Página principal

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Sol Cajueiro e equipe desejam-lhe as boas-vindas.

O Século 23 traz em seu coração mudanças no cenário político, econômico e também para todas as sociedades paralelas protegidas pela Academia; e estamos aqui para informar sobre as transformações profundas que modelam o ser pessoa.

A narrativa dos Eventos traz as necessidades da existência no centro das questões.

A missão deste Site é ambientar o leitor no EFM, ou Multiverso Ficcional Enigma, também conhecido como Enigma Action Tales e mais alguns nomes que não diremos porque são spoilers terríveis, para que o leitor entenda Enigma e consiga entretenimento de qualidade. Os links levam a explicações variadas. Estamos refazendo o esquema de links e de explicações, incluindo entradas de dicionário e também explicações sobre as línguas de Enigma.

Novidade: (Sol) Vou publicar os primeiros três capítulos do meu romance pra vocês lerem.

O romance se chama Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes e você vai poder ler o Capítulo Um em Essa Esperança, Tão desconhecida. Espero que gostem. Vou publicar o Capítulo Três -- está publicado, aqui mesmo no site pra você ler.

O Capítulo Dois está aqui pra você ler, em Além da Imagem do Despertar -- e venha comentar nas redes sociais! Boa leitura, e não se esqueça de que estamos no século 23 nesta história. Sejam Bem-vindos.

Venha ler o Capítulo Três, em O Tempo, Que se Esconde, e espero pelos seus comentários.

Vá para Informações Relevantes (R) para um excelente ponto de partida.

Vá para Testes para ver as explicações sobre Testes de Dados, de Enigma.

Temos uma campanha de Crowdfunding, em https://www.patreon.com/enigma -- Venha escolher nomes de personagem e, em breve, outras opções de escolhas para interagir com Action Tales Enigma.

Sol: Não temos release dates, mas eu estava negociando com a editora a primeira edição do primeiro livro de uma série de cinco livros; também estou trabalhando em um spin off, uma série paralela sem número definido de livros, que também irão figurar info aqui mesmo em nosso wiki. Digo estava porque a editora não tem distribuição, e eu preciso de distribuição. Ela quer que eu venda o livro de um em um. Impossível. Meus livros devem estar nas livrarias. Abraçamos a causa do Indie Story Game, e temos em teste um livro que está sendo analisado, com publicação do jogo no futuro. Estamos gravando as sessões e vamos ter uma história inteira gravada em voz. Estou feliz de ter você como leitor ou leitora, e muito mais vem por aqui, recheando de aventura este que é mais que um Blog de RPG, e sim um agregador do Enigma Fictional Multiverse.

Aqui também reunimos as páginas oficiais da @themagicnation -- The Magic Nation, ou Nação da Magia.

Sol: Você também pode me chamar de Ikkomi Kajiura, meu nome japonês e, também, um nome que eu uso para minha vida literária. O kanji vai ter de ser analisado, porque nomes japoneses não seguem as mesmas regras que nomes em português, e até agora eu só tenho o meu desejo de ter um nome japonês. Eu uso o nome Ikkomi desde 2008-9, sendo o primeiro nome na lista de nomes para o meu protagonista dos romances, mas depois disso ele se tornou Elliot para sempre; na verdade, Ikkomi é um estilo de vida.

Você encontra aqui as Conlang Classes das línguas do projeto, iniciando com o Narasalama de Akkia.

Precisamos de mais Feedback, se você puder seguir @solcajueiro no Twitter.

English: See Índice (Index): Conlang Wars –– A Story Game for Conlangers.

We have to ask for your patience, for this Wiki is made both in Portuguese (first), then in English.

Our Translator Machine Rafa is focused on the Novels, but we're working on the English version.

Nota: Alguns direitos reservados (Sol Cajueiro).

Note: Some rights reserved (Sol Cajueiro); see below.

O conteúdo deste Wiki esta protegido por uma Licença Creative Commons[1].

(EFM) Enigma Fictional Multiverse by Sol Cajueiro is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Permissions beyond the scope of this license may be available at https://twitter.com/solcajueiro.

Permissões além do escopo desta licença podem estar disponíveis em https://twitter.com/solcajueiro.

Introdução; e nosso convite a você, leitor: Sinta-se em casa! E divirta-se.

Este Wiki reúne os textos e trabalhos de Sol Cajueiro e equipe.

O objetivo da página é apresentar o universo ficcional autoral do nosso time.

O Projeto tem vários nomes: Action Tales, Enigma, EFM, Schmmach, entre outros.

A imagem do Wiki é a bandeira da equipe de criação, apresentando uma pessoa em sua comunidade.

Aqui você encontra histórias, mitos e lendas, além de poesia e anotações diversas.

Tudo isso para lhe ambientar, leitor, no Multiverso à espera de você.

Nos aliando às Vozes que nos representam.

O Multiverso Ficcional Enigma inclui A Terra, mas também um sem número de outras sociedades, civilizações e outras coisas; e aqui convidamos você leitor a experimentar textos e anotações sobre o nosso universo, além de ler Contos, Poesias e notas sobre as línguas ou Conlangs de autoria de Sol Cajueiro e equipe.

Estamos concentrando os esforços em Romances que estão para sair, em breve.

Assim sendo, vamos adicionar as informações dos Romances logo que forem publicados; mas, enquanto isso, nós jogamos histórias que serão publicadas aqui mesmo, expandindo aos poucos o tempo e espaço a partir do Século 23, Terra; mas siga os links para outros mundos, também.

Também reunimos aqui anotações sobre Magia, Manifestação e Poder, seja real ou ficção.

Aos poucos, mais páginas serão adicionadas e o conteúdo expandido.

Todo o conteúdo presente neste Wiki é autoral; e apesar de termos um interesse em fanfic em geral, não iremos publicar fanfic, ou paródias e similares. O autor, Sol Cajueiro tem o interesse em deixar anotações aqui que possam vir a ser úteis ao Grupo de Jogo que quiser usar o universo ficcional presente em nossas páginas para desenvolver suas histórias em mesa de jogo; mas, se você usar qualquer das idéias aqui presentes, nos avise ou cite a fonte. A citação é muito importante. Note que a licença do Creative Commons que foi escolhida indica o Não-Uso para fins comerciais; e que, então, para permissões além desta licença, entre em contato com @solcajueiro no Twitter. Temos aqui o interesse em parceria que venha a beneficiar de fato todas as partes envolvidas.

Sol: Agradeço a sua visita, de coração.

Introdução

Oi-oi! E Seja bem-vind@ ao Wiki project Action Tales Enigma.

English: Read this, please.

Hello, and Be welcome to the Action Tales Enigma wiki project.

This wiki project is written in Portuguese, but some content will have its English version, marked (Eng), every time the information needs to be in this language or the links are to pages written in it.

We may need help with the English version of our wiki, so if you want to contribute please contact @solcajueiro[2] on Twitter (it may take a while to answer, as it depends on reading the tweet; and it's better than e-mail).

Thanks for reading.

Para ler o Manual de Usuário da MediaWiki.

Consulte o Manual de Usuário para informações de como usar o software wiki.

Algumas Informações importantes.

Este Wiki reúne os textos e trabalhos de Sol Cajueiro e equipe.

O objetivo da página é apresentar o Universo Ficcional autoral do nosso time, criado por Sol Cajueiro e diversos amigos, na intenção de oferecer histórias sobre este mesmo Universo e que serão publicadas aqui.

O Projeto –– Enigma Fictional Multiverse –– tem vários nomes: Action Tales, Enigma, EFM, Schmmach, entre outros.

A imagem do Wiki é a Bandeira da equipe de criação –– e da Nação da Magia Ouddla, apresentando uma pessoa em sua comunidade, com um livro (Grimório), e cujos pés estão livres para ir aonde quiser, além do que também a cabeça está livre, indicando o incentivo ao livre pensamento.

Aqui você encontra histórias, mitos e lendas, além de poesia e anotações diversas.

Tudo isso para lhe ambientar, leitor, no Multiverso à espera de você.

Action Tales começou como um clube focado na criação de um mesmo Universo Ficcional (UF), que teve início com seus primeiros testes em 1991 com o P1 ou Projeto 1, e avançou de um em um como projeto até a forma atual.

Foram 12 Projetos, então o que seria o Décimo Terceiro é o que está sendo publicado.

Assim, Action Tales Enigma evoluiu de um RPG (Role Playing Game) para um Story Game naturalmente.

Tendo uma "pegada" narrativista mais forte com a narrativa compartilhada, estes testes se iniciaram em 2009, ano também em que se deu início a dois blogs anotando as histórias, mas que estão em formato Resumo, muito ruim de ler; o foco era deixar anotada a história jogada para que fossem adaptadas no futuro sob a forma de conteúdo para o Universo Ficcional em questão.

Somos uma Nação da Magia, e reconhecemos a existência de outras Nações da Magia, como por exemplo a Nação da Magia do Reino Unido e a Nação da Magia do Japão. Sabemos que os Bruxos têm a tendência a se organizar como Nação, e que os Magos de Virtude têm a tendência a se organizarem como Tradição. Isso se torna importante, porque os Magos que usam os Sete Vícios, ou Pecados, são antagonistas e serão em todas as histórias, para que se saiba que devemos abandonar os Pecados; eles já foram proibidos há tempo o bastante, para que as pessoas saibam que são proibidos.

Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar a ler.

Este conto foi publicado no dia de aniversário da filha de Sol Cajueiro, e a ela foi dedicado.

Siga para A Lenda dos Dois Irmãos (Conto) para ir adiante.

