Agradeço a sua visita, de coração.

Introdução

Oi-oi! E Seja bem-vind@ ao Wiki project Action Tales Enigma.

English: Read this, please.

Hello, and Be welcome to the Action Tales Enigma wiki project.

This wiki project is written in Portuguese, but some content will have its English version, marked (Eng), every time the information needs to be in this language or the links are to pages written in it.

We may need help with the English version of our wiki, so if you want to contribute please contact @solcajueiro[2] on Twitter (it may take a while to answer, as it depends on reading the tweet; and it's better than e-mail).

Thanks for reading.

Para ler o Manual de Usuário da MediaWiki.

Consulte o Manual de Usuário para informações de como usar o software wiki.

Algumas Informações importantes.

Este Wiki reúne os textos e trabalhos de Sol Cajueiro e equipe.

O objetivo da página é apresentar o universo ficcional autoral do nosso time.

O Projeto tem vários nomes: Action Tales, Enigma, EFM, Schmmach, entre outros.

A imagem do Wiki é a bandeira da equipe de criação, apresentando uma pessoa em sua comunidade.

Aqui você encontra histórias, mitos e lendas, além de poesia e anotações diversas.

Tudo isso para lhe ambientar, leitor, no Multiverso à espera de você.

Action Tales começou como um clube focado na criação de um mesmo universo ficcional, que teve início com seus primeiros testes em 1991 com o P1 ou Projeto 1, e avançou de um em um como projeto até a forma atual.

Assim, Action Tales Enigma evoluiu de um RPG (Role Playing Game) para um Story Game naturalmente.

Tendo uma "pegada" narrativista mais forte com a narrativa compartilhada, estes testes se iniciaram em 2009, ano também em que se deu início a dois blogs anotando as histórias, mas que estão em formato Resumo, muito ruim de ler; o foco era deixar anotada a história jogada para que fossem adaptadas no futuro sob a forma de conteúdo para o universo ficcional em questão.

Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar a ler.

Este conto foi publicado no dia de aniversário da filha de Sol Cajueiro, e a ela foi dedicado.

Siga para A Lenda dos Dois Irmãos (Conto) para ir adiante.

Estes dois Contos são parte do Multiverso Ficcional Enigma (EFM).

Siga para a poesia Doxa para começar o estudo de Planologia.

As listas de Sistema (lista), Mecânica (lista) e Alternativa (lista) são um bom ponto de partida.

Enigma Action Tales and Poetry also have it all, in here.

I invite you to build your own knowledge of Enigma by reading my poetry. It's mostly in Portuguese, yet. It's going to be translated into English and, with much more effort and care, into some of my (our) 9 languages. One must be let out of it because it's a Spellcasting language, Hlar is not a Conlang to be used to render conversation, and three are not used in public, what let us with five languages to translate. It may take some time to post the translated version.

Action Tales Enigma usa de um a doze D6, ou dados de seis lados, dois D10 ou dados de dez lados, mais talvez um D10 daqueles que marca dezenas e também um D20 para a Geração de Código Espontâneo e testes relacionados ao Tarot, mais modificadores, além do sorteio de Hierarquia inicial; e um baralho de Tarot cuja escolha do baralho edifica o estilo de jogo que o Mestre e o Grupo de Jogo preferem, ou seja, a escolha entre o Rider-Waite, Marseille ou Thoth modifica completamente O Jogo, adicionando detalhes devido a interpretação pessoal dos participantes sobre a simbologia das imagens, sempre com objetivos narrativistas.

Nota: também usamos a palavra Tarka como um sinônimo de Tarot, em vários pontos ao longo dos textos.

Aqui, a palavra Tarka vem da língua Draka, a língua dos dragões, e significa "Caminhos", ou (Eng) "Ways". Tarka é o nome que indica "Terra", o nome mais comum dos mundos ediche. Não se sabe bem ao certo, mas os dragões são cheios de cuidados, quando o assunto é um mundo ediche, mesmo os menos evoluídos, mesmo os que integram a política intergalática feita pelos Conselhos Galáticos, no nosso caso, o Grande Conselho 5B. Nossos aliados não-ediche mais próximos são as galáxias 52 e 35B, sendo a última a dos nossos amigos apuka, uma raça de símios cujos Cinco Clãs Apuka regem uma sociedade dominada primeiramente pelo conceito do herói que se torna uma divindade.

As informações -- iwa -- de histórias são, em geral, sempre addýr e vamos ver palavras em Akkia e suas irmãs, tais como Krippa e também Schlanka, sendo esta última uma língua de corda. Não vou poder publicar palavras de Violet e Gut, apenas com a devida permissão de minhas filya, palavra que indica que eu sou um ottowa ou Ote delas, ou seja, um casado. As lendas da Nação da Magia dizem que um Ote consegue saber informações sobre suas filya a distância, e que elas conseguem ouvir sua voz onde quer que estejam. Há duas hierarquias acima de Ote, e são o Duke e também uma Princesa, ambos cargos educacionais, ou seja, são cargos que só podem ser preenchidos por estudantes e, como somos uma Nação Escola, é a Magia a área de estudo. Além disso, também se estuda Manifestação e Poder em nossa Nação.

Também tenho uma drawlang -- drawing conlang -- Deutfraktur é intermediária entre Akkia e Deuta, que iria ser uma conlang celta, mas sonhos a colocaram como a língua dos Vampiros.

Sabemos o quão difícil é o mercado do Story Game, RPG e jogos, então vamos publicar todo o nosso sistema aqui mesmo no Wiki, mesmo com um livro em andamento.

Hoje qualquer um com acesso a Internet vai poder ter acesso ao Sistema de Regras aqui publicado, mais o bônus de lendas, conlangs e outras coisas, guias de condução de lendas, e muito mais.

Talvez você tenha um interesse extra e queira acompanhar de perto a criação de nossas Conlangs, também serão compartilhadas aqui.

O Multiverso Enigma tem três Tipos de Ambientação: Fantasy, Science-Fantasy e Epic (textos ainda em planejamento, em Inglês).

