Monges

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Página sobre o Tipo de personagem.

Nota: Todos os direitos reservados (Sol Cajueiro).

Um Monge é um Combatente, treinado para o combate, e tem no Ethos o seu Código de Conduta, um guia para todas as suas ações, mas ao mesmo tempo é um Social, basicamente vivendo uma vida de purificação do Mal do Mundo, a maldade, e que usa Ethos como se fosse para realização de feitos muito prodigiosos, que só os Santos tem acesso, ou seja, Milagres.

O Código de Conduta deve ser escolhido, e anotado atrás na ficha de personagem.

Monges tem poderes, e fazem milagres. Eles se valem de seu conhecimento de Combate para agir, e se dividem em três Níveis de treinamento, sendo eles: 1. Iniciante, 2. Competente, e 3. Mestre.

O Turno varia para cada um deles: 1. um Iniciante age a cada 3 segundos, 2. um Monge Competente age a cada 2 segundos, e 3. um Mestre age a cada 1 segundo.

Para comparação, um Bruxo age sempre a cada 3 segundos, e os Vampiros a cada 1/2 segundo.

Monges dividem seus Níveis entre 1. de 1 a 50k (mil) para o Iniciante, 2. de 100k a 500k para Competente, e 3. de 1Kk (milhão) a 5Kk para Mestre -- estes são os Níveis de Monge, e são reunidos em uma Corda.

A Corda é tudo para você, mas não precisa se preocupar -- a Corda aprende seu Nível de Monge, e também aprende a te respeitar.

Monges lutam ativamente contra a Corrupção, tanto Comum quanto na Realidade.

Ou seja, Monges lutam pela Integridade, e tem consciência da Força intermediária, a Subversão, como a Força da Mudança, representada pela Mutação, o Atributo -- Número 5 no O Um d10 -- que se encontra no Enigma, a parte mais alta da Cosmologia.

Eles (as) são artistas marciais, conhecendo a Guerra, e filósofos que lutam pela Integridade do mundo, e das pessoas. Eles sabem que Ideais positivos vão fazer mais pelo mundo do que a , ou a dúvida.

Assim sendo, é esperado que um Monge inspire as pessoas a seguir Ideais positivos, seu maior objetivo religioso. E eles enfrentam Demônios, e também Magos demonistas, com seu Poder chamado de Tentação, muito frequentemente.

Então, Monges tem Poderes, para ter acesso aos Efeitos Prontos que eles lhe permitem ter.

Eles usam as Energias (EH, ou Energia Histórica), que fica atrás da Ficha de Personagem, e que são usadas para ativar os Domínios, para ativação dos Efeitos Prontos que desejam ativar -- e não se esqueça de que Efeito Pronto custa 1 para 3, ou seja, você gasta 1 Ponto e tem 3 Níveis. Também anota Domínios, da mesma forma que Iluminações, na frente da Ficha, mas não para usar como Magia, mas para saber quais Poderes ele tem acesso, como por exemplo: um Monge pode "Andar sobre a Água", se tiver o Elemento Ar (Eletricidade) -- Air (Electricity) -- Nível 1, e gasta 1 Ponto de Energia para ativar o Elemento, o que lhe permite realizar outros feitos igualmente surpreendentes.

Neste ponto está a curva exata entre o Real e o ficcional, no nosso Universo ficcional (Uf), e você Mestre precisa definir o nível de realismo que pretende para a sua história, com o seguinte paradigma.

Se os Efeitos de um Monge tem muitos efeitos visuais, o Realismo da sua história é fraco, e Épicos são mais comuns.

Se os Efeitos que um Monge é capaz de realizar não tem efeitos visuais exagerados, não há fantasia. Você pode considerar que Magia passa pelo mesmo problema de realismo, e decidir que ela não tem Efeitos visuais exagerados.

Existe um meio termo, no qual alguma Magia, Manifestação ou Poder tem pequenos Efeitos visuais, e isso é o padrão assumido como Regra para todos os textos do nosso Wiki Project -- EFM -- Enigma Fictional Multiverse.

Isso permite que Bruxos escondam sua Magia da pessoa comum que, de outra maneira, perceberia o uso de Magia pelos Efeitos visuais exagerados, e quando isso é escolhido, você define toda a sociedade em que o Herói Bruxo existe, ao mesmo tempo que o Nobre Vampiro e, principalmente, o Monge Diplomata, o responsável pela diplomacia, a relação entre Estados e organizações, e pivô da Luta contra A Corrupção. Assim sendo, a Corrupção também passa a ter menos Efeitos visuais exagerados, e também passa a se esconder.

Não vamos fazer uma lista de tudo o que um Monge pode realizar.