Estes dois Contos são parte do Multiverso Ficcional Enigma (EFM).

Siga para a poesia Doxa para começar o estudo de Planologia.

Estamos também publicando Romances, siga para Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes para ver a lista de Capítulos já publicados

Esta história tem o século 23 como ambientação, mas nosso site é o Universo expandido da mesma ambientação publicada nestes Romances, Contos e Lendas.

Damos o nome de O Grande Jogo à proposta de jogo que aqui apresentamos, tendo no Jogador o Tipo de personagem central mais importante e que atua por meio de Ativos, que são quase qualquer coisa que um Jogador pode controlar em uma história. Alguns Jogadores se dedicam a cuidar de seus assuntos, sem interferir no mundo. Alguns, já participam diretamente da história da civilização.

Seja bem vindx a Arda, ou A-erre-de-a, a nossa Terra, e considerando o mundo sem as muitas dimensões, há mais ou menos 170 Jogadores. A maioria nem sabe disso. Vive suas vidas sem saber das teorias da Supermitologia. Se você considerar todas as 300 dimensões, há cerca de 400 Jogadores no total, em Arda. Isso quer dizer que você vai encontrar oposição, dependendo do que você queira fazer.

Vamos também publicar nosso Sistema de Regras, aqui, de graça.

Sol Cajueiro tem uma campanha de financiamento coletivo em: https://www.patreon.com/enigma –– e você pode sugerir nomes para personagens, que serão adaptados para serem usados.

As listas de Sistema (lista), Mecânica (lista) e Alternativa (lista) são um bom ponto de partida.

Enigma Action Tales and Poetry also have it all, in here.

I invite you to build your own knowledge of Enigma by reading my poetry. It's mostly in Portuguese, yet. It's going to be translated into English and, with much more effort and care, into some of my (our) 9 languages. One must be let out of it because it's a Spellcasting language, Hlar is not a Conlang to be used to render conversation, and three are not used in public, what let us with five languages to translate. It may take some time to post the translated version.

We thank you for reading, and hope you enjoy your stay.

Action Tales Enigma usa de um a doze D6, ou dados de seis lados, dois D10 ou dados de dez lados, mais talvez um D10 daqueles que marca dezenas e também um D20 para a Geração de Código Espontâneo e testes relacionados ao Tarot, mais modificadores, além do sorteio de Hierarquia inicial; e um baralho de Tarot cuja escolha do baralho edifica o estilo de jogo que o Mestre e o Grupo de Jogo preferem, ou seja, a escolha entre o Rider-Waite, Marseille ou Thoth modifica completamente O Jogo, adicionando detalhes devido a interpretação pessoal dos participantes sobre a simbologia das imagens, sempre com objetivos narrativistas.

Nota: também usamos a palavra Taika como um sinônimo de Tarot, em vários pontos ao longo dos textos.

Aqui, a palavra Taika –– Tarka, em alguns dialetos –– vem da língua Draka, a língua dos Dragões, e significa "Caminhos", ou (eng) "Ways". Taika é o nome que indica "Terra", o nome mais comum dos mundos ediche, e também Magia. Não se sabe bem ao certo, mas os dragões são cheios de cuidados, quando o assunto é um mundo ediche, mesmo os menos evoluídos, mesmo os que integram a ação intergalática civilizatória feita pelos Conselhos Galáticos, como no nosso caso, com o Conselho Galático 5b. Nossos aliados não-ediche mais próximos são as galáxias 52 e 35B, sendo a última a dos nossos amigos Apuka, uma raça de símios cujos Cinco Clãs Apuka regem uma sociedade dominada primeiramente pelo conceito do Herói que se torna uma divindade.

Não se esqueça de que nossa galáxia é a Galáxia 5b, a galáxia de Arda, ou A-erre-de-a. E é a mesma galáxia de Akkoya, também elae ou ediche, Melch Lemetian ikka, Mekhet, elae e mundo egípcio, todos no mesmo Setor.

As informações -- iwa -- de histórias são, em geral, sempre addýr e vamos ver palavras em Akkia e suas irmãs, tais como Krippa e também Slanka, sendo esta última uma língua de corda. Não vou poder publicar palavras de Violet e Gut, por enquanto, apenas com a devida permissão de minhas filya –– de familya mágica –– palavra que indica que eu sou um Ottowa ou Ote delas, ou seja, um líder. As lendas da Nação da Magia dizem que um Ote consegue saber informações sobre suas filya a distância, e que elas conseguem ouvir sua voz onde quer que estejam. Há duas hierarquias acima de Ote, e são o Duke e também uma Princesa, ambos cargos educacionais, ou seja, são cargos que só podem ser preenchidos por estudantes e, como somos uma Nação Escola, é a Magia o nosso objeto de estudo.

Além disso, também se estuda Manifestação e Poder em nossa Nação.

Também tenho uma drawlang -- drawing conlang -- uma versão de Deutfraktur é intermediária entre Akkia e Deuta, que iria ser uma conlang celta, mas sonhos e revelações a colocaram como a língua dos Imortais –– Vampiros.

Sabemos o quão difícil é o mercado do Story Game, RPG e jogos, então vamos publicar todo o nosso sistema aqui mesmo no Wiki, sem um livro em andamento.

Hoje qualquer um com acesso a Internet vai poder ter acesso ao Sistema de Regras aqui publicado, mais o bônus de Lendas, Conlangs e outras coisas, guias de condução de lendas, e Geração de Código Espontâneo, representado pelos Atributos rolados em um d10, entre outras Alternativas.

Talvez você tenha um interesse extra e queira acompanhar de perto a criação de nossas Conlangs, também serão compartilhadas aqui.

Mande uma mensagem para @solcajueiro no Twitter, vamos manter contato.

O Multiverso tem três Tipos de Ambientação: Fantasy, Science-Fantasy e Epic (textos ainda em planejamento, em Inglês, e sem data para serem publicados).

Vamos publicar resumos de Sessões, no futuro. Primeiro, Action Tales não é um jogo de ação ininterrupta. O ideal é dar tempo para que os jogadores se acostumem com a narrativa e, em especial, as regras de narrativa compartilhada com o uso do Tarot. Muitas vezes, o estilo de história é puzzle. Enfim, um jogo que se pretende se chamar de Enigma deve ter enigmas para que os jogadores se envolvam na trama. A trama pode ser infinita. Os jogos podem ir e voltar nas linhas do tempo, desde que O Jogo, definição especial que supera o conceito de RPG como um jogo e pessoas contando histórias, seja feito com o acompanhamento do Tarot. O Tarot coloca O Jogo dentro do jogo, com maiúscula e minúscula, elevando Enigma Action Tales a um jogo oracular de narrativa compartilhada, em que muito do que se está jogando existe, de alguma maneira, em algum lugar -- em uma relação mágica de espelhamento.

Agora, estes links a seguir são muito importantes.

Vamos listar (E) as Especificações, (W) as entradas de Worldbuilding e ambientação, e (R) as Regras e Alternativas.

Siga para Informações Básicas para ver a introdução ao Sistema de Regras Action Tales Enigma que testamos constantemente.

Vá para Testes para ver as explicações sobre Testes de Dados, de Enigma.

Siga para História do Teste Simples de 2d6 + Rerrol, para ver anotações sobre o Playtest cujo início do uso foi em 2001, hoje Teste de Condicionamento que indica se o personagem é capaz ou tem condições de realizar uma Tarefa, mais usado como Teste de Stat, ou "estatística", de 2009 em diante.

Siga para Social, Misto ou Combatente para ver os Tipos segundo o Sistema; e note que Tipo é uma palavra que será muito usada.

Siga para Hierarquia, para começar a criação de seu personagem e o sorteio do seu antagonista.

O Glossário (lista) reúne Informações Relevantes (R) e páginas específicas que podem ser úteis para entender O Jogo e sua ambientação.

Siga para Listas (lista) para ver o coletivo de páginas de listas, sempre que for se sentir perdido ou procurar por informação específica.

Agradecemos a visita e esperamos que volte sempre que quiser, para ver as novidades em nosso Wiki.

Se você gosta de Poesias (lista), aqui também encontra seu lugar.

O idealizador do projeto, Sol Cajueiro deu início em 1985 à criação da língua Draka, cujas anotações mais antigas que restaram são de 1991. Elogiada por alguns e conquistando curiosos no grupo Conlangs (do Facebook), Akkia teve oito anos de investimento para tomar a forma a que chegou em 2013; você pode seguir @schmmach no Twitter para mais informações. A língua Oká está sendo criada em um grupo (Heitor, Henrique, Tiago, Ian, Rodrigo, Rafael, Antônio), o qual testa o jogo e participa das discussões sobre regras; e competem pelo poder da palavra. Ikkai é um projeto para o futuro –– a língua do futuro. Enquanto isso, Nekron é o povo -- Vampiros -- cuja a língua Deuta ou Deutfraktur, ou Slanka, é a que o artista está focando esforços; ela é o portal, pelo qual informações importantes serão dadas, dentro e fora do Multiverso em questão, ou seja, também é o ponto de partida para o conhecimento das demais línguas, em nosso Projeto, seja em Romances, Contos, notas e orientação sobre O Grande Jogo, neste mesmo site.

A língua da Nação da Magia é Akkia, mas temos também várias outras. Se você falar Português, Inglês ou Japonês, também será compreendido.

O Processo de Criação (Conlangs) das línguas é muito interessante.

Siga @solcajueiro[3] no Twitter para mais informações.

Não deixe também de seguir @themagicnation[4] e @schmmach[5].