Vamos publicar resumos de sessões, no futuro. Primeiro, Action Tales não é um jogo de ação ininterrupta. O ideal é dar tempo para que os jogadores se acostumem com a narrativa e, em especial, as regras de narrativa compartilhada com o uso do Tarot e moedas para apostas. Muitas vezes, o estilo de história é puzzle. Enfim, um jogo que se pretende se chamar de Enigma deve ter enigmas para que os jogadores se envolvam na trama. A trama pode ser infinita. Os jogos podem ir e voltar nas linhas do tempo, desde que O Jogo, definição especial que supera o conceito de RPG como um jogo e pessoas contando histórias, seja feito com o acompanhamento do Tarot. O Tarot coloca O Jogo dentro do jogo, com maiúscula e minúscula, elevando Enigma Action Tales a um jogo oracular de narrativa compartilhada, em que muito do que se está jogando existe, de alguma maneira, em algum lugar -- em uma relação mágica de espelhamento.

Agora, estes links a seguir são muito importantes.

Vamos listar (E) as Especificações, (W) as entradas de Worldbuilding e ambientação, e (R) as Regras e Alternativas.

Siga para Informações Básicas para ver a introdução ao Sistema de Regras Action Tales Enigma que testamos constantemente.

Siga para História do Teste Simples para ver anotações sobre o Playtest cujo início do uso foi em 2001, hoje Teste de Condicionamento que indica se o personagem é capaz ou tem condições de realizar uma Tarefa (R), mais usado como Teste de Stat, ou "estatística", de 2009 em diante.

Siga para Social, Misto ou Combatente para ver os Tipos segundo o Sistema; e note que Tipo é uma palavra que será muito usada.

Siga para Hierarquia, para começar a criação de seu personagem e o sorteio do seu antagonista.

O Glossário (lista) reúne Informações Relevantes (R) e páginas específicas que podem ser úteis para entender O Jogo e sua ambientação.

Siga para Listas (lista) para ver o coletivo de páginas de listas, sempre que for se sentir perdido ou procurar por informação específica.

Agradecemos a visita e esperamos que volte sempre que quiser, para ver as novidades em nosso Wiki.

Se você gosta de Poesias (lista), aqui também encontra seu lugar.

O idealizador do projeto, Sol Cajueiro deu início em 1985 à criação da língua Draka, cujas anotações mais antigas que restaram são de 1991. Elogiada por alguns e conquistando curiosos no grupo Conlangs (do Facebook), Akkia teve oito anos de investimento para tomar a forma a que chegou em 2013; você pode seguir @schmmach (no Twitter) para mais informações. A língua Oká está sendo criada em um grupo (Heitor, Henrique, Tiago, Ian, Rodrigo, Rafael, Antônio), o qual testa o jogo e participa das discussões sobre regras; e competem pelo poder da palavra. Terrant é um projeto para o futuro. Enquanto isso, Nekron é o povo -- Vampiros -- cuja a língua Deuta é a que o artista está focando esforços; ela é o portal, pelo qual informações importantes serão dadas, dentro e fora do Multiverso em questão, ou seja, também é o ponto de partida para o conhecimento das demais línguas, em Action Tales, seja em Romances, Contos, O Jogo, e aqui mesmo no site.

A língua da Nação da Magia é Akkia, mas temos também várias outras.

O Processo de Criação (Conlangs) das línguas é muito interessante.

Siga @solcajueiro[3] no Twitter para mais informações.

Não deixe também de seguir @themagicnation[4] e @schmmach[5].

Obrigado pela visita.

Sobre o Playtest, O Jogo e os participantes

Desde a idéia inicial em 1991, a primeira reformulação em 1994, o início do P4 ou Projeto 4 em 2001 e a forma como o que era antes um RPG e hoje se tornou um Story Game, O Jogo teve a participação de diversos amigos e colaboradores.

A lista de Playtesters não inclui todos os que jogaram.

Action Tales tem uma Cosmologia própria, em que a Mitologia se mistura aos movimentos de ascenção e queda das Grandes Civilizações; a Dualidade foi impressa de forma opressora na Realidade por uma Grande Guerra, há milhões de anos. Assim, a Magia se dividiu e marcou a realidade com o resultado da guerra, mas isso apenas a arqueologia investiga indícios e analisa. A Terra, mesmo que humanos sejam parte da história recente, viveu todas essas Eras. Inclusive, há quem diga que existem provas do envolvimento da Terra nestas grades guerras; as provas, porém, desaparecem rapidamente. O Século 23 chega, em meio a discussões sobre o futuro; não só isso, mas o passado pode não ser exatamente como lhe disseram e você estudou na escola.

Siga para Mitologia (Terra) para mais informações sobre A Terra.

Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar a ler. A Lenda dos Dois Irmãos (Conto) também é um excelente ponto de partida, além de incluir Vocabulário (Nekron) de uma das Ideolínguas (Conlangs) do projeto; Nekron é uma língua presente em praticamente todo o Universo.

A Nação Mágica, no aglomerado sudeste, reúne Arcanistas de todos os tipos; e parece ser para onde eles são "mandados" ir.

Além disso, é possível que a alta tecnologia desta época, e.g. sala de holografia, seja ainda mais presente que hoje.

Os dois blogs no Blogger apresentam as histórias de Akkoya, apelido do mundo que no outro blog recebe o nome de Toj (a palavra "toj" significa "mundo", na língua Oká), ou também Kalaummuklutwa; e ambos vão servir de base para ampliar o universo ficcional proposto assim que os Contos planejados alcançarem o público. Neles você encontra um formato inadequado para a leitura, o Resumo (Blogger) da história jogada. Além disso, a presença de Dragões, e de uma sociedade "medieval" diferente, na qual existe uma separação da sociedade entre Pessoa de Poder e Pessoa Comum; e esta idéia serve de base para o início do aprofundamento sobre o tema, aqui mesmo no nosso site. Você vai encontrar, no Blogger, informações meio desconexas mas que, embora em formato resumo e em um Inglês difícil de ler, são referências que povoam o universo ficcional, tais como por exemplo Espiritualidade, a Fenomenologia, o Ideário Folclórico de Akkoya, Planologia, o conceito de Superraça etc.

No Blogger, você encontra as anotações dos mundos Trikumai, sendo eles Toj, Kalagot e Treiyka.

Você também vai poder conferir Story Essays, ou seja, "Ensaios" baseados em testes feitos durante as fases do projeto. Isso quer dizer que idéias de aventuras, testadas desde 1991, serão compartilhadas. Isso tudo, além de Letras (Lyrics) de música, todas baseadas ou em história jogada, ou nos Romances, Contos e Story Essays que começam no Século 23, Terra, mas não se limitam a esta Data Atual do wiki; e também, Aulas (Conlang Class) que explicam em detalhes as línguas do projeto. No futuro, temos o interesse de formar um Grupo de Criação de Línguas, responsável junto à Academia formada por seus vários subgrupos.

