Informações Relevantes (R)

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Este é um texto sobre o Enigma Fictional Multiverse.

Em primeiro lugar, o EFM reúne informações de diversos tipos, que formam um todo cheio de detalhes, como por exemplo as formas de viajem entre mundos -- 1) Túnel Espacial, 2) Aporte, e 3) Fronteira.

Assim sendo, Aporte por exemplo nos trás a um mundo em que Oráculos se organizam para ter treinamento em navegação, mas não é qualquer tipo de navegação: sumir de um lugar para aparecer em outro, no mínimo, é tarefa de quem sabe o futuro próximo -- não faça de conta que sabe, milhares de vidas estão em jogo quando o assunto é viajem espacial, mas vale a pena como um trabalho sério.

E é isso, Enigma conta a história de pessoas que têm trabalho e realizações, e também de Pessoas de Poder que têm vidas nada típicas, nada comuns.

Enigma divide os Tipos de personagem em vários grupos -- Por exemplo: Comum, Herói e Jogador é como se organiza os Tipos da forma mais clara possível, mas isso é Conceito, e não Classe.

Há diferenças entre os personagens que usam Magia e os que usam Poder.

Isso, sem contar aqueles que manifestam, porque Manifestação não encontra uma explicação, e nem mesmo os Bruxos e Bruxas sabem exatamente o que vêm a ser estas coisas.

Além disso, os Tipos em geral se organizam, como os Psiónicos que se organizam contra Mercenários, pra que nenhum psiónico de nenhum lugar seja um deles.

Informações Relevantes nos trás a uma necessidade de ser diretos.

O autor está o tempo todo, em todas as Sessões de Jogo, conversando com os Intérpretes para que uma Ambientação seja parte das discussões e sejam inseridas no Jogo informações relativas a trabalho e realizações. Todo trabalho é melhor que nada, ou quase. Quase, porque tem coisas que se você fizer ou se envolver, você corre um sério risco de morrer. Principalmente, profissões que envolvam matar pessoas têm a tendência de serem malditas em todos os mundos, ou seja, agora que estamos em uma nova Era nós vemos que muitos lugares estão cheios de demônios; demônios não são pessoas, e devem ser enviados para os Infernos para se purificarem -- note que nem todos eles têm uma segunda chance. E isso é uma constante em toda a Ambientação do EFM -- demônios, Corrupção e a necessidade de se organizar contra os demônios.

Além disso, as raças de Antigos se organização para ajudar as novas raças a enfrentar os demônios.

Entre essas raças estão os Kaijin, ou Cinzas. Muitos temem eles. E com razão. Eles são corretos em tudo o que fazem, não gostam de falhas de segurança, ou de meias verdades. Eles estão entre as raças mais poderosas de todos os tempos. Por exemplo, uma Armada do Império Cinza tem um milhão de naves, o que intimida e quase resolve quase qualquer tipo de disputa, só de eles aparecerem. Eles são uma raça espacial, e têm muito poucos mundos.

Ao mesmo tempo, imagine que esta raça não é uma raça de "fantasia medieval", e você vai ver que Elfos são uma das raças mais antigas e poderosas que existe. Eles foram escravos das raças e povos que agora são demônios, mas se libertaram. Imagine, eles são imortais! Um deles que morre é uma perda tão grande que não temos palavras pra explicar o sentimento de perda que eles sofrem. Eles estão sempre a procura de novas raças, de novos lugares e de novas experiências. Alguns estão vivos há bilhões de anos, e têm uma língua própria, elfyor, para a qual as novas raças não estão preparadas.

Akkoya, quando surge a superraça ediche, ou elae, reúne uma enorme quantidade de informação sobre os demônios e organiza os poucos mundos ediche que estão na Era Espacial, porque a superraça tem mais ou menos um milhão e meio de mundos, contando as raças compatíveis. Este é um mundo especial, de verdade. Arda, nossa Terra, é importante porque tem o nascimento de incontáveis Deuses e entidades, incluindo o Arquétipo do Filho do monoteísmo. Assim sendo, o monoteísmo convive com o politeísmo e também com o ateísmo, em um mesmo mundo; e isso torna Arda um lugar singular, onde todos os tipos de crenças são encontrados. Archailax é o mundo da raça Ikka que observa o Setor Verde Profundo, onde se encontram também Arda e Akkoya. A raça ikka tem o apelido de "Os Brancos", por terem a pele muito branca, e o cabelo também.

O Tipo mais comum entre os da raça ikka são os Monges, sábios e protetores.

A raça ikka é compatível com a raça ediche (elae), e são uma sociedade com sete deuses desde quando a raça começou sua civilização, sendo liderados por Chlao Ka -- Deus da Luz, e por Pahlugon -- Deus das Trevas. Eles são magros e vivem muito, e suas mulheres parecem jovens por toda a vida. Akkoya é conhecida pelos ikka há muito tempo, mas O Arquivo não pode mais dizer o que este mundo tinha de especial na Era antiga.

Depois dessa geral, vamos ver algumas informações de outros detalhes.