Obrigado pela visita.

Siga também a página de Sol Cajueiro[6] no Facebook, além da página da The Magic Nation[7], uma iniciativa na discussão de Magia, Manifestação e Poder voltada para a busca pela Pergunta, não de qualquer resposta, e a página Action Tales Enigma[8], todas no Facebook. Siga também @themagicnation no Twitter.

Se você tiver o interesse em se tornar um cidadão, mande-nos suas perguntas.

Estamos planejando um Forum para que os membros da Nação da Magia se reúnam e tenham um lar no qual possamos nos apoiar uns nos outros.

Não será um Forum de Roleplay, e sim um lugar para discussões da Nação.

Obrigado por ler.

Enigma Fictional Multiverse

Antes de qualquer coisa, Sejas bem-vind@ à página.

Action Tales é um esforço iniciado por Sol Cajueiro para o desenvolvimento de um universo ficcional em comum para alguns autores amigos; e que encontram neste universo uma base para desenvolver Romances, Contos, Poesia, Conspiração, Conlangs, Worldbuilding, além de História e o que não querem que você saiba, de forma tanto narrativista quanto jornalística, o que se propõe o Multiverso Ficcional Enigma (EFM) é abraçar o estímulo da imaginação. O nome singular Action Tale se refere ao esforço de criação desde a origem.

Estamos fazendo revisão na Página principal -- Obrigado por ler.

Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar a ler.

Este Conto foi publicado no dia de aniversário da filha de Sol Cajueiro, e a ela foi dedicado.

O objetivo aqui é publicar uma Série de histórias, aos poucos, e também informar sobre o universo em que elas acontecem. As informações devem seguir o ritmo da publicação dos Romances, Contos, Poesias, Conlog, Aulas sob a forma de Conlang Classes, Ensaios (Story Essays), Letras (Lyrics) e tudo mais que está planejado para fazer parte do universo ficcional.

Siga para A Lenda dos Dois Irmãos (Conto) para ler uma de nossas lendas.

Estes dois Contos são parte do Multiverso Ficcional Enigma (EFM).

Enigma Action Tales reúne aqui mesmo no nosso Wiki, as Informações e Regras que podem ser úteis para que você consiga jogar Enigma.

As listas de Sistema (lista), Mecânica (lista) e Alternativa (lista) são um bom ponto de partida.

Enigma Action Tales divide os Tipos em grupos, para facilitar o entendimento do Sistema de Regras. Siga para Social, Misto ou Combatente para ver os Tipos segundo o Sistema.

Vá para o Glossário (lista) ou Listas (lista), sempre que for se sentir perdido ou procurar por informação específica.

O texto Informações Relevantes (R) é um resumo que pode ser útil para entender O Jogo e sua Ambientação.

Ao jogar, você precisa saber que tem liberdade de escolha, e que o Sistema foi feito para servir à Ambientação, não o contrário. Assim sendo, há coisas mais simples de se fazer, mas certas coisas são um pouco mais difíceis –– Exemplo: Não dá pra jogar com "lobisomem", porque é um tipo de "besta", um tipo de monstro que não tem controle sobre si mesmo, porém o Mestre e o Grupo de Jogo podem querer jogar uma onda mais "terror", onde se encaixa muito bem como um dos Tipos de Antagonista.

As Três Esferas (W) que O Grande Jogo oferece fornecem uma base sólida sobre a qual se joga com muito cuidado, porque a Ciência e a Religião não se dão bem, e é a Magia que é o Caminho do Meio, que tem a chance de explicar coisas tanto a uma quanto a outra, e entre elas.

Note que as Três Esferas existem ao mesmo tempo: Não há uma separação clara entre uma e outra, tudo existe ao mesmo tempo.

Os Três Mundos Trikumai –– Toj, Kalagot e Treiyka –– são um ponto de partida pra você ver os exemplos de Ambientação. Toj foi desenvolvido em mesa de jogo, e é o mundo ediche mais importante desse Quadrante da nossa galáxia, Akkoya. Assim sendo, Toj é o passado desse mundo futurista, enquanto Kalagot se tornou o Astral desse mundo no futuro e Treiyka, que era oco, se tornou o satélite de Akkoya. Essa mudança acontece com o fim dos Mundos Trikumai, e o início da Era de Transição.

Trikumai separa "pessoas" em Tipos –– Pessoa Comum e Pessoa de Poder representam a Esfera do Comum e a Esfera do Poder, ou seja, todas as pessoas que têm qualquer tipo de capacidade especial são chamados de Nobres. Dessa maneira, os bruxos e bruxas que tem Aptidão de nascença são naturalmente parte da nobreza, mas aqueles que estudam Magia feita por Virtude, o que não é de nascença, também se tornam Nobres. Os Mundos Trikumai são unificados, porque os nobres que tem Telepatia ou a capacidade de observar a distância fazem com que os mundos sejam até mesmo "pequenos".

Além disso, As Três Timelines Trikumai –– Toj, Kalaummuklutwa e Akkoya –– são Janelas do Mundo Capital ediche, e são jogáveis! Isso quer dizer que você pode envolver os Jogadores de outra Janela. Os Jogadores mais conhecidos são A Imperatriz, O Agente do Correio, O Selvagem, O Monge da Corda Branca, O Senhor da Luz, O Mestre Elementalista, A Sacerdotiza, O Mais Velho (Deus), A Deusa Monge da Magia, São Krunnke O Bárbaro, O Último Valoriano, O Hajá de Prizlýpea, O Vingador (Deus da Vingança), O Senhor dos Infernos, entre outros. Todos estes são personagens dos Mundos Trikumai. Você vai ver estes Jogadores nas histórias, principalmente na história Sonhos Roubados, que está sendo adaptada e que primeiro havia sido publicada em inglês -- Sol: Eu não era fluente em inglês, naquela época -- mas que agora ganha sua versão oficial em português.

Ainda assim, um Herói vai encontrar, além do Monstro que é seu oposto, também Deuses e Deusas, Entidades de vários tipos, Avatares, Extradimensionais, vários tipos de Espíritos, Alienígenas e, apesar de não ser o foco deste jogo –– aqui, os monstros são pessoas –– Criaturas que povoam a Cosmologia, a Natureza e a Existência, obrigando o Herói a reagir a uma Ameaça e aproveitar, ou não, uma Oportunidade que, juntas são os Tipos de Contexto que você vai ter de lidar.

Isso é muito importante: Ameaça e Oportunidade são os contextos apresentados o tempo todo, durante o Jogo, tanto pelo Mestre quanto pelos Intérpretes.

Nota: É muito importante saber a hora de não fazer um teste! –– Há coisas que se deve definir de forma arbitrária, quando um personagem tem toda a Vantagem para realizar uma Ação ou Ato e não está em Situação de Estresse, por exemplo.

Há também situações em que se joga apenas um d6, ao se fazer uma Tentativa.

Isso quer dizer que se você está testando uma coisa que não tem muita importância, você pode simplificar todo o Sistema e rolar um d6 simples. A Dificuldade será sempre 5, mas a Margem de Erro (R) pode se alterar, em um, ou seja, a Falha é 1 ou 2. Você também pode conseguir Vantagem, o que significa +1 no seu Teste. Isso quer dizer que você não vai mais tirar 1 no dado, e não falha, a não ser quando a Margem de Erro aumentar.

O dado um d6 é chamado de Chance, mas dê uma olhada em Testes para compreender melhor.

Uma Alternativa é considerar que só se joga Chance quando se está lidando com o Destino.

Ao se lidar com o Destino, você está Jogando Dados com o Destino, e há Tipos de Personagem que tem bônus para fazer isso, sejam eles um Djine por causa de sua Neutralidade (Djine), praticamente todos os Avatares e Extradimensionais, uma Múmia por causa da sua Grande Causa (Múmia), seja um Sussurro que é um lugar de poder, uma Âncora que é um lugar de poder onde a Magia é facilitada, em 2 ou 3, diminuindo a Dificuldade do d20, ou em qualquer tipo de situação em que o participante esteja lutando contra um Ponto Fixo, que é um futuro corrompido por um Corruptor, e fixado mesmo contra a vontade de todos. Se nada for feito contra, o Ponto Fixo acontece. Assim sendo, os Jogadores devem aprender a lidar com o Destino para mudar o futuro fixo; um Herói também pode tentar fazer isso.

Uma característica muito importante de um Story Game ou RPG está na Experiência, uma pontuação feita para que o intérprete leve os seu personagem para onde deseja.

Em Enigma nós usamos Pré-Requisitos para que você possa realizar ações mesmo quando você não tem uma dada estatística.

Não se esqueça de que existe uma diferença entre Ação, que é intencional, e Ato, que é não intencional, um se faz com o Teste de 2d6, outro com Xd6.

Também é importante saber que você pode separar a sua parada de dados e fazer um Teste Secundário, em que por exemplo: "Vou levantar o carro; mas, ao mesmo tempo, quero impressionar "personagem-x" com o tanto que eu sou forte" –– é um exemplo muito bom disso; ver: Flavour.

O uso de Flavour e o uso de Drama são também Experiência, e você recebe essas pontuações no início de cada sessão.

O uso da regra de Testes começou a ser publicada em 2018, então regras antigas como Teste Simples (R), que estavam confusas, estão sendo abandonadas.

Isso quer dizer que estamos passando por um processo de revisão das Regras de Enigma.

Vamos editar, por exemplo, a página de Mapmaking (eng), que vai ganhar duas versões, uma em português para o nosso sistema, e uma em inglês para que as regras de Jogador possam ser compreendidas neste idioma, também.