Diversas das nossas Superlendas também terão o seu devido espaço, aqui.

Entre os Story Essays ou Ensaios, Amadeu (Story Essay) é um excelente ponto de partida para começar; mas estamos esperando para aprofundar o Ensaio à medida que os textos forem sendo registrados, assim você vai encontrar neste texto por enquanto um esboço. Além dele, Tklahonomara (Story Essay) é uma boa leitura, apresentando conteúdo do mundo de Toj e considerações sobre Pessoas de Poder, importância e relevância da Pessoa Comum que modifica o mundo tanto quanto as que possuem Capacidades Especiais, mesmo sem nada de especial; e aguarde mais, no futuro: temos muitos personagens desenvolvidos durante o Playtest para usar em exemplos e idéias sobre Regras da Casa, Preparação, anotações sobre Cosmologia, Planetologia (Akkoya) na Aliança, Economia (Toj) e Economia (Terra), as Conlangs do nosso Universo, Design de Jogos, Magia (Teoria), Alienígenas Astrais, Arte, Política, o dia-a-dia das Ordos (Facções), os Independentes, Teoria da Conspiração, Prática Conspiratória, O Sonho e A Forja Infinita, Inteligência Artificial, Teatro, Dicas de Mestre, Redação e Revisão de Texto, anotações sobre os Romances, Contos e Poesias etc.

Siga para a página Ensaios (lista) para ver os Ensaios ou Story Essays publicados.

O idealizador do projeto, Sol Cajueiro, exatamente por não ter uma memória privilegiada para o que não são histórias, anotou diversas informações em papel; mas muitas se perderam com sete HDs perdidos e mais tudo o que estava neles.

Agradecimentos especiais vão para Heitor Loureiro, pois "como" é mais importante que o "porquê".

Desde 2001-2003, durante o P4, que O Jogo vem sendo atualizado para que a coerência da proposta de universo ficcional tenha ênfase em: permitir que todos os Tipos usem a mesma Ficha; que a história do personagem afete diretamente a Ficha; que todos os Jogadores participem da narrativa, dividindo tarefas ou competindo pelo poder da palavra; que a criação de línguas tenha foco no Jogo, com regras simples para leigos (não-linguístas), compartilhando tanto as idéias de cooperação quanto de competição; entre muitas mais.

Infelizmente, as anotações feitas antes de 2006 quase nunca indicam a data.

Se você um dia pretende realizar um projeto, date todos os papéis que for anotar qualquer coisa; qualquer coisa.

O Playtest realizado teve testes voltados para jogabilidade; algumas anotações serão compartilhadas.

O Jogo terá anotações compartilhadas em nosso wiki, aqui mesmo.

Apesar de ter tanto tempo de dedicação, tanto o nosso primeiro blog (no Multiply) quanto o anterior a este wiki project (no servidor que não vamos mais citar; o "o" foi acrescentado pelo nosso amigo Batman) foram apagados sem backup; agora, o foco foi encontrar uma maneira de garantir o backup, um servidor estável e que não vá apagar tudo e ainda enviar um e-mail dizendo para ler as regras de serviço do servidor. Enfim, absurdos. Agora, focamos em desenvolver o wiki a partir de uma mesma data (2213), século 23, em nossa Terra; então, iremos ampliar o universo a partir deste ponto, inclusive com anotações e novas páginas sobre os dois blogs em formato resumo e em inglês que não estão apropriados para a leitura: o formato resumo foi usado para que a história não se perdesse no tempo. Obrigado aos Playtesters, principalmente pela paciência, pois várias das histórias terminaram sem final.

Mantenha em mente que tratamos de Religião, Magia e Ciência "aqui" apenas como inspiração.

A teoria da @themagicnation é simples: Ao realizar um Ritual, você gera algum tipo de "energia" e os espíritos se alimentam "dela"; aqui damos o nome de "Essência" a isso, mas você dê o nome com que se sentir mais familiar, como queira. Assim, a Magia gera o alimento que os espíritos necessitam. A "fome" os impele. O seu primeiro Ritual vai atrair espíritos sem uma direção ou conscientes do que estão fazendo; mas os que não sabem o que deve ser feito não vão ficar para o Ritual seguinte; e isso vai sendo então "refinado" ao mesmo tempo que a "energia" que você é capaz de gerar.

Siga para a página Rituais (lista) para ver os Rituais publicados; entre eles, o Teleporte (Ritual) é um dos mais importantes. O Aporte depende de Talento de nascença, enquanto o Teletransporte feito por tecnologia não é perfeito, ou seja, nada mágico pode ser teletransportado e, por fim, o Teleporte feito por Magia depende de Aptidão, de Nome Mágico, de Unidade, de Intenção (Diferença de Potência), Tempo de Execução (1h/100km), Regras da Casa, entre outros detalhes.

A Magia também pode ser realizada por meio de Diagramação, mas o mais comum é encantamento, ou seja, faca ou varinha ou orbe e palavras de poder.

Vamos tratar das línguas de poder, muito usadas em Magia. Avisamos que Magia de Guerra, o nome correto de magia negra, não vamos compartilhar, porque pretendemos usar Magia verdadeira em várias histórias e publicar Magia de Guerra não está em nossos objetivos didáticos.

Também é possível realizar Magia por Desejo e estalo dos dedos (alfa), e também por meio de Rima (Magia), que fica melhor em Inglês, língua que nós evitamos por ter um tipo de magia que nós não queremos em nosso objetivo didático.

Mais páginas serão adicionadas aos poucos; e agradecemos pela sua paciência, seu apoio e comentários.

Sol Cajueiro compartilha seus pensamentos principalmente com Heitor Carvalho, Henrique Luppi e Renato Murta, mas também com o revisor Hiran Garibaldi Jr. e também Tomaz Sá e sua Alice.

Atualmente, os pensamentos são compartilhados com a familya, e com uns poucos que compreendem os objetivos didáticos do projeto, mesmo não acreditando em Magia, principalmente Antônio, Carlos e Tomaz.

Sol: Impressionante como a Magia é capaz de coisas. Minha família cresceu, e também compartilho meus pensamentos com meus estudantes na Arte dos estudos de Saber da Magia.

Siga também a página de Sol Cajueiro[6] no Facebook, além da página da The Magic Nation[7], uma iniciativa na discussão de Magia, Manifestação e Poder voltada para a busca pela Pergunta, não de qualquer resposta, e a página Action Tales Enigma[8], todas no Facebook. Siga também @themagicnation no Twitter. Se você tiver o interesse em se tornar um cidadão, mande-nos suas perguntas.