Existe um sem número de exemplos de Efeitos Prontos que você pode conseguir de filmes, séries animadas ou animes, quadrinhos ou mangá, e há livros que falam de capacidades que a fantasia permite, então vamos deixar em aberto essa lista.

Não se esqueça que os Monges precisam se definir como "mais" Social, ou "mais" Combatente, deixando isso anotado em Conceito, na sua Ficha de Personagem, no Cabeçalho.

Também é importante definir a sua Classe, que é no quê você ganha Níveis.

Isso é uma definição na criação de personagem que afeta tudo o mais, daí em diante, porque se você define "Monge" como Classe, vai ser um guerreiro, mas se você escolhe "Diplomata", por exemplo, e escolhe "Monge" como Tipo, vai ser um Monge Diplomata, ou seja, um personagem que sobe de Nível com ações sociais em primeiro lugar.

Monges não deixam de ser religiosos, mas não seguem um Deus específico.

Eles (as) são mais adeptos (as) da Filosofia, no sentido literal da palavra, de Amigo (a) do Saber. Sem dúvida, sendo guerreiros (as), são mais aptos a agir em Combate do que os que não o são, mas sabem que não se entra em Combate por qualquer coisa.

Um Monge pode ser um guardião de um Templo, um enviado diplomático para agir em uma região, ou um Combatente que defende pessoas especiais, no que são como guarda-costas, entre outras atividades.

O conhecimento de arte marcial deles (as) faz com que sejam rápidos em reagir.

Isso quer dizer que o Iniciante recebe +6 de Reação, o Competente tem um total de +12 de Reação, e o Mestre tem um total de +18 de Reação, que é o mesmo que um Caçador de nascença tem, por exemplo.

Para comparação, um Monstro tem +12 de Reação, quando está em uma forma guerreira.

Se você quer comparar, os Bruxos não tem nenhum bônus específico, por exemplo.

Ao contrário, eles tem dificuldade de agir rapidamente porque precisam falar para realizar Magia, ou fazer movimentos com a varinha para que um Efeito seja lançado; mas podem pagar por um Efeito Pronto, na proporção de 1 para 3, a cada 1 de Xp eles ganham +3 no Efeito Pronto, da mesma maneira que o Monge, que pode anotar nas capacidades de Magia o que eles tem de Poder.

Assim sendo, se você tem Efeitos do elemento Ar, anote o Nível que você é capaz de manifestar no elemento Ar em Domínios, ou faça o mesmo para outros tipos de Efeito que são "semelhantes" a Magia.

Você também tem acesso a algumas capacidades de Psiónico, que ficam atrás da ficha de personagem, como Telepatia, por exemplo; mas o Monge não tem Poder psíquico como eles, é só uma maneira de simplificar as anotações na ficha.

Na verdade, é o Psiónico que segue Regras semelhantes a de Monge, e não o contrário.

Durante o Playtest, teve um jogador que jogou com uma Monge muito importante, no mundo de Toj. Ayasta, mesmo sendo Monge, se torna uma Deusa da Magia, e cria Regras semelhantes a de Monge para que seus seguidores possam aprender Magia, e o Poder mais conhecido dela é "Exaltar", ou seja, ela não cria uma sensação ou pensamento, ou desejo, ela simplesmente faz ficar mais forte. O jogador disse que era difícil de se jogar com uma Deusa. Isso porque, naquela época, não existiam as Regras para se jogar com eles Conceito; mas, a medida que avançamos, eu (Sol) criei regras para se jogar com Deuses, e que incluem esse tipo de pessoa na sociedade -- Deuses são pessoas, não se esqueça disso.

Monges lidam com Deuses todos os dias, mediando o Poder que eles tem, ou simplesmente os aconselhando.

Assim sendo, eles servem mais a um outro tipo de Honra, diferente do que os mortais em geral pensam que isso é ou como deve ser, fazendo parte de todo um ecossistema divino.

É dito que um Monge "usa dois chapéus", um para a vida comum, outro para a sua vida divina.

Além disso, também são estudiosos, e sabem interpretar o que os livros sagrados dizem. Não, sem criticar. Eles tem conhecimento da vida prática, e da luta contra a Corrupção, para saber o que os textos estão realmente dizendo.

Vamos ter várias páginas sobre Monges, em Enigma.

Testamos diversas outras possibilidades, focando-se em jogabilidade; e algumas anotações serão compartilhadas.

Outras páginas e anotações derivam de informações já presentes em algum outro texto.

Mais informações serão adicionadas aos poucos; e agradecemos pela sua paciência, seu apoio e comentários.

Envie um tweet para @solcajueiro no Twitter, com as suas perguntas.

Obrigado por ler.