Jogadores disputam Ativos, que são quase qualquer coisa que eles possam controlar dentro de uma história, como por exemplo uma Nação, uma grande corporação, ou uma cidade.

Os Ativos precisam estar em uma área de Interação no espaço-tempo, o que quer dizer que somente com a ajuda de outros Jogadores é que se interage com outros tempos, ou mesmo com outros mundos. Assim sendo, a disputa pelos Ativos acontece fora do tempo. Isso quer dizer que um Jogador tem contato com outros Jogadores de outros mundos, e fica revelado que existe vida em outros lugares, ou seja, o Universo de um Jogador é muito maior do que o de uma pessoa comum, independente de época em que a história acontece.

Estamos deixando isso claro para que você entenda que Jogador não é Herói.

O Nível de Herói envolve o enfrentamento do mal e a luta pelo bem de difícil acesso, o Caminho do Herói (masculino) está muito bem representado pelo Tarot.

O Tarot também interfere nas histórias, porque no Nível de Jogador eles se tornam pessoas, e cada um dos Arcanos se torna um personagem. São as Entidades de Enigma. Você vai encontrar nas primeiras páginas de Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes, a entidade Aella, que é o Arcano Treze, a Entidade responsável pela Morte, ou seja, a mudança. A Morte também está presente, mas é na verdade uma Deusa. Ela é responsável por uma dimensão universal que recebe o nome de Floresta Profunda, e é uma garantia de que a Vida (uma das Origens) terá continuidade, mas nem sempre é a Morte que age para findar a vida; esta Deusa não prevê assassinato. É responsabilidade das deusas chamadas de Efemmera, o trabalho de intermediar a mudança, ou seja, a Mutação, e isso faz com que O Caminho tenha altos e baixos.

E é nestes altos e baixos que vive o Herói, mas o Jogador quer estabilidade, quer que os seus Ativos sejam atuantes na história da civilização.

Voltando ao Mapmaking, o uso de Mapas é muito importante para O Grande Jogo.

Tenha cópias de seus Mapas para que sejam feitas anotações neles, e para que os intérpretes possam saber onde atuam os seus Ativos.

Na leitura do Conto "Agora, Tenho uma Missão (Conto)", você vai encontrar um ponto de partida sem tantas explicações, mas dá uma série de noções importantes; se isso representa a loucura de alguém, ou se isso está mesmo acontecendo, você vai descobrir ao longo da publicação de mais histórias.

A Terra tem lugar, nas histórias, durante o Século 23 e, depois, vai encontrar outros pontos de vista. Saiba que a Terra recebe o nome de Arda, ou A-erre-dê-a, durante as histórias.

Depois do Klacch (não há uma boa tradução pra isso), Arda também vai passar por uma série de problemas, para resolver questões sociais, políticas e econômicas, e além de Akkia, que é a língua da Nação da Magia que tem o nome de Ouddla, a maior parte do continente de Hammer, as Américas, vai falar Ikkai, a língua da primavera. Ikkai está sendo criada para ser falada, da mesma forma que Akkia e a língua dos Imortais. Os Imortais são Vampýr, Sanguinius e Nekron. Eles respeitam as leis da noite, um tratado universal, feito há muito pouco tempo, há cerca de oitocentos anos (século 23), e é armada uma paz forçada entre Vampiros e Monstros, e tratada a nobreza das Entidades da Noite.

Siga para A Guerra das Ordos (Terra) pare ler sobre o passado, fins do Século 20, início do Século 21, ou seja, a virada do Milênio. É um cenário para se jogar. Esta época seta o Tipo principal como o Independente, ou seja, uma pessoa de poder que não faz parte de nenhuma Ordem (ou Ordos).

O Tempo Atual de nosso Wiki é o Século 23 de nossa tão querida Terra, Arda; mas voltamos a datas em outros textos.

–– Sol: É tudo baseado no Nada (Nothingness).

O Nada é uma dimensão universal, e é O Nada que permite o movimento. Sem O Nada, não haveria o que nós percebemos como movimento, e o próprio Universo não teria começado, mas também é O Nada um elemento, o elemento mais difícil de se controlar.

Teremos também adicionados aqui histórias derivadas de "Sonhos Roubados", e vamos deixar anotados aqui os nomes: "A Morte do Tempo", "Ameaça das Sombras", "Os Olhos além do Véu", "Selos da Magia", entre diversas outras histórias, todas baseadas em história jogada. A idéia é de usar o Jogo, um método criativo criado por Sol Cajueiro na forma de um Story Game, para primeiro jogar o conteúdo, muito maior que qualquer publicação adaptada e, então, adaptar ou para o nosso Wiki, aqui mesmo, ou para o formato Romance.

Você também vai encontrar aqui o Resumo das aventuras, incluindo as duas aventuras publicadas no Blogger, que serão adaptadas e publicadas. Elas estão em um inglês muito ruinzinho, porque na época eu (Sol Cajueiro) não era fluente em inglês, mas foi muito importante pra mim publicar em inglês. Hoje, conhecendo a língua, eu vejo que foi um dos passos mais importantes que eu dei na direção da fluência dessa língua. Entenda que Resumo é um formato, e fica um buraco de narrativa.

Assim sendo, aconselhamos paciência para esperar a formatação e publicação, e se você for espiar os dois blogs no Blogger, vai encontrar Spoilers por conta própria.

Mas bem, chegamos a uma encruzilhada, e você vai ter de tomar uma decisão.

Arda ou Akkoya? Akkoya ou Toj, a capital ediche? Archailax, da raça ikka? Melch Lemetian, a capital ikka? Mekhet, um mundo egípcio? O mundo de transição, ediche, Kalaummuklutwa? Que tal Tunna, o mundo dos sobreviventes fyrmani? Jy'tjk, as ruínas gray? Uma estação espacial (eciche?), ou estação escola? Tanahta, o mundo que foi bombardeado pela Frota Invisível? Um dos mundos de Profunda, que serve de ajuda para quase todos os mundos elae? Uma guerra política, com um Senhor das Trevas ou Senhora das Tervas que queira dominar o mundo? Um grupo de Monstros como vilões? Você vai ter de escolher cenário e também motivação dos vilões. Isso tudo sabendo que temos uma sociedade plural, onde as sociedades paralelas recebem proteção dos governos e da diplomacia, em que principalmente os Bruxos e Bruxas vão ter lugar, porque estamos no início de uma nova Era, em que a Magia vai ocupar o seu lugar, depois de muito tempo de declínio.

No século 21, em 2018, a Era do Renascimento da Magia tem início.

O mundo de Toj é o cenário de Sonhos Roubados, em que um grupo com pessoas de poder muito poderosas é reunido pelo Senhor dos Sonhos para recuperar os Sonhos e o destino dos futuros grandes líderes do mundo.

Neste mundo, a sociedade se divide entre pessoa de poder e pessoa comum.

Isso significa que qualquer pessoa com qualquer capacidade especial se torna um Nobre, ou seja, todos os Bruxos e Bruxas de nascença, mas também os magos de linhagem que despertam Virtude, sabendo que os magos de Vícios são vilões. Aqui, os sete Vícios ou Pecados são proibidos porque tornam um mago uma pessoa maligna, mas em Cultos secretos eles se infiltram em todas as sociedades, e escondem seu conhecimento em livros que parecem inofensivos. Dragões disputam com Basylisques a orientação dos Heróis.

O Wiki está sempre em construção; e novos textos ou informações são adicionados todos os dias (quase), para lançar passo a passo o universo ficcional desenvolvido por nossa equipe que, por enquanto, não é grande –– por enquanto –– mas, algum dia, será.

Tentamos expandir o universo a partir do que se conhece –– hoje –– e, tomando por inspiração a realidade, criar um Multiverso a espera de você; e que, desde o início do projeto ainda no começo da década de noventa (1991), tem a intenção de mostrar a vida como ela é neste Universo inspirado na realidade.

Você vai gostar de ver os Nove Elementos, ou também a separação em Doze Elementos, e que para facilitar, também usa-se na Magia a separação em Cinco Elementos.

Ainda jogamos todos os fins de semana, testando regras e ambientação, dando vida à imaginação, e fazendo da Interação uma real que será adaptada e publicada.

Abaixo, você encontra Conlang Wars –– nosso primeiro Jogo, cujo lançamento começou 23 de Março de 2015, em inglês.

Estamos lançando em inglês porque o público –– Conlangers ou não –– tem conhecimento desta língua.

A maior parte do site será em português, mas estamos negociando tradução para o inglês, em primeiro lugar dos romances. Não pretendemos falar de outros jogos, de fanfic ou de obras derivadas, apenas de trabalho autoral nosso.

Assim, também estamos testando nosso sistema próprio, mas talvez a publicação demore um pouco pra sair.

Também é do nosso interesse publicar notas sobre o Worldbuilding e de como criar o(s) seu(s) cenário(s) dentro do Multiverso aqui apresentado.

Você vê em nosso primeiro Conto a existência da raça dos Símios (Império), mas há muito mais adiante tanto sobre eles quanto sobre os Cinzas, e os reptilianos.

Há ao menos um Império (Definição) por galáxia, ou às vezes vários deles, mas ainda que não exista comunicação com as novas raças, porque há uma regra: Somente depois que uma raça desenvolve viagem espacial é que o contato pode ser feito, as raças espaciais são várias e todas elas estão bem armadas.

Não existe um tradutor universal, ou seja, ou você fala a língua e conhece os alienígenas, ou não.