Obrigado por ler.

O Que vou Encontrar aqui

Antes de qualquer coisa, Sejas bem-vind@ à página.

Action Tale é um esforço iniciado por Sol Cajueiro para o desenvolvimento de um universo ficcional em comum para alguns autores amigos; e que encontram neste universo uma base para desenvolver Romances, Contos, Poesia, Conspiração, Conlangs, Worldbuilding, além de História e o que não querem que você saiba, de forma tanto narrativista quanto jornalística, o que se propõe o Multiverso Ficcional Enigma (EFM) é abraçar o estímulo da imaginação. O nome singular Action Tale se refere ao esforço de criação desde a origem.

Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar a ler.

Este Conto foi publicado no dia de aniversário da filha de Sol Cajueiro, e a ela foi dedicado.

O objetivo aqui é publicar uma Série de histórias, aos poucos, e também informar sobre o universo em que elas acontecem. As informações devem seguir o ritmo da publicação dos Romances, Contos, Poesias, Conlog, Aulas sob a forma de Conlang Classes, Ensaios (Story Essays), Letras (Lyrics) e tudo mais que está planejado para fazer parte do universo ficcional.

Siga para A Lenda dos Dois Irmãos (Conto) para ler uma de nossas lendas.

Estes dois Contos são parte do Multiverso Ficcional Enigma (EFM).

Enigma Action Tales reúne aqui mesmo no nosso Wiki as Informações e Regras que podem ser úteis.

As listas de Sistema (lista), Mecânica (lista) e Alternativa (lista) são um bom ponto de partida.

Enigma Action Tales divide os Tipos em grupos, para facilitar o entendimento do Sistema de Regras.

Siga para Social, Misto ou Combatente para ver os Tipos segundo o Sistema.

Vá para o Glossário (lista) ou Listas (lista), sempre que for se sentir perdido ou procurar por informação específica.

O texto Informações Relevantes (R) é um resumo que pode ser útil para entender O Jogo e sua Ambientação.

Ao jogar, você precisa saber que tem muita liberdade de escolha, mas o Sistema foi feito para servir a ambientação, não o contrário. Assim sendo, há coisas mais simples de se fazer, mas certas coisas são um pouco mais difíceis –– Exemplo: Não dá pra jogar com "lobisomem", porque é um tipo de "besta", um tipo de monstro que não tem controle sobre si mesmo, porém o Mestre e o Grupo de Jogo podem querer jogar uma onda mais "terror", onde se encaixa bem.

Temos uma Ficha de Personagem (R) que reúne tudo o que é necessário para jogar, nas Três Esferas (W) que O Jogo oferece.

Você vai encontrar na Ficha: Informações (R), Stats (R), Estatísticas de Ameaça e Oportunidade (R), Talentos (R), e Benefícios (R) na parte da frente –– e, na parte de trás da Ficha: Atributos (R), além dos Macguffin (R) ou "Elementos de Trama" e que usam Virtudes (R) e Vícios (R) como "combustível" narrativista e, então, Perícias (R), Equipamentos (R) e o Quadro (R) que reúne "Informações da Trama" do seu Personagem Central (E) ou PC –– o oposto de PC é o Não Personagem Central (E) ou NPC –– espaço para anotações –– e, enfim, o resumo da Pontuação e Custos para a criação de personagem, ao pé da página.

Os textos sobre Os Três Mundos Trikumai –– Toj, Kalagot e Treiyka –– são um ponto de partida.

Também separamos "pessoas" em Tipos –– Pessoa Comum e Pessoa de Poder representam a Esfera do Comum e a Esfera do Poder.

Além disso, A Três Timelines –– Toj, Kalaummuklutwa e Akkoya –– são Janelas do Mundo Capital ediche, jogáveis.

Note que as Três Esferas existem ao mesmo tempo: Não há uma separação clara entre uma e outra, tudo existe ao mesmo tempo.

Ainda assim, um Herói vai encontrar, além do Monstro que é seu oposto, também Deuses e Deusas, Entidades de vários tipos, Extradimensionais, vários tipos de Espíritos, Alienígenas (E) e, apesar de não ser o foco deste jogo –– aqui, os monstros são pessoas –– Criaturas que povoam a Cosmologia (W), a Natureza (W) e a Existência (W), obrigando o Herói a reagir a uma Ameaça e aproveitar, ou não, uma Oportunidade que, juntas são os Tipos de Contexto que você vai ter de lidar.

Nota: É muito importante saber a hora de não fazer um teste –– Action Tales trabalha com Pré-Requisitos (lista), ou seja, mesmo que você não tenha uma característica na Ficha de Personagem, ainda vai ter a Chance (R) de fazer um Teste (R); mesmo que seja uma Tentativa (R), pois mesmo que a Dificuldade (R) lhe deixe sem dados ou com "dados negativos" –– o que modifica a Margem de Erro (R) do seu teste –– você ainda pode rolar 1D6, com a Dificuldade 5 –– a Dificuldade só se modifica para personagens que lidam com o Destino diretamente, sejam eles djines e sua Neutralidade (Djine), alguns extradimensionais, múmias e sua Grande Causa (Múmia), Sussuros (Whispers) etc.

O uso de Pré-Requisitos significa que você, por exemplo, pode fazer um teste de História –2, para fazer um teste de Geografia –– aqui, –2 ou "menos dois" significa que você perde 2 dados em seu Teste Simples (R), cujo máximo de dados a se jogar é de 12 dados (D6) –– o excedente é usado para se fazer um Teste Sedundário (R), ou seja, por exemplo: O personagem vai tentar uma Ação Simples (R) como uma Ação Complexa (R), que exige mais de uma Ação –– "Vou levantar o carro; mas, ao mesmo tempo, quero impressionar "personagem-x" com o tanto que eu sou forte" –– é um exemplo muito bom disso; ver: Flavour.

A diferença entre Ação Simples e Ação Complexa é subjetiva, mas Ação Simples é isso: simples.

Siga para Tipos de Teste (lista), e Tipos de Ação (lista) para mais informações relevantes.

Siga para Tipos (lista) para ver a lista de todos os Tipos e encontrar as explicações específicas.

Você vai precisar de um Mapa –– (Eng) Mapmaking –– onde Mestre e Jogadores vão posicionar seus Ativos.

