O Jogo

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é a página sobre: O Jogo.

Entenda que O Jogo é uma alternativa para a guerra.

Nota: Todos os direitos reservados (Sol Cajueiro).

O Jogo começa há 52 milhões de anos, ao mesmo tempo que a guerra entre os Dragões, que se definem no Direito, e seu inimigos os Basylisques.

Se divide em Três Esferas (W): o Comum, o Herói, e o Jogador.

Para a maioria dos Jogadores, isso quer dizer disputar o controle de Ativos, e não vai muito além disso, mas estes não são todos os Jogadores.

Há uma quantidade de Jogadores que são também Antigos, e estão reencarnando há muito tempo.

Alguns são imortais, sendo os Vampiros o Tipo mais comum deles. Há outras opções para se tornar imortal, mas vamos tratar isso em outros textos.

Jogadores disputam Território, Línguas e Palavras de Poder, inclusive com proibições, Lugares de Poder, influência política e econômica, e A Guerra contra A Corrupção, entre outras coisas.

A Guerra contra A Corrupção vem de um fato: A Corrupção existe.

São três Forças Universais: A Integridade, A Subversão, e A Corrupção.

Integridade significa respeito aos Ideais de uma pessoa. Subversão é mudança, e o Universo não existiria se não fosse isso, porque é necessário movimento para que um Todo possa vir a ser. E a Corrupção é uma Força cujo o objetivo é corromper os Ideais de uma pessoa, e tem no Corruptor o seu (Tipo) máximo.

Palavras de Poder que são proibidas por Jogadores se tornam um Tabu.

A palavra, na língua dos Geddeg –– inimigos –– para isso é Tabi, e proíbe eles de se dedicarem ao estudo de tudo que se relaciona ao que é proibido.

Na verdade, O Jogo é um estilo de jogo, diferente do jogo com Herói.

Os Heróis lutam contra o mal, os Monstros, de todos os tipos.

Um Jogador não está neste nível. Eles são regentes de uma Ópera muito maior, e alguns deles se tornam importantes o bastante para ser referência para as civilizações.

Há uma curiosidade sobre eles, eles podem usar a Pausa (o Zero, no d10) para parar o tempo e chamarem uns aos outros –– não são obrigados a vir.

Isso quer dizer que eles se comunicam, e fazem isso pela Interação pelo espaço-tempo.

Significa que eles podem contactar outros Jogadores em outras linhas do tempo.

Eles têm o poder de Todas as Profecias, de definir previsões sobre o futuro, mas não fazem com que aquele futuro seja obrigatório.

Isso é o que faz um Corruptor, olhando nos olhos de uma pessoa. Eles gastam Corrupção para obrigar o futuro que querem a acontecer, e por isso não basta eliminar um Corruptor, mas sim é preciso desfazer tudo o que ele criou, as obrigações que ele criou.

Diz a lenda que um Jogo é melhor do que a guerra, e O Grande Jogo se faz.

Nos estudos de Cosmologia, vemos um elemento da Corrupção, Ulyu, O Óleo Negro, e também a sua forma letal, que é O Azul, mas há como eliminar estes elementos.

Você deve pedir em Oração ao Espírito do Universo para transformar O Azul em uma outra substância que recebe o nome de O Laranja, elemento dos Deuses do Tempo que prolonga a vida, cura, e oferece Visões verdadeiras.

A maioria dos Jogadores lida com a Magia, de uma ou de outra maneira.

Isso porque, ao se tornar Jogador, uma pessoa desperta em si uma série de Direitos de vários tipos, incluindo o Direito à Magia –– que, naturalmente, é de Bruxos e Bruxas, ou vai despertar Virtude, como os Magos fazem.

Um Jogador passa por momentos de revelação, variados, por toda a vida.

Em geral, O Jogador vai tentar agir normalmente como se isso não fosse especial.

O tempo máximo de parada do tempo de um Jogador é de 5 minutos. Se ele ou ela exceder isso, coisas inexplicáveis costumam acontecer.

Você acorda deitado na rua, a noite, ou de repente está em outro lugar do mundo, por exemplo, mas normalmente não se encontra em situação de Ameaça.

Ameaças e Oportunidades são diferentes para Jogadores e Heróis.

Use O Tarot para auxiliar a narrativa compartilhada, por um intérprete que jogue com um Jogador deve ter orientação das Hierarquias para saber jogar.

Há também a Teoria do Jogador, que é uma Crença muito importante.

Isso quer dizer que, em algum lugar, considerando todos os Multiversos possíveis, existe alguém que está "jogando" com você, e influenciando a sua vida e decisões.

Você pode interagir com Jogadores de outros tempos, e de outros lugares.

Isso torna a Supermitologia um ecossistema de comunicação entre mundos distintos, além de Impérios distintos, e é o Jogador que faz a diplomacia entre as muitas raças.

Alguns poucos Jogadores se tornam Hearmit, ou eremita, mas isso é uma raridade.

Outros, preferem se tornar mendigos, para se proteger da Corrupção, e há entre os mendigos o conhecimento de que O Jogo existe, sendo um dos segredos deles.

O nome da Energia mais usada no Jogo é Kun, e significa exatidão em suas ações.

Isso não fica anotado na Ficha de Personagem, é uma Energia sutil, que só um Jogador percebe e consegue manipular –– use Flux para ativação de Interação, ou Experiência.

Um Jogador também é capaz de usar Níveis de Personagem para criar.

Não se esqueça de que Níveis são arbitrários, mas que o nível de dificuldade do Jogo vai depender do Nível de Personagem que um intérprete escolher.

Sabemos que existem Jogadores especiais em muitas raças, como entre os Cinzas, por exemplo, e isso torna O Grande Jogo uma tarefa civilizatória de diplomacia entre Jogadores, mas não vamos revelar os nomes da maioria dos Jogadores. Venha ler Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes, nosso romance que está sendo publicado aqui, para acompanhar as histórias que vão tornar O Grande Jogo mais compreensível. Há nomes de Jogadores nos romances. Só vamos publicar os nomes dos Jogadores que deram suas permissões para isso, ou de vilões.

Não se esqueça de que há também um Corruptor em especial, muito perigoso.

O Grande Corruptor é um manipulador do espaço-tempo, o que faz dele um inimigo geddeg que tem tanto poder quanto um Grande Jogador.

Corrupção é uma coisa terrível, mesmo que seja a Corrupção política e econômica comum, portanto declaramos aqui que lutamos contra isso. Que isso se torne uma Causa. Vamos contar com a sua ajuda, para evitar a Corrupção dos Ideais verdadeiros, começando por você mesmo ou mesma, e vamos nos unir. O Jogo prevê que a Ficção imita a vida. Isso quer dizer que você pode e deve usar este Jogo para fazer previsões, com a ajuda do Tarot, para descobrir quais são as previsões de futuro sem Corrupção.

Por fim, devido a Guerra de Viagem no Tempo, o passado também pode ser alterado, e existem pessoas que estão lutando contra isso, porque isso não pode existir.

Outros textos vão explicar também mais coisas sobre O Jogo, então aguarde.

Siga @solcajueiro no Twitter com perguntas claras e objetivas.

Estamos trabalhando para oferecer mais exemplos, aos poucos.

Aguarde enquanto a redação e revisão do texto wiki dinâmico adiciona informações.

O processo de criação depende de informação já existente em outras páginas.

Obrigado por ler.