Também estamos aguardando a finalização do Romance (Sol Cajueiro), para que o Século 23 esteja vivo aqui.

Todas as informações relevantes –– sem Spoilers, vamos tentar –– serão listadas e adicionadas ao Wiki, aos poucos.

Enquanto isso, Sol Cajueiro e, futuramente, mais autores a serem contactados, também têm aqui espaço para a Poesia, uma paixão.

Siga para Vida (Poesia) para ler a poesia do mês de Novembro. Siga para Desejo (Poesia) para ler a poesia de Dezembro.

Dê uma olhadela em Poeta (Poesia), publicada como Capa do livro de coletânea de autores Raio de Luz em 1990.

Aqui vai a anotação de virada de ano (2015); e, claro: Mais poesia, por favor.

–– Silea nue ihhen sa. (Happy new year!, in Akkia). Siga para Prelúdio (Poesia) para ler a poesia de Janeiro de 2015. Sol: Esta poesia é dedicada aos meus Patronos, mecenas das minhas artes. Não cobro por ela. No site Patreon, ela será listada como Atividade "Free", uma homenagem aos membros dessa família de mecenas que me proporciona continuar o meu trabalho. Obrigado, meus Patronos! Tem muito mais, adiante. E vamos em frente.

Agradecimentos especiais aos meus professores: Todos devem participar da Educação.

Sol: (toda indicação "Nome:" indica quem disse o seguinte) –– Agradeço aqui aos meus professores, Juca, Gracinha, e outros, por me darem o apoio que eu precisava, das boas maneiras à gramática e ao teatro; ter essa noção de teatro na escola me ajudou muito a entender a interpretação de personagem no RPG e, hoje, no Story Game narrativista. Ainda tenho a "Agenda" com poesias, minhas e de alun@s da escola; bem guardada.

Vamos nos concentrar mais em Worldbuilding, O Jogo e processo de criação que Poesia.

Ainda assim, há muito espaço para a Poesia entre as páginas de nosso Wiki project.

Toda vez que eu vejo que não me lembro de uma coisa, Interesse está aqui para responder a pergunta. Agora, nós vamos adicionar a tradição, em que Markkum significa Spellcasting, que se traduz como Feitiçaria para o português. Em fins de 2015 eu (Sol) defini que eu tenho 9 línguas –– agora, oito. Isso é uma coisa que me proporciona uma certeza, que antes variava e Akkia acabava como a pia da cozinha, mas agora o interesse explica isso, e evolui, deixando as informações sobre O Grande Jogo em nossas páginas para que isso inspire alguns a se tornarem Jogador, ou seja, trocar a guerra pelo Jogo.

Serão acrescentados textos sobre as Poesias e Contos, à medida que forem publicados.

Desde a década de oitenta que Sol Cajueiro vem acumulando testes em teorias que formulam o nosso Universo Ficcional, em que o RPG (Role Playing Game) entrou em 1991, sem dúvida para ficar; e algumas dessas anotações serão compartilhadas, aqui e aos poucos, com vocês.

Por exemplo, o estilo de jogo adotado a partir de 2008 é o de Story Game com narrativa compartilhada, e tendo o Jogador como o Tipo de personagem central mais importante.

Durante a infância, Sol teve um caderno de anotações: "Eu e o Jorge" foi a primeira tentativa de narrar as aventuras junto ao filho do caseiro do sítio em Azurita (MG). Depois, vieram as poesias. Então, O Jogo teve início ao mesmo tempo em que o RPG entrou no cenário; e recebeu o título de P1 (Projeto 1), sobre o qual vamos falar também. (Pode demorar). A idéia aqui é desenvolver a partir do que já está definido; mas falar do início e de cada fase do projeto e de como se chegou até aqui é parte dos textos que você vai encontrar. Não é o prato principal, mas vai adoçar a leitura.

Toda entrada seguinda de (Definição) é uma entrada de Dicionário, explicando o uso.

Sol Cajueiro também está auxiliando a criação de Mulala, língua do cenário de Heitor Loureiro.

Mulala é uma homenagem a Malala, uma jovem que luta pelo direito de estudar, e esta língua oficial do Império Elementalista, também conhecido como Mu. Suas Escolas são muito importantes, e são protegidas pelos Dragões, sendo reconhecido como império sendo protegido até mesmo pelos Basylisques, porque eles tem conhecimentos muito importantes e que são essenciais ao futuro.

Se você mora em Belo Horizonte (MG) e região, ou tem o interesse em saber mais sobre criação de línguas de nosso Projeto, mande uma mensagem.

Se tiver o interesse em aprender Akkia, ou outras línguas do projeto, não perca tempo –– Venha!

Há sempre um grupo de estudos e, se não houver, formamos um! A Arte é a expressão da nossa alma.

O Enigma Fictional Multiverse é um meio de adicionar explicações úteis para Jogo e fomenta a crença na Teoria do Jogador como sendo uma alternativa à guerra. Isso quer dizer que O Grande Jogo não é uma guerra. A disputa pelos Ativos se dá pela Interação, ou seja, pelo contato entre Jogadores, feito através do espaço-tempo. Dissemos Não à guerra! Isso é um alinhamento de nosso Jogo.

Também estamos alinhados a outras Nações da Magia, de vários lugares, como por exemplo a Nação da Magia do Reino Unido. Isso, sendo bruxos. Também acreditamos nas Tradições, tendo exercido o direito a Magia que seja feita por Virtude, ou seja, o oposto dos Vícios, ou Pecados, que são proibidos. Durante O Surto, um evento recente, foi fundada a Tradição que recebe o nome de Os Amantes –– The Lovers, em inglês. Também reconhecemos a existência recente das Tradições que recebem os nomes de Efemmera Gi, A Corte e Magiker, entre outras. Sabemos que estamos evitando citar os nomes de Tradições que existem, então adicionamos algumas como Djine, por exemplo. Respeitamos as Tradições da Nobreza, que abandonaram os Pecados há vários séculos.

Isso quer dizer que sabemos que nem todos os Magos são maus, ou seja, que as diferenças entre Bruxos e Magos devam ser feitas por Jogos, não por guerra. Seja um dos que dizem não aos Pecados! Os Vícios não podem mover a Magia.

Quem mexe com Demônios acaba se tornando demônio –– Diga não aos Sete Vícios.

Nem tudo se resume a novidades, e vamos tratar em algumas páginas de influências de outros Jogos, apenas como sugestões, sem ferir os Direitos de ninguém. Tudo como Alternativa. Você está convidado a tomar parte nessa Viagem.

Estamos fundando em nosso mundo, O Grande Jogo, uma alternativa para quem quer a paz.

Mais páginas serão adicionadas aos poucos; e agradecemos pela sua paciência, seu apoio e comentários.

Mande um tweet para @solcajueiro no Twitter, ou vá à fanpage[9] no Facebook. Agradecimentos serão adicionados a todos os Patronos da campanha no Patreon[10] e os nomes sugeridos serão listados, aos poucos; note que alguns nomes podem precisar ser adaptados para se ajustar a uma língua específica etc.

Sem dúvida, o objetivo aqui está em formular a ambientação; e dar informações relevantes sem Spoilers a você.

Assim, mantendo em mente que temos um interesse "aqui" em publicar material autoral, vamos também proporcionar a Mestres e Jogadores material auxiliar e que pode ser útil para desenvolver suas histórias, seja na forma de RPG, Story Game, Romances, Contos ou outros.

A expressão "Role os Dados" vai ecoar além da lenda.

Obrigado pela visita.

Conlang Wars –– A Story Game for Conlangers

Firstly, Be welcome to the Action Tales Enigma wiki project.

This is the English Section, but please keep in mind it's a Wiki, so it may take some time to be.

Our goal is to bring authorial works to you, and more is coming, Novels, Tales, Conlang Classes etc.

Here: Conlang Wars is a Story Game created by Sol Cajueiro and his team.

Enigma Action Tales has many names: Enigma Fictional Multiverse, Schmmach (also on Twitter), and others.

Sol: I've first presented the Conlang Wars game in the Laboratório de Jogos –– it's Portuguese for "Games Lab" –– in 2014, in Belo Horizonte, Brazil; but for some reason the videos are not ready, but they will; and I'm sure Conlang Wars needs to be the first game published here.

So, Conlang Wars is being presented to you for free, with a Creative Commons license (see the beginning of this page), or please check Enigma:Aviso_geral for more information on the license; and feel free to send a tweet to @solcajueiro on Twitter.

This game is simple: Do you know RPG? Imagine create your own language while playing! That's it.

You'll find here information on Conlang Wars, Novels, Tales (list) and much more.

Enigma started in 1991, but it was in 2001 it became an obsession the same as Conlangs.

Sol Cajueiro shares with close friends he first created a Conlang in 1985, Draka.

We have to ask for your patience, for this Wiki is made both in Portuguese (first), then in English.

The first test was done in 1991 with the Galactic Empire, during P1 (Project 1), and evolved as a project one by one up to the present. It was originally an RPG, or Role Playing Game, and it evolved into a Story Game with Shared Narrative naturally in the process.

We'll have many Tips on Conlang Wars here, including Mapmaking, Storytelling Techniques, Tactics, etc.

All you need is to gather a group, make a map and start picking your words.

Don't bother with too much Linguistics (Conlang Wars), but we'll have tips on it too.

Sol Cajueiro is an active member of the Facebook groups Conlangs, Constructed Languages, Conlang Proficiency, Conworlding L&C, and more, all nice places to get more info on Conlangs if you want to share your Art, take part into Translation Challenges, etc.