Aqui, Ativo é alguma coisa que pode ser relevante e um Jogador pode tentar controlar nas histórias.

Ao escolher um Ativo, o Jogador passa a ter o controle sobre eles na Disputa pelo Poder da Palavra.

O Jogador é a "Entidade" (entre aspas) que interfere diretamente através do Tempo e do Espaço.

Tenha várias cópias dos Mapas para uso, pois neles são anotadas Datas, Ativos, Palavras de Poder, etc.

Siga para Evolução, Experiência (R), Drama (R) e Subversão (R) para ver como O Jogo e os Ativos evoluem.

Você pode comprar com Drama, moedas usadas para apostas, palavras de poder ou lugares de poder, além é claro de itens de poder, e acesso a pessoas de poder que você considera relevantes.

Aguarde enquanto é feita a redação e revisão destes textos; e agradecemos pela paciência.

No início de 2014, perdemos o antigo blog; e foram meses para se recuperar da falta de honestidade do servidor.

Agora, em formato Wiki, o Site está muito mais interessante! Aqui reunimos Regras, Referências, Contos, Poesia etc.

Tudo em um mesmo lugar para que todos os que tem acesso a Internet possam facilmente acessar as Regras.

Na leitura do Conto "Agora, Tenho uma Missão", você vai encontrar um ponto de partida sem tantas explicações; se isso representa a loucura de alguém, ou se isso está mesmo acontecendo, você vai descobrir ao longo da publicação de mais histórias.

A Terra tem lugar, nestas histórias, durante o Século 23 e, depois, vai encontrar outros pontos de vista.

Siga para A Guerra das Ordos (Terra) pare ler sobre o passado, fins do Século 20, início do Século 21.

O Tempo Atual (E) de nosso Wiki é o Século 23 de nossa tão querida Terra; mas voltamos a datas em outros textos.

Da noção de Tempo Atual deriva-se o conceito de Linha do Tempo (E) ou (Eng) "Timeline", sendo Timeline (E) mais o termo mais usado. Você vai encontrar mais informações sobre as Timelines nos textos de ambientação: Toj é a antiguidade de Kalaummuklutwa, que é o passado de Akkoya –– são três Timelines distintas de um mesmo mundo e, aos poucos, vamos explicar como os Jogadores interagem com outro tempo –– Sol: É tudo baseado no Nada (Nothingness).

Teremos também adicionados aqui Contos derivados de "Sonhos Roubados", "A Morte do Tempo", "Ameaça das Sombras", "Os Olhos além do Véu", "Selos da Magia", entre diversas outras histórias, todas baseadas em história jogada. A idéia é de usar O Jogo, um método criativo criado por Sol Cajueiro na forma de um Story Game, para primeiro jogar o conteúdo, muito maior que qualquer publicação adaptada e, então, adaptar ou para o nosso Wiki, aqui mesmo, ou para o formato Romance.

Deixamos anotadas em formato Resumo duas de nossas aventuras no Blogger.

Se você for espiar os dois blogs no Blogger, vai encontrar Spoilers por conta própria.

Toj ou Akkoya? Toj vive uma Era no passado distante de Akkoya. Akkoya está no Ano Atual de 2056, e que corresponde diretamente ao Ano Atual inicial em nosso Site, ou seja, o ano de 2213 em que A Terra vive. A história "Sonhos Roubados" começa no ano de 602. Mas bem, os calendários são obviamente distintos; e vamos voltar a isso tão logo a oportunidade chegar, enquanto o texto dinâmico do wiki evolui aos poucos –– volte sempre, para ver as novidades.

Siga para Toj, Kalaummuklutwa e ou Akkoya para ler sobre o mundo ediche.

A Superraça Ediche inclui você –– Humano –– apesar de não quererem que você saiba disso.

Alguma coisa sobreviveu da perda do blog anterior, mas pode demorar a sair.

O Wiki está sempre em construção; e novos textos ou informações são adicionados todos os dias (quase), para lançar passo a passo o universo ficcional desenvolvido por nossa equipe que, por enquanto, não é grande –– ainda –– mas, algum dia, será.

Tentamos expandir o universo a partir do que se conhece –– hoje –– e, tomando por inspiração a realidade, criar um Multiverso a espera de você; e que, desde o início do projeto ainda no começo da década de noventa (1991), tem a intenção de mostrar a vida como ela é neste universo.

Ainda jogamos todos os fins de semana, testando regras e ambientação, dando vida à imaginação.

Você vai encontrar diferenças para outros trabalhos, em por exemplo Nukkami (Numberland), a palavra em Akkia para a matemática, em que dividimos o mundo em Nove Elementos mais O Nada, e o décimo é O Mundo. Não seria possível dividir em menos do que isso, então o número decimal é a base, exceto para os imortais -- vampýr, nekron e sanguinius -- que usam a Tabela 12, baseadas em 12 e 60, então reduzidos para 5 e 6, razão de sua Magia.

Abaixo, você encontra Conlang Wars –– nosso primeiro Jogo, cujo lançamento começou 23 de Março de 2015, em inglês.

Estamos lançando em inglês porque o público –– Conlangers ou não –– tem conhecimento desta língua.

A maior parte do site ainda será em português, mas estamos negociando tradução para o inglês.

Não pretendemos falar de outros jogos, de fanfic ou de obras derivadas, apenas de trabalho autoral nosso.

Assim, também estamos testando nosso sistema próprio, mas talvez a publicação demore um pouco pra sair.

Também é do nosso interesse publicar notas sobre o Worldbuilding e de como criar seu(s) cenário(s).

Estamos dando início à publicação a partir de Toj, Kalaummuklutwa e Akkoya, mas há outros mundos, raças etc.

Você vê em nosso primeiro Conto a existência da raça dos Símios (Império), mas há muito mais adiante.

Há ao menos um Império (Definição) por galáxia, ou às vezes vários deles, ainda que não exista comunicação.

Não existe um tradutor universal, ou seja, ou você fala a língua e conhece os alienígenas, ou não.

Também estamos aguardando a finalização do Romance (Sol Cajueiro), para que o Século 23 esteja vivo aqui.

Todas as informações relevantes –– sem Spoilers, vamos tentar –– serão listadas e adicionadas ao Wiki, aos poucos.

Enquanto isso, Sol Cajueiro e, futuramente, mais autores, também têm aqui espaço para a Poesia, uma paixão.

Siga para Vida (Poesia) para ler a poesia do mês de Novembro. Siga para Desejo (Poesia) para ler a poesia de Dezembro.

