Nível de Relação (Akkia)

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Nível de Relação, em Akkia.

Aguarde a tradução para as Conlangs do projeto, ainda que demore.

Nota: Todos os direitos reservados (Sol Cajueiro).

Narasalama -- Classe 2 (Conlang Classes)

Akkia divide o Admirativo, para o qual se usa o Verbo Segundo, V2, em 5 Níveis de Relação.

Assim, enquanto você fala com o interlocutor, você define o Nível por meio de vários detalhes, Verbos especiais, terminações, Mudança de Alinhamento Morfosintático, em geral de Nominativo para usar o Ergativo, no qual a transitividade do Verbo faz diferença, embelezamento das palavras, com o maior uso de palavras Clássicas (maior presença da letra: a), além de definir se é uma conversa que envolve Schlasch (Opinião), ou não, ou seja, se você está envolvendo factualidade para adicionar uma informação, entre outras coisas.

Tudo isso pode se tornar secundário, se você tiver o hábito de usar Verbo Segundo.

Repare que, em conversas mais formais, há um uso mais frequente de Final Factual, dil-a ou dul-a, Presente e Passado factuais.

Agora, vamos ver quais são os nomes dados a cada Nível de Relação.

A entrada atual no Dicionário está assim:

tae, toe, taoa. – isso se refere aos 5 relation levels: worker class (kae), warrior clans (kaafe), common (doofa), science (koodo), storytelling (kalame), sendo os 5 tipos de argumento – use os relacionais: tae "this" relation (of ours), toe "this" relation (of yours), tao "that" relation (of theirs).

Note que tae-toe-tao indica o "argumento", não o Nível, mas os cinco Níveis seguem.

O Nível de Relações mais comum é o Doofa, ou Comum; e é usual, o Nominativo.

É usual você marcar o Objeto, mas não se esqueça dos demais Casos (Akkia), sempre terminações.

Ao mudar para Situação de Trabalho, Kae é usado, com uma predominância do Ergativo-Genitivo, Absolutivo, formas -kji- e a transitividade do Verbo pode se tornar relevante, o que no Nominativo não acontece com frequência.

Verbo que requer 1 argumento: forma normal; e nenhum, também. Verbo que requer 2 argumentos, final -(a)s. E Verbo que requer 3 argumentos, -(a)sta. Isto só é importante na formulação de frases no Ergativo, mas lembre-se sempre de que o Ergativo é formal e que o Nominativo é o comum.

A detransitivação também acontece; e isso deixa o Agente livre de objetividade.

Exemplo de Agente livre de objetividade:

–– Iyahata iyahakjita. (A chuva chove).

Também é muito comum, em Poesia (Akkia), a atribuição de ação a elementos da natureza.

Enquanto o Nível Kaafe lida com contexto militar, policial e também de investigação em geral, em que o Imperativo vai ser muito usado independente de formalidade, Koodo é o Nível que lida com tecnologia, ciência e pesquisa, sendo o Nível acadêmico geral, no qual a formalidade é sempre relevante.

Veja que Kaafe tem significados variados para as palavras, usadas em Battlelanguage, ou seja, Língua de Guerra, e neste nível as palavras têm outros significados.

Enfim, Kalame é o Nível usado em Narrativa, sendo os contadores de histórias e Mestres muito admirados.

Este Nível usado em Storytelling (eng) ou Narrativa, a arte de contar histórias, faz uso de todos os demais detalhes da língua. Você pode saber que o Operador (Akkia) é usado em todos os Níveis, ou seja, só é necessário dizer o que não pode ficar de fora da sentença, para que a comunicação seja estabelecida.

Todas as nossas línguas usam Operador, incluindo Draka, que é a mais antiga. Outras de nossas línguas são, ou seja, os Projetos atuais, elas: Deuta, Deutfraktur, Mahou, Slanka e Violet, e você vai encontrar informações sobre elas no futuro. Estamos trabalhando para criar os dicionários e gramáticas destas línguas, daí vamos poder oferecer as explicações sobre elas. Aguarde novidades sobre as nossas línguas.

Todos os Níveis são usados para se contar uma história, o que depende de Trama, Enredo, entre muitas outras coisas, e o único Nível que muda os significados é Kaafe.

Sol: Ainda não entrei em tantos detalhes quanto a esta língua nos Romances, mas a língua já está lá, e vai ser no início do livro dois. Estou criando uma série de línguas, que vão ser importantes nos Romances, mas para entender Akkia, saiba que ela existe dentro e fora da ficção. Isso quer dizer que as minhas línguas estão sendo feitas para serem faladas, não apenas para enfeite em um romance.

Obrigador por ler.