Sol's most famous language is Akkia, but there are more: Draka, Oká, Nekron, and a few more.

There are many notes on Conlangs, Game Design and Worldbuilding, all in paper.

It may take some time to publish it all, mostly because Sol's lost seven hard drives with his works before; now, everything's done with redundancy and backups are done regularly, just to grant you the right to (according to the Creative Commons license) have your own Conlanging Challenge here.

The Conlang Wars Basics are a few rules to grant the Game Group will really create a language.

There are many types of Conlangs: Artlangs, Auxlangs and Loglangs to name a few.

Here: Well, well,... You'll need some patience: The Group has two years or so to complete The Task.

It means a Game Group, playing Conlang Wars, has two years to create and start speaking a brand new language.

This game's being made for Action Tales Enigma (EFM) and the rules are being published here.

––––– Our motto is simple: Enigma is The Multiverse waiting for you.

We're neither so-serious as Wikipedia[11] nor so-great as TV Tropes[[12]].

Both are very good places to look for new words: the beginning and the end of the Internet.

You'll need a group, the Story Game or RPG book you most likely find interesting to use, a few Flashcards, dices and whatever else you want. The Starting Point is to create a very clear map with whatever date you want to put on it, and a few House Rules to start.

Our texts on Mythology, Cosmology and more, with comments, are here to make it easier.

Take the example: The Nine Elements Table: 1. iyari (water), 2. fu (air), 3. tukket (lightning), 4. blat (blood, plasm), 5. heat (heat), 6. ter (earth), 7. nar-jór (fire), 8. inssei (light), and then 9. arika (fog).

Go to our Listas (list) whenever you're about feeling lost.

More pages and notes derive from information already present in some other text.

More information will be added step by step; and we thank you for your patience, your support and comments.

Send a tweet to @solcajueiro on Twitter with your questions.

We also share news on @schmmach and several questions on Magic on @themagicnation.

Feel free to use our ideas on your Table, for personal use, and please read the Enigma:Aviso_geral license.

The saying "Roll the Dice" will echo beyond the legend.

Thanks for reading, and Be welcome.

Wiki de Enigma

Oi-oi! E seja bem vindo ao Wiki de Enigma.

Em primeiro lugar, queremos dizer que a tradução dos blugs para o português vai demorar, mas como estão sendo adicionados duas linhas do tempo e viewpoints paralelos, o prazer de ler em português vai ser maior do que o que antes foi ler o Resumo em inglês.

Deswde 1991 que testamos vários sistemas de RPG para saber o que incluir em nosso sistema. Foi em 94 que O Jogo começou a tomar forma, no apartamento do Tomaz, que eu vim a conhecer (Sol) somente em 2003-4. Estamos aguardando a substância para dar forma ao Grande Jogo, desvendando seus segredos. Enquanto nós jogamos, nós anotamos o que é jogado. Isso tem como objetivo dar continuidade ao processo de descoberta dos segredos. Tem hora que a solução é liberar O Jogo, mas em outros momentos é melhor ir com calma, escolher bem os nomes e fazer mapas menos ousados.

Enigma significa que os participantes estão desvendando enigmas, o tempo todo.

É uma maneira "cult" e "cute" de misturar elementos adultos e jovens para formar um Jogo.

Estamos fazendo revisão na Página principal -- Obrigado por ler.

Ao mesmo tempo em que é um Jogo com Experiência, ou seja, o personagem está pronto, Enigma é um método oracular desenvolvido por Sol Cajueiro para a Investigação da Magia, do mundo e do Multiverso.

O exemplo de Grupo de Jogo é: Um Psiónico que descobriu há pouco tempo que é pessoa de poder, tem uma mente bastante comum, e é astrônomo. Um Xamã Urbano que tem um sítio numa cidadezinha próxima para o trabalho e a cidade como Ativo, território; ele também escolheu ter um familiar gato, e sua gata se transforma em um tipo de representante do Tottem do Gato. Uma Guerreira da Luz, vizinha do psiónico, uma das pouquíssimas de sua ordem, e que o xamã prevê que vai ficar junto do psiónico; ela voa, o que é "cult" e "cute" ao mesmo tempo, porque ela é capaz de materializar, o tipo mais difícil de manifestação que existe. Uma Bruxa que lidera a cidade porque tem muito dinheiro pra bancar as necessidades da comunidade, e cuida das repúblicas de estudantes. Um Jogador que sabe o que faz, um Ikkomi, o que significa "pessoa comum com direitos especiais", que aparece para desvendar os porquês deste grupo, que ele sabe que não pode transformar em Ativos. Uma estrangeira que se naturalizou e tem aparência de dezesseis anos, sendo na verdade um Avatar em sua busca de missões a cumprir.

Este é um grupo típico de Enigma, mas pode ser diferente, com outros Tipos e histórias.

Uma garota que ama livros, um garoto que cria bugigangas e um órfão. Eles se conhecem no dia em que estão indo para a Escola, uma escola famosa e muito importante. Histórias de Escola são uma constante em Enigma, quando é necessário ter escolas para passar o conhecimento para as próximas gerações. Na verdade, este trio iria ter a sua própria história contada depois que ela aconteceu, no blug de Action Tale no Blogger, mas depois que aconteceu porque nenhuma pessoa percebeu o que eles fizeram, eles salvam tudo, e outras pessoas vão tentar desvendar os porquês, mas estamos revendo isso e pode ser uma das histórias que vamos publicar. O garoto que cria bugigangas se torna o ottowa deste grupo, em um mundo da nobreza corporativa da Aliança da Três Raças chamado Tanahta; enquanto isso, o primeiro exemplo dado ainda está sendo jogado em Arda, nossa Terra.

Cada galáxia tem um Grande Conselho, e seus representantes são chamados de Conselheiros.

Há também, e vamos tratar isso em algumas histórias, O Conselho dos Guardiões, e seus membros são chamados de Guardiões –– isso é parte do Klacch (não há uma boa tradução para isso) entre o século 23 e o século 21, mas vamos por partes. Eles atuam em todos os Multiversos, e têm a ajuda de Deuses, Entidades e Avatares que tenham poder para servir ao Todo igualmente.

A Era mudou. Mudou, e com essa mudança várias coisas que eram mantidas segredo por pessoas e organizações duvidosas, agora estão sendo desvendadas. O Enigma é o caminho. Nós estamos aqui para estudar e oferecer enigmas sobre o que se pensa sobre esta nova Era, e vamos compor páginas sobre temas e histórias que podem ajudar a entender O Enigma, e se você procura um porquê de estar vivo, não se esqueça do Tarot.

Nós usamos o Tarot como forma de incluir o Caminho do Herói dentro das histórias.

O Herói é O Louco, um personagem que passa por todas as Casas (ou Cartas) para encontrar o bem de difícil acesso, seja ele qual for, e é o personagem central das lendas de Enigma, mesmo sendo o Jogador o foco de nosso Jogo.

Não se joga com Pessoa Comum, mas o Comum também tem as suas regras.

–– Sobre o Playtest, O Jogo e os participantes

Uma breve história de como Enigma veio a ser criado.

Desde a idéia inicial em 1991, a primeira reformulação em 1994, o início do P4 ou Projeto 4 em 2001 e a forma como o que era antes um RPG e hoje se tornou um Story Game, O Jogo teve a participação de diversos amigos e colaboradores.

A lista de Playtesters não inclui todos os que jogaram.

Action Tales tem uma Cosmologia própria, em que a Mitologia se mistura aos movimentos de ascensão e queda das Grandes Civilizações; a Dualidade foi impressa de forma opressora na Realidade por uma Grande Guerra, há milhões de anos. Dragões contra Basylisques. Assim, a Magia se dividiu e marcou a realidade com o resultado da guerra, mas isso apenas a arqueologia investiga indícios e analisa. A Terra, mesmo que humanos sejam parte da história recente, viveu todas essas Eras. Inclusive, há quem diga que existem provas do envolvimento da Terra nestas grades guerras; as provas, porém, desaparecem rapidamente. O Século 23 chega, em meio a discussões sobre o futuro; não só isso, mas o passado pode não ser exatamente como lhe disseram e você estudou na escola.

Siga para Mitologia (Terra) para mais informações sobre Arda, A Terra.

Siga para Supermitologia para informações sobre os Jogadores e O Grande Jogo, o que alguns dos personagens de Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes pesquisam, na tentativa de se tornar um Jogador –– ou Jogadora.

Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar a ler. A Lenda dos Dois Irmãos (Conto) também é um excelente ponto de partida, além de incluir Vocabulário (Nekron) de uma das Ideolínguas (Conlangs) do projeto; Nekron é uma língua presente em praticamente todo o Universo, e o Todo precisa disso para se comunicar. Também recebe o nome de Deuta, ou também de Deutfraktur, a língua dos Imortais.

A Nação da Magia do século 23, no Aglomerado Sudeste, reúne Arcanistas de todos os tipos; e parece ser para onde eles são "mandados" ir estudar.

Além disso, é possível que a alta tecnologia desta época, e.g. sala de holografia, seja ainda mais presente que a de hoje.