As Poesias farão parte do universo ficcional, também, pois serão publicadas tanto em português quanto em Akkia, Draka, Nekron, Oká e Terrant, além de outras línguas, natlangs e conlangs, com a devida ajuda e permissão dos amigos conlangers cujas línguas vocês terão a oportunidade de conhecer.

Dê uma olhadela em Poeta (Poesia), publicada como Capa do livro de coletânea de autores Raio de Luz em 1990, pelo Instituto Montessori.

Aqui vai a anotação de virada de ano (2015); e, claro: mais poesia, por favor.

–– Silea nue ihhen sa. (Happy new year!, in Akkia). Siga para Prelúdio (Poesia) para ler a poesia de Janeiro de 2015. Sol: Esta poesia é dedicada aos meus Patronos, mecenas das minhas artes. Não cobro por ela. No site Patreon, ela será listada como Atividade "Free", uma homenagem aos membros dessa família de mecenas que me proporciona continuar o meu trabalho. Obrigado, meus Patronos! Tem muito mais, adiante. E vamos em frente.

Agradecimentos especiais aos meus professores: Todos devem participar da Educação.

Sol: (toda indicação "Nome:" indica quem disse o seguinte) –– Agradeço aos meus professores, Juca, Gracinha etc, por me darem o apoio que eu precisava, das boas maneiras à gramática e ao teatro; ter essa noção de teatro na escola me ajudou muito a entender a interpretação de personagem no RPG e, hoje, no Story Game narrativista. Ainda tenho a "Agenda" com poesias, minhas e de alun@s do Instituto Montessori; bem guardada, entre os meus diários.

Vamos nos concentrar mais em Worldbuilding, O Jogo e processo de criação que Poesia.

Ainda assim, há muito espaço para a Poesia entre as páginas de nosso Wiki project.

Siga para Nação da Magia (Poesia) para ler a poesia de Fevereiro.

Além destas, Alma Gêmea (Poesia), Intocável (Poesia) e Ao Coração (Poesia) são rememoriações.

Siga para Alívio (Poesia) e aguarde mais sobre Poesia e poemidades, em breve.

Vale dizer que as poesias são cada uma de uma Era, mas Sobre as Poesias, todas, elas são únicas.

Siga para a página Poesias (lista) e saboreie as poesias publicadas até agora.

A Maratona de 26 de Março inaugura as maratonas de poesia do nosso Wiki.

Siga para Salaralug –– ou seja, Poemidade –– para ver anotações sobre Poesias.

O Evento Mais Poesia de 16 de Abril dá início ao pré-lançamento dos Romances, uma mini-maratona.

Algumas das poesias leva o nome de personagens dos romances, para você conhecê-lxs um pouco melhor. Serão adicionadas poesias sobre Ikkomi, nome do personagem tipo Jogador baseado no autor Sol Cajueiro, tendo início com Nayki, Amor São, sendo nome de jogador uma referência direta à Teoria do Jogador, em que somos personagens.

Vemos Esse O Jogo como uma releitura da palavra kattaroaós em Terrant, ainda com o significado de puros. Meus estudos de Strajjäa ou Magia confirmam a Teoria do Jogador, e é necessário se manter puro, ou seja, ser quem você é apesar do mundo, e Desde o Ato Jogo revela meu Nome de Jogador.

Vejo Imaginóide como uma providência sobre a ginóide, profética.

Toda vez que eu vejo que não me lembro de uma coisa, Interesse está aqui para responder a pergunta. Adicionando a tradição, Markkum significa Spellcasting, que se traduz como Feitiçaria para o português. Em fins de 2015 eu (Sol) defini que eu tenho 9 línguas. Isso é uma coisa que me proporciona uma certeza, que antes variava e Akkia acabava como a pia da cozinha, mas agora o interesse explica isso.

Serão acrescentados textos sobre as Poesias e Contos, à medida que forem publicados.

Desde a década de oitenta que Sol Cajueiro vem acumulando testes em teorias que formulam o universo ficcional, em que o RPG (Role Playing Game) entrou em 1991, sem dúvida para ficar; e algumas dessas anotações serão compartilhadas, aqui e aos poucos, com vocês.

Durante a infância, Sol teve um caderno de anotações: "Eu e o Jorge" foi a primeira tentativa de narrar as aventuras junto ao filho do caseiro do sítio em Azurita (MG), terra de simplicidade adorável. Depois, vieram as poesias. Então, O Jogo teve início ao mesmo tempo em que o RPG entrou no cenário; e recebeu o título de P1 (Projeto 1), sobre o qual vamos falar também. (Pode demorar). A idéia aqui é desenvolver a partir do que já está definido; mas falar do início e de cada fase do projeto e de como se chegou até aqui é parte dos textos que você vai encontrar. Não é o prato principal, mas vai adoçar a leitura.

Toda entrada seguinda de (Definição) é uma entrada de Dicionário, explicando o uso das palavras.

Sol Cajueiro também está auxiliando a criação de Mulala, língua do cenário de Heitor Loureiro.

Se você mora em Belo Horizonte (MG), ou tem o interesse em saber mais sobre criação de línguas, mande uma mensagem.

Se tiver o interesse em aprender Akkia, Nekron ou outras línguas do projeto, não perca tempo –– Venha!

Há sempre um grupo de estudos e, se não houver, formamos um! A Arte é a expressão da nossa alma.

Mais páginas serão adicionadas aos poucos; e agradecemos pela sua paciência, seu apoio e comentários.

Mande um tweet para @solcajueiro no Twitter, ou vá à fanpage[9] no Facebook. Agradecimentos serão adicionados a todos os Patronos da campanha no Patreon[10] e os nomes sugeridos serão listados, aos poucos; note que alguns nomes podem precisar ser adaptados para se ajustar a uma língua específica etc.

Sem dúvida, o objetivo aqui está em formular a ambientação; e dar informações relevantes sem Spoilers a você.

Assim, mantendo em mente que temos um interesse "aqui" em publicar material autoral, vamos também proporcionar a Mestres e Jogadores material auxiliar e que pode ser útil para desenvolver suas histórias, seja na forma de RPG, Story Game, Romances, Contos ou outros.

A expressão "Role os Dados" vai ecoar além da lenda.

Obrigado pela visita.

Conlang Wars –– A Story Game for Conlangers

Firstly, Be welcome to the Action Tales Enigma wiki project.

This is the English Section, but please keep in mind it's a Wiki, so it may take some time to be.

