Jogador

De Enigma
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Oy! Bezah.

Jogador é a definição mais importante para O Jogo, em que somos personagens e influenciamos diretamente os eventos durante a narrativa.

O nome de Jogador de Sol Cajueiro é Ikkomi.

Ikkomi é o cinco de ouros.

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O Jogador e O Grande Jogo

Isso é uma coisa um pouco difícil de se definir, mas em Enigma há três Esferas: o Comum é a pessoa do dia a dia, o Herói é a pessoa que enfrenta os Monstros de todos os tipos, e Jogador é a pessoa que torna O Grande Jogo possível.

O Grande Jogo é uma alternativa para a guerra: ao invés de guerra, jogos.

Um Jogador também tem Ativos, que são quase qualquer coisa que um Jogador pode controlar em uma história, e isso inclui Palavras de Poder – ver: Conlang Wars.

Vemos que durante a Grande Guerra poucos foram os que lutaram para que os jogos se tornassem uma alternativa para a guerra, mas na Era que se inicia, isso será levado em conta, e porque existem jogos, nós vamos lutar contra a guerra.

Assim sendo, O Grande Jogo é uma atividade, e existe há mais de 52 milhões de anos, ou seja, surge na mesma época que o início da guerra entre Dragões e Basylisques.

Assim sendo, a Interação acontece entre os Jogadores, independente da distância, ou de outros fatores como o mais limitante, o espaço-tempo.

Jogadores entram em contato inclusive com outros Jogadores de tempos distintos.

Eles interagem com o Universo por meio dos Macguffins: Cena, Personagem, Objeto, Memória e Twist, que se dividem em esferas de três níveis de alquimia.

Nestas esferas, o primeiro nível indica manipulação, o segundo indica criação, e só o terceiro indica destruição.

Em experimentação em Sessões variadas, vimos que não é preciso muito esforço para criar uma história para os Jogadores, e você pode ter algumas Sessões sem planejamento. Ainda assim, é importante que se tenha uma linha do tempo, na qual Eventos planejados estejam prontos para se mostrar.

Uma história criada a partir de Eventos deixa os Jogadores livres para se movimentar.

Isso quer dizer que há dois tipos de Eventos: 1. Profecias, e 2. Pontos Fixos.

O segundo é criação de um Corruptor, e este é o motivo de quase todos os Jogadores. Isso quer dizer que Corruptor é o oposto de um Jogador, e eles fixam um futuro desejado, sendo que, se nada for feito para impedir, irá acontecer.

O Jogador, desta maneira, é a cabeça por trás da Guerra contra A Corrupção.

Também é importante saber que A Guerra contra A Corrupção existe há mais ou menos 200 milhôes de anos, e O Jogo só estabeleceu um método para que Jogadores usassem Interação entre si para lutar contra esse mal.

Existem três Forças Universais: A Integridade é a boa saúde dos Ideais de uma pessoa, é o que essa pessoa é, e pelo que essa pessoa vai fazer qualquer outra coisa que não seja deixar as coisas acontecerem sem fazer nada de importante; depois disso, a Subversão é a mudança, e os Universos não existiriam sem isso, porque para que existam deve haver movimento; e, em terceiro lugar, há a Corrupção, que é a Força que luta para corromper os Ideais de uma pessoa, na direção de tornar essa pessoa um agente da Corrupção, ou seja, um Corruptor. E não se iluda, a Corrupção vai tentar você.

O que vemos, em mesa de jogo, é que Corruptores são uma sombra distante, e não um problema que você bate nele até ele morrer.

Eles não confrontam diretamente os Jogadores, que são mais poderosos que eles.

Na verdade, eles se infiltram nas organizações da Nobreza ou da administração pública para ter Acesso, ou seja, conseguir encontrar pessoas importantes pessoalmente para olhar em seus olhos e implantar o futuro que eles desejam, gastando para isso Pontos de Corrupção. Este ponto você ganha corrompendo os Ideais de outras pessoas.

Este Poder conjura os olhos azuis anil, que são os olhos de sobrevivente. Isso quer dizer que uma pessoa sendo afetada vai tentar sobreviver ao comando deles.

O azul dentro de azul destes olhos também são vistos em sobreviventes, naturalmente.

Isso acontece de maneira muito rápida, e não é possível perceber, a não ser quando por uma coincidência você estiver olhando nos olhos do alvo na hora que o Poder for usado.

A Guerra contra A Corrupção também incentiva as Virtudes, em oposição aos Vícios.

Você pode usar Mapmaking, a arte de uso de mapas, para facilitar. Se você consegue guardar tudo de cabeça não vai precisar de mapas, mas se não, use-os.

Tenha sempre cópias de seus Mapas para fazer anotações sobre eles.

Algumas anotações importantes são quais são os Ativos de cada um dos Jogadores, e o espaço-tempo em que os Jogadores atuam, mas também vai ser muito útil anotar os Eventos previstos por Profecias no papel.

Uma grande quantidade de Jogadores usa Magia, e isso esconde suas capacidades especiais.

Use um d20 com Dificuldade 13 média e some cada esfera usada para fazer uma Ação a essa Dificuldade, para definir o quão difícil é realizar uma Tarefa típica de Jogador.

E use a soma de EH, ou Energia Histórica, mais o Gatilho, mais o que chamamos de Contexto, para definir a Vantagem e diminuir dessa forma a Dificuldade de realizar uma Ação de Jogador. Também pode somar a isso quantos pontos de Flux o intérprete quiser usar.

Contexto é uma variável que determina Modificadores para Ações de Jogador.

Estamos trabalhando para oferecer mais exemplos, aos poucos.

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Obrigado por ler.