Os dois blogs no Blogger apresentam as histórias de Akkoya, apelido do mundo que no outro blog recebe o nome de Toj (a palavra "toj" significa "mundo", na língua Oká), ou também Kalaummuklutwa; e ambos vão servir de base para ampliar o Universo Ficcional proposto, assim que os Contos planejados alcançem o público. Neles você encontra um formato inadequado para a leitura, o Resumo (Blogger) da história jogada. Além disso, a presença de Dragões, e de uma sociedade "medieval" diferente, na qual existe uma separação da sociedade entre Pessoa de Poder e Pessoa Comum; e esta idéia serve de base para o início do aprofundamento sobre o tema, aqui mesmo no nosso site. Você vai encontrar, no Blogger, informações meio desconexas mas que, embora em formato resumo e em um Inglês difícil de ler, são referências que povoam o Universo Ficcional, tais como por exemplo Espiritualidade, a Fenomenologia, o Ideário Folclórico de Akkoya e de outros mundos, Planologia, o conceito de Superraça, entre outros.

No Blogger, você encontra as anotações dos mundos Trikumai, sendo eles Toj, Kalagot e Treiyka.

Você também vai poder conferir Story Essays, ou seja, "Ensaios" baseados em testes feitos durante as fases do projeto. Isso quer dizer que idéias de aventuras, testadas desde 1991, serão compartilhadas. Isso tudo, além de Letras (Lyrics) de música, todas baseadas ou em história jogada, ou nos Romances, Contos e Story Essays que começam no Século 23, Terra, mas não se limitam a esta Data Atual do wiki; e também, Aulas (Conlang Class) que explicam em detalhes as línguas do projeto. No futuro, temos o interesse de formar um Grupo de Criação de Línguas, responsável junto à Academia formada por seus vários subgrupos por estudar as línguas mais importantes e proteger as minorias linguísticas.

Diversas das nossas Superlendas também terão o seu devido espaço, aqui.

Entre os Story Essays ou Ensaios, Amadeu (Story Essay) é um excelente ponto de partida para começar; mas estamos esperando para aprofundar o Ensaio à medida que os textos forem sendo registrados, assim você vai encontrar neste texto por enquanto um esboço. Além dele, Tklahonomara (Story Essay) é uma boa leitura, apresentando conteúdo do mundo de Toj e considerações sobre Pessoas de Poder, importância e relevância da Pessoa Comum que modifica o mundo tanto quanto as que possuem capacidades especiais, mesmo sem nada de especial; e aguarde mais, no futuro: temos muitos personagens desenvolvidos durante o Playtest para usar em exemplos e idéias sobre Regras da Casa, Preparação, anotações sobre Cosmologia, Planetologia (Akkoya) na Aliança, Economia (Toj) e Economia (Arda), as Conlangs do nosso Universo, Design de Jogos, Teoria da Magia, Alienígenas Astrais, Arte, Política, o dia-a-dia das Ordos (Facções), os Independentes, Teoria da Conspiração, Prática Conspiratória, O Sonho e A Forja Infinita, Inteligência Artificial, Teatro, Dicas de Mestre, Redação e Revisão de Texto, anotações sobre os Romances, Contos e Poesias, entre outras.

Siga para a página Ensaios (lista) para ver os Ensaios ou Story Essays publicados.

O idealizador do projeto, Sol Cajueiro, exatamente por não ter uma memória privilegiada para o que não são histórias, anotou diversas informações em papel; mas muitas se perderam com sete HDs perdidos e mais tudo o que estava neles.

Agradecimentos especiais vão para Heitor Loureiro, e à minha família, pois "como" é mais importante que o "porquê".

Desde 2001-2003, durante o P4, que O Jogo vem sendo atualizado para que a coerência da proposta de Universo tenha ênfase em: permitir que todos os Tipos usem a mesma Ficha; que a história do personagem afete diretamente a Ficha; que todos os Jogadores participem da narrativa, dividindo tarefas ou competindo pelo poder da palavra; que a criação de línguas tenha foco no Jogo, com regras simples para leigos (não-linguístas), compartilhando tanto as idéias de cooperação quanto de competição, entre muitas mais.

Infelizmente, as anotações feitas antes de 2006 quase nunca indicam a data.

Se você um dia pretende realizar um projeto, date todos os papéis que for anotar qualquer coisa; qualquer coisa.

O Playtest realizado teve testes voltados para jogabilidade; algumas anotações serão compartilhadas.

O Jogo terá anotações compartilhadas em nosso Wiki, este mesmo.

Apesar de ter tanto tempo de dedicação, tanto o nosso primeiro blug (no Multiply) quanto o anterior a este wiki project (no servidor que não vamos mais citar; o "o" foi acrescentado pelo nosso amigo Batman) foram apagados sem backup; agora, o foco foi encontrar uma maneira de garantir o backup, um servidor estável e que não vá apagar tudo e ainda enviar um e-mail dizendo para ler as regras de serviço do servidor. Enfim, absurdos. Agora, focamos em desenvolver o Wiki a partir de uma mesma data (2213), século 23, em nossa Terra; então, iremos ampliar o universo a partir deste ponto, inclusive com anotações e novas páginas sobre os dois blugs em formato resumo e em inglês que não estão apropriados para a leitura: o formato resumo foi usado para que a história não se perdesse no tempo.

Obrigado aos Playtesters, principalmente pela paciência, pois várias das histórias terminaram sem final.

Mantenha em mente que tratamos de Religião, Magia e Ciência "aqui" apenas como inspiração.

Aqui vai uma Alternativa para como se pode lidar com Rituais.

A teoria da @themagicnation é simples: Ao realizar um Ritual, você gera algum tipo de "energia" e os espíritos se alimentam "dela"; aqui damos o nome de "Essência" a isso, mas você dê o nome com que se sentir mais familiar, como queira. Assim, a Magia gera o alimento que os espíritos necessitam. A "fome" os impele. O seu primeiro Ritual vai atrair espíritos sem uma direção ou conscientes do que estão fazendo; mas os que não sabem o que deve ser feito não vão ficar para o Ritual seguinte; e isso vai sendo então "refinado" ao mesmo tempo que a "energia" que você é capaz de gerar.

Siga para a página Rituais (lista) para ver os Rituais publicados; entre eles, o Teleporte (Ritual) é um dos mais importantes. O Aporte depende de Talento de nascença, enquanto o Teletransporte feito por tecnologia não é perfeito, ou seja, nada mágico pode ser teletransportado e, por fim, o Teleporte feito por Magia depende de Aptidão, de Nome Mágico, de Unidade, de Intenção (Diferença de Potência), Tempo de Execução (1h/100km), Regras da Casa, entre outros detalhes.

A Magia também pode ser realizada por meio de Diagramação, mas o mais comum é encantamento, ou seja, faca ou varinha ou orbe e palavras de poder.

Vamos tratar das línguas de poder, muito usadas em Magia. Avisamos que Magia de Guerra, o nome correto de magia negra, não vamos compartilhar, porque pretendemos usar Magia verdadeira em várias histórias e publicar Magia de Guerra não está em nossos objetivos didáticos.

Também é possível realizar Magia por Desejo e estalo dos dedos (alfa), e também por meio de Rima (Magia), que fica melhor em Inglês, língua que nós evitamos por ter um tipo de magia ou contra magia que nós não queremos em nosso objetivo didático.

O Objetivo didático deste Wiki existe porque tratamos de algumas informações verdadeiras, mesmo que adaptadas para o formato Jogo. Assim sendo, pedimos que não realizem os Rituais feitos para o uso em nosso Jogo, porque nenhum deles é real. Mesmo assim, nós fizemos uma regra em Magia para Rituais, e tomem cuidado com as duas expressões citadas; nós usamos essas duas expressões para abrir o Círculo. O Rituais feito com este Círculo só termina atribuindo um final a ele.

Deixamos explícito que usamos nomes ficcionais para grupos que realmente existem, para não ferir o Direito desses grupos.

Há exceções, porém, como no caso das Wicca –– sabemos que vocês realmente existem, mas como temos um objetivo de realismo em nosso Universo, foi adicionada a Tradição aos nossos textos –– Blessed be.

Sabemos que Demônios existem e devemos lutar contra eles –– Não façam Rituais com demônios.

Estamos cientes de que a Nobreza abandonou os Sete Vícios, ou Pecados, há muito tempo, e por causa disso a Nobreza vai ser parte das nossas histórias.

Vamos seguir com as Publicações, e vamos depois rechear o nosso Wiki de informações.

Mais páginas serão adicionadas aos poucos; e agradecemos pela sua paciência, seu apoio e comentários.

Sol Cajueiro compartilha seus pensamentos principalmente com Heitor Carvalho, Henrique Luppi e Renato Murta, mas também com o revisor Hiran Garibaldi Jr. e também Tomaz Sá e sua Alice, além é claro de muitos e muitas, que compartilham a Nação da Magia como um ideal nobre, em busca de nos tornarmos estudantes. Sempre seremos estudantes. Estamos lutando por nosso direito de estudar, e de ajudar aqueles que são mais frágeis que nós na luta, sendo A Magia um objeto de estudo para toda a vida.

Atualmente, os pensamentos são compartilhados com a familya mágica, e com uns poucos que compreendem os objetivos didáticos do projeto, mesmo não acreditando em Magia, e estão no seu direito, principalmente Antônio, e Carlos.

Sol: Impressionante como a Magia é capaz de coisas. Minha família cresceu, e também compartilho meus pensamentos com meus milhões de estudantes na Arte dos estudos de Saber da Magia.

Aguarde enquanto é feita a redação e a revisão desta página.

Informações podem depender de citação em alguma outra parte do Wiki, então pedimos paciência.

Vamos aos poucos, que temos muito o que registrar nesse nosso Wiki project.

Obrigado pela visita.

Nossas Publicações e Outras Tralhas

Oi! Nós publicamos em blogs há algum tempo, e agora queremos anunciar a tradução.