Our goal is to bring authorial works to you, and more is coming, Novels, Tales, Conlang Classes etc.

Here: Conlang Wars is a Story Game created by Sol Cajueiro and his team.

Enigma Action Tales has many names: Enigma Fictional Multiverse, Schmmach (also on Twitter), and others.

Sol: I've first presented the Conlang Wars game in the Laboratório de Jogos –– it's Portuguese for "Games Lab" –– in 2014, in Belo Horizonte, Brazil; but for some reason the videos are not ready, but they will; and I'm sure Conlang Wars needs to be the first game published here.

So, Conlang Wars is being presented to you for free, with a Creative Commons license (see the beginning of this page), or please check Enigma:Aviso_geral for more information on the license; and feel free to send a tweet to @solcajueiro on Twitter.

This game is simple: Do you know RPG? Imagine create your own language while playing! That's it.

You'll find here information on Conlang Wars, Novels, Tales (list) and much more.

Enigma started in 1991, but it was in 2001 it became an obsession the same as Conlangs.

Sol Cajueiro shares with close friends he first created a Conlang in 1985, Draka.

We have to ask for your patience, for this Wiki is made both in Portuguese (first), then in English.

The first test was done in 1991 with the Galactic Empire, during P1 (Project 1), and evolved as a project one by one up to the present. It was originally an RPG, or Role Playing Game, and it evolved into a Story Game with Shared Narrative naturally in the process.

We'll have many Tips on Conlang Wars here, including Mapmaking, Storytelling Techniques, Tactics, etc.

All you need is to gather a group, make a map and start picking your words.

Don't bother with too much Linguistics (Conlang Wars), but we'll have tips on it too.

Sol Cajueiro is an active member of the Facebook groups Conlangs, Constructed Languages, Conlang Proficiency, Conworlding L&C, and more, all nice places to get more info on Conlangs if you want to share your Art, take part into Translation Challenges, etc.

Sol's most famous language is Akkia, but there are more: Draka, Oká, Nekron, and a few more.

There are many notes on Conlangs, Game Design and Worldbuilding, all in paper.

It may take some time to publish it all, mostly because Sol's lost seven hard drives with his works before; now, everything's done with redundancy and backups are done regularly, just to grant you the right to (according to the Creative Commons license) have your own Conlanging Challenge here.

The Conlang Wars Basics are a few rules to grant the Game Group will really create a language.

There are many types of Conlangs: Artlangs, Auxlangs and Loglangs to name a few.

Here: Well, well,... You'll need some patience: The Group has two years or so to complete The Task.

It means a Game Group, playing Conlang Wars, has two years to create and start speaking a brand new language.

This game's being made for Action Tales Enigma (EFM) and the rules are being published here.

––––– Our motto is simple: Enigma is The Multiverse waiting for you.

We're neither so-serious as Wikipedia[11] nor so-great as TV Tropes[[12]].

Both are very good places to look for new words: the beginning and the end of the Internet.

You'll need a group, the Story Game or RPG book you most likely find interesting to use, a few Flashcards, dices and whatever else you want. The Starting Point is to create a very clear map with whatever date you want to put on it, and a few House Rules to start.

Our texts on Mythology, Cosmology and more, with comments, are here to make it easier.

Take the example: The Nine Elements Table: 1. iyari (water), 2. fu (air), 3. tukket (lightning), 4. blat (blood, plasm), 5. heat (heat), 6. ter (earth), 7. nar-jór (fire), 8. inssei (light), and then 9. arika (fog).

Go to our Listas (list) whenever you're about feeling lost.

More pages and notes derive from information already present in some other text.

More information will be added step by step; and we thank you for your patience, your support and comments.

Send a tweet to @solcajueiro on Twitter with your questions.

We also share news on @schmmach and several questions on Magic on @themagicnation.

Feel free to use our ideas on your Table, for personal use, and please read the Enigma:Aviso_geral license.

The saying "Roll the Dice" will echo beyond the legend.

Thanks for reading, and Be welcome.

Wiki de Enigma

Oi-oi! E seja bem vindo ao Wiki de Enigma.

Em primeiro lugar, queremos dizer que a tradução dos blugs para o português vai demorar, mas como estão sendo adicionados duas linhas do tempo e viewpoints paralelos, o prazer de ler em português vai ser maior do que o que antes foi ler o Resumo em inglês.

Deswde 1991 que testamos vários sistemas de RPG para saber o que incluir em nosso sistema. Foi em 94 que O Jogo começou a tomar forma, na cabana do pai Todmmas, que eu vim a conhecer (Sol) somente em 2003-4. Estamos aguardando a substância para dar forma ao Grande Jogo, desvendando seus segredos. Enquanto nós jogamos, nós anotamos o que é jogado. Isso tem como objetivo dar continuidade ao processo de descoberta dos segredos. Tem hora que a solução é liberar O Jogo, mas em outros momentos é melhor ir com calma, escolher bem os nomes e fazer mapas menos ousados.

Enigma significa que os participantes estão desvendando enigmas, o tempo todo.

É uma maneira "cult" e "cute" de misturar elementos adultos e jovens para formar um Jogo.

Ao mesmo tempo em que é um jogo sem níveis, ou seja, o personagem está pronto, Enigma é um método oracular desenvolvido por Sol Cajueiro para a Investigação da Magia, do mundo e do Multiverso.

A diferença equivalente a níveis está em pontuação e ou em histórias jogadas.

O exemplo de grupo de jogo pode parecer confuso. Um psiónico que descobriu há pouco tempo que é pessoa de poder, tem uma mente bastante comum, e é astrônomo. Um schamant urbano que tem um sítio numa cidadezinha próxima para o trabalho e a cidade como território; ele também escolheu ter um familiar gato, e sua gata lhe transforma em um tipo de representante do Tottem do Gato. Uma guerreira da luz, vizinha do psiónico, uma das pouquíssimas de sua ordem, e que o schamant prevê que vai ficar junto do psiónico; ela voa, o que é "cult" e "cute" ao mesmo tempo, porque ela é capaz de materializar, o tipo mais difícil de manifestação que existe. Uma bruxa que lidera a cidade porque tem muito dinheiro pra bancar as necessidades da comunidade, e cuida das repúblicas de estudantes. Um Jogador que sabe o que faz, um Ikkomi, o que significa "pessoa comum com direitos especiais", que aparece para desvendar os porquês deste grupo, que ele sabe que não pode transformar em Ativos. Uma estrangeira que se naturalizou e tem aparência de dezesseis anos, sendo na verdade um Avatar em sua busca de missões a cumprir.

Este é um grupo típico de Enigma, mas pode ser diferente, com outros Tipos e histórias.

Uma garota que ama livros, um garoto que cria bugigangas e um órfão. Eles se conhecem no dia em que estão indo para a Escola, uma escola famosa e muito importante. Histórias de Escola são uma constante em Enigma, quando é necessário ter escolas para passar o conhecimento para as próximas gerações. Na verdade, este trio terá sua própria história contada depois que ela aconteceu, no blug de Action Tale no Blogger, mas depois que aconteceu porque nenhuma pessoa percebeu o que eles fizeram, eles salvam tudo, e outras pessoas vão tentar desvendar os porquês. O garoto que cria bugigangas se torna o ottowa deste grupo, em um mundo da nobreza corporativa da Aliança da Três Raças chamado Tanahta, enquanto que o primeiro exemplo dado ainda está sendo jogado em Arda, nossa Terra.

Cada galáxia tem um Grande Conselho, e seus representantes são chamados de Guardiões.

Temos uma notícia importante, a Era mudou. Mudou, e com essa mudança várias coisas que eram mantidas segredo por pessoas e organizações duvidosas, agora estão sendo desvendadas. O Enigma é o caminho. Nós estamos aqui para estudar e oferecer enigmas sobre o que se pensa sobre esta nova Era, e vamos compor páginas sobre temas e histórias que podem ajudar a entender O Enigma, e se você procura um porquê de estar vivo, não se esqueça do Tarot.

Nós usamos o Tarot como forma de incluir o caminho do herói dentro das histórias.

Aguarde enquanto é feita a redação e a revisão desta página.

Informações podem depender de citação em alguma outra parte do Wiki, então pedimos paciência.

Vamos aos poucos, que temos muito o que registrar nesse nosso Wiki project.

Nossas Publicações e Outros Testes

Oi! Nós publicamos em blogs há algum tempo, e agora queremos anunciar a tradução.

Vamos começar a publicar as histórias de Action Tales Enigma, dos Mundos Trikumai e da deslumbrante Akkoya, o futuro presente, aqui mesmo no nosso site e com comentários de jogadores.

Vamos por enquanto pular a Introdução, e ir direto para Sonhos Roubados -- 01, o início.

Novidade: (Sol) Vou publicar os primeiros três capítulos do meu romance pra vocês lerem.

O romance se chama Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes e você vai poder ler o Capítulo Um em Essa Esperança, Tão desconhecida. Espero que gostem. Vou publicar o Capítulo Dois em breve, aqui mesmo no site pra você ler.

Aguarde enquanto é feita a redação e a revisão desta página.

Informações podem depender de citação em alguma outra parte do Wiki, então pedimos paciência.

Vamos aos poucos, que temos muito o que registrar nesse nosso Wiki project.

Destaques do Mês (Abril, 2018)

Aqui você vai encontrar as Dicas do Mês.

Here you'll find your Mothly Tips.

Note: go to Conlang Wars to start reading.

As listas de Sistema (lista), Mecânica (lista) e Alternativa (lista) são um bom ponto de partida.

Siga para Toj, Kalaummuklutwa ou Akkoya para ver informações de Worldbuilding e de ambientação.

Dicas ainda válidas, datadas desde 2014 a 2016, para ler.

No mês de Outubro, a página Playtesters lista os jogadores; e Mitologia e Cosmologia são um ponto de partida essencial para iniciar a leitura. Sobre os dois blogs no Blogger, não deixe de conferir o Resumo (Blogger) sobre eles.

No mês de Novembro, sugerimos dar uma lida em Trikumai; em Dezembro teremos novas páginas e notícias.

Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar.

Dê uma olhada em Draka para ler sobre Dragões e sua língua; e, também, em Akkia, a Conlang mais bem desenvolvida no projeto até agora. Aguarde mais informações sob a forma de Aula (Conlang Class) e, enquanto isso, Verbos Básicos (Akkia) é um bom começo.

Siga para a página Mitologia (Terra) para informações sobre A Terra. A Guerra das Ordos (Terra) e Independentes (Terra) também são uma excelente opção de leitura para entender o passado do Século 23, data atual do nosso site.

Siga para a página Ensaios (lista) para ver os Ensaios ou Story Essays publicados.

Siga para a página Poesias (lista) para ver as poesias publicadas e, também, divirta-se lendo Tempo (Poesia), nossa sugestão de Dezembro para dar início à leitura das poesias de Sol Cajueiro, e também Todos (Poesia), Sem Saber (Poesia) e Sigilo (Poesia), importante para a experiência do site.

Siga para Nação da Magia (Poesia) para ler a poesia de Fevereiro.

Siga para De Onde vem (Feitiço) para a Salaralug –– ou Poemidade –– do mês de Março.

Siga para a página Rituais (lista) para ver os Rituais publicados.

Vamos incluir uma página para as Listas (lista) em Dezembro.

Siga para A Lenda dos Dois Irmãos (Conto), dica de Ano Novo: Feliz 2015! -- Vidu.

Aqui –– Dicas datadas de 2015, para você ler.

Siga para Interesse (Poesia) para ler a poesia de Janeiro; dedicada ao amigo Paulo Lages: "Obrigado pela força, velho! E nesse ano que começa vamos combinar de encontrar, pra botar o papo em dia". A dedicação da poesia se deve a Paulo ter sido o centésimo a curtir minha fanpage no Facebook.

Siga para Prelúdio (Poesia) para ler uma poesia grátis: presente aos meus Patronos.

Siga para Magia dos Fatos (Poesia) para a poesia do mês de Setembro, 2016.

O Século 23 aguarda ansioso por novas informações reveladas sobre A Guerra, lá no futuro.

Siga para Trikumai ou Akkoya para ver mais sobre a ambientação onde rolamos os dados.

Textos datados de 2018 para você ler, e não se esqueça de mandar um tweet.

Siga para Essa Esperança, Tão desconhecida para ler o Capítulo Um dos romances de Enigma.

Aguarde enquanto é feita a redação e revisão desta página.

Outras páginas e anotações derivam de informações já presentes em algum outro texto.

Mais informações serão adicionadas aos poucos; e agradecemos pela sua paciência, seu apoio e comentários.

Siga a página Poesias (lista), ela é muito importante.

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Obrigado por ler; e Sinta-se em casa.

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