Vamos começar a publicar as histórias de Action Tales Enigma, dos Mundos Trikumai e da deslumbrante Akkoya, o futuro presente, aqui mesmo no nosso site e com comentários de jogadores.

Novidade: (Sol) Vou publicar os primeiros três capítulos do meu romance pra vocês lerem.

O romance se chama Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes e você vai poder ler o Capítulo Um em Essa Esperança, Tão desconhecida. Espero que gostem. Vou publicar o Capítulo Três -- está publicado, aqui mesmo no site pra você ler.

O Capítulo Dois está aqui pra você ler, em Além da Imagem do Despertar -- e venha comentar nas redes sociais! Boa leitura, e não se esqueça de que estamos no século 23 nesta história. Sejam Bem-vindos.

Venha ler o Capítulo Três, em O Tempo, Que se Esconde, e espero pelos seus comentários.

Venha ler o Capítulo Quatro, em O Dia das Bruxas e O Cometa, para dar continuidade. Os capítulos serão publicados quase todas as semanas, pra que você possa seguir a história semana a semana.

Vá para A Águia e O Cachorro para ler a continuação, Capítulo Cinco da história de Future Pop Adventure de autoria de Sol Cajueiro.

Venha ler o Capítulo Seis, em Tecendo o Fio da Inteligência, aqui mesmo.

E o Capítulo Sete, em Sobreposição de Intervalos Inflexíveis, que representa um avanço enorme na história do século 23, e aguarde mais.

Assim sendo, o Capítulo Oito se segue, em Sob os Olhos do Amanhã -- seja bem vindo a ler.

As histórias são Sonhos Roubados (Stolen Dreams), e Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes, sendo a primeira originalmente publicada em meu antigo blog no Blogger, mas que agora encontra uma tradução para o português. Silêncio é uma história cujo início está lá em 2008, mas que antes disso eu já discutia a história com o Tomaz Sá, depois com o Heitor Loureiro. Eu gosto de discutir a história com alguém. Um amigo. Um comparsa, que fica sabendo de todos os spoilers e de todas as teorias por trás das histórias, como por exemplo a Teoria do Jogador, uma das bases da The Magic Nation. Atualmente, eu também estou dando início à primeira redação de uma história atual, e que no futuro será expandida para todas as bases das Linhas do Tempo, a partir da técnica de Interação, e de adaptação de história jogada.

Vamos por enquanto pular a Introdução, e ir direto para Sonhos Roubados -- 01, o início.

Se você gosta de Poesias (lista), aqui também encontra seu lugar.

Siga para Vida (Poesia) para ler a poesia do mês de Novembro. Siga para Desejo (Poesia) para ler a poesia de Dezembro.

Dê uma olhadela em Poeta (Poesia), publicada como Capa do livro de coletânea de autores Raio de Luz em 1990.

Siga para Prelúdio (Poesia) para ler a poesia de Janeiro de 2015.

Siga para Nação da Magia (Poesia) para ler a poesia de Fevereiro.

Além destas, Alma Gêmea (Poesia), Intocável (Poesia) e Ao Coração (Poesia) são rememoriações.

Siga para Alívio (Poesia) e aguarde mais sobre Poesia e poemidades, em breve.

Vale dizer que as poesias são cada uma de uma Era, mas Sobre as Poesias, todas, elas são únicas.

Siga para a página Poesias (lista) e saboreie as poesias publicadas até agora.

A Maratona de 26 de Março inaugura as maratonas de poesia do nosso Wiki.

Siga para Salaralug –– ou seja, Poemidade –– para ver anotações sobre Poesias.

O Evento Mais Poesia de 16 de Abril dá início ao pré-lançamento dos Romances, uma mini-maratona.

Algumas das poesias leva o nome de personagens dos romances, para você conhecê-lxs um pouco melhor. Serão adicionadas poesias sobre Ikkomi, nome do personagem tipo Jogador baseado no autor Sol Cajueiro, tendo início com Nayki, Amor São, sendo nome de jogador uma referência direta à Teoria do Jogador, em que somos personagens.

Vemos Esse O Jogo como uma releitura da palavra kattaroaós em Ikkai, ainda com o significado de puros. Meus estudos de Strajjäa ou Magia confirmam a Teoria do Jogador, e é necessário se manter puro, ou seja, ser quem você é apesar do mundo, e Desde o Ato Jogo revela o Nome de Jogador.

Vejo Imaginóide como uma providência sobre a ginóide, profética.

Vamos fazer uma Revisão geral no site, então várias coisas vão sair da Página principal para ter sua própria página, separando O Jogo das publicações, e vamos dar mais ênfase em regras e romances; sem esquecer de poesias, e de anotações.

Estamos nos preparando para publicar mais histórias, regras e poesias, e principalmente regras que possam tornar o nosso site útil para você jogar. Veja Testes para ter uma noção dos Tipos de Ação, e os níveis de Dificuldade. Estamos publicando notas sobre Magia, Manifestação e Poder, e sobre os diversos Tipos de personagem que povoam a sociedade realista que nós promovemos aqui. Estamos divulgando nosso estilo de Science Fantasy, que trata Magia com realismo.

Aguardamos seus comentários no Twitter, em @solcajueiro que é a minha conta pessoal, ou @themagicnation ou também em nossa Escola @schmmach e Obrigado pela visita.

Aguarde enquanto é feita a redação e a revisão desta página.

Informações podem depender de citação em alguma outra parte do Wiki, então pedimos paciência.

Vamos aos poucos, que temos muito o que registrar nesse nosso Wiki project.

E volte sempre.

Destaques do Mês (Novembro, 2018)

Aqui você vai encontrar as Dicas do Mês.

Here you'll find your Mothly Tips.

Note: go to Conlang Wars to start reading.

Venha ler! Eu publiquei (Sol) os primeiros três capítulos do meu romance. E estou criando uma série para ser publicada aqui mesmo, e não em papel.

As listas de Sistema (lista), Mecânica (lista) e Alternativa (lista) são um bom ponto de partida.

Siga para Toj, Kalaummuklutwa ou Akkoya para ver informações de Worldbuilding e de ambientação.

Dicas ainda válidas, datadas desde 2014 a 2016, para ler.

No mês de Outubro, a página Playtesters lista os jogadores; e Mitologia e Cosmologia são um ponto de partida essencial para iniciar a leitura. Sobre os dois blogs no Blogger, não deixe de conferir o Resumo (Blogger) sobre eles.

No mês de Novembro, sugerimos dar uma lida em Trikumai; em Dezembro teremos novas páginas e notícias.

Siga para Tenho uma Missão (Conto) para começar.

Dê uma olhada em Draka para ler sobre Dragões e sua língua; e, também, em Akkia, a Conlang mais bem desenvolvida no projeto até agora. Aguarde mais informações sob a forma de Aula (Conlang Class) e, enquanto isso, Verbos Básicos (Akkia) é um bom começo.

Siga para a página Mitologia (Terra) para informações sobre A Terra. A Guerra das Ordos (Terra) e Independentes (Terra) também são uma excelente opção de leitura para entender o passado do Século 23, data atual do nosso site.

Siga para a página Ensaios (lista) para ver os Ensaios ou Story Essays publicados.

Siga para a página Poesias (lista) para ver as poesias publicadas e, também, divirta-se lendo Tempo (Poesia), nossa sugestão de Dezembro para dar início à leitura das poesias de Sol Cajueiro, e também Todos (Poesia), Sem Saber (Poesia) e Sigilo (Poesia), importante para a experiência do site.

Siga para Nação da Magia (Poesia) para ler a poesia de Fevereiro.

Siga para De Onde vem (Feitiço) para a Salaralug –– ou Poemidade –– do mês de Março.

Siga para a página Rituais (lista) para ver os Rituais publicados.

Vamos incluir uma página para as Listas (lista) em Dezembro.

Siga para A Lenda dos Dois Irmãos (Conto), dica de Ano Novo: Feliz 2015! -- Vidu.

Aqui –– Dicas datadas de 2015, para você ler.

Siga para Interesse (Poesia) para ler a poesia de Janeiro; dedicada ao amigo Paulo Lages: "Obrigado pela força, velho! E nesse ano que começa vamos combinar de encontrar, pra botar o papo em dia". A dedicação da poesia se deve a Paulo ter sido o centésimo a curtir minha fanpage no Facebook.

Siga para Prelúdio (Poesia) para ler uma poesia grátis: presente aos meus Patronos.

Siga para Magia dos Fatos (Poesia) para a poesia do mês de Setembro, 2016.

O Século 23 aguarda ansioso por novas informações reveladas sobre A Guerra, lá no futuro.

Siga para Trikumai ou Akkoya para ver mais sobre a ambientação onde rolamos os dados.

Textos datados de 2018 para você ler, e não se esqueça de mandar um tweet.

Siga para Essa Esperança, Tão desconhecida para ler o Capítulo Um dos romances de Enigma.

Vá para Testes para ver as explicações sobre Testes de Dados, de Enigma.

Aguarde enquanto é feita a redação e revisão desta página.

Outras páginas e anotações derivam de informações já presentes em algum outro texto.

Mais informações serão adicionadas aos poucos; e agradecemos pela sua paciência, seu apoio e comentários.

Siga a página Poesias (lista), ela é muito importante.

Siga para a Home[13] do autor no Facebook, ou para as fanpages de Action Tales[14] e The Magic Nation[15].

Siga também @solcajueiro[16], @themagicnation[17] e @schmmach[18] no Twitter.

Mande um tweet para @solcajueiro no Twitter, deixando claras as suas dúvidas.

Obrigado por ler; e Sinta-se em casa.

Começando