Informações Relevantes

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Este é um texto sobre o Enigma Fictional Multiverse.

Nota Importante: Este texto precisa de revisão, então aguarde.

Em primeiro lugar, o EFM reúne informações de diversos tipos, que formam um todo cheio de detalhes, como por exemplo as formas de viajem entre mundos -- 1) Túnel Espacial, 2) Aporte, e 3) O Desconhecido.

Vá para Informações Relevantes (R), para ver o texto antigo.

Aporte, por exemplo, nos trás a um mundo em que Oráculos se organizam para ter treinamento em navegação, mas não é qualquer tipo de navegação: sumir de um lugar para aparecer em outro, no mínimo, é tarefa de quem sabe o futuro próximo -- não faça de conta que sabe, milhares de vidas estão em jogo quando o assunto é viajem espacial, mas vale a pena como um trabalho sério.

Enigma conta a história de pessoas que têm trabalho e realizações, e também de Pessoas de Poder que têm vidas nada típicas, nada comuns.

Enigma divide os Tipos de personagem em vários grupos -- Por exemplo: Comum, Herói e Jogador é como se organiza os Tipos da forma mais clara possível, mas isso é Conceito, e não Classe.

Tipo é a primeira definição para Personagens, em Enigma.

São eles: (os arcanistas) Bruxo, Feiticeiro, Mago (Mago de Virtude, ou o Tipo que não é de jogador, Mago de Vícios), Sacerdote, e Xamã; (pessoas de poder) Monge, Psiónico, Vampiro, Licantropo, e Sombrio.

Há diferenças entre os personagens que usam Magia e os que usam Poder.

Isso, sem contar aqueles que manifestam, porque Manifestação não encontra uma explicação, e nem mesmo os Bruxos e Bruxas sabem exatamente o que vêm a ser estas coisas.

Além disso, os Tipos em geral se organizam, como os Psiónicos que se organizam contra Mercenários, pra que nenhum psiónico de nenhum lugar seja um deles.

A segunda definição é de Conceito, entre: Comum, Herói, e Jogador.

A terceira é Classe, entre: Bakemono (Monstro), Caçador, Conjurador, Cura, Deviant, Gadgeteer (Bugigangueiro), Investigador, Líder, Mestre (especial), Hime ou Princesa (rara), Soldado, Tanque, e Twisted.

Só pra notar, que Caçador e Soldado são Classes para Vampiros.

Além disso, os personagens também podem participar de uma Ordos (Facção), como por exemplo uma das Tradições, como Gadgeteers, que oferece o primeiro nível de Forças, ou Efemmera Gi, que oferece o primeiro nível da Iluminação chamada Morte ou nível 5 do conhecimento de Vida, ou também podem participar de alguma Organização, como a Ordos chamada Nação da Magia, que oferece o primeiro nível da Iluminação chamada Magia ou nível 5 do conhecimento de Magia, ou se você preferir pode escolher uma Tribo, que oferece o primeiro nível de um Domínio ou Iluminação específico por Tribo.

Eu vou fazer anotações sobre todas estas Organizações, e depois vou postar aqui.

Algumas destas Organizações já estão publicadas em alguma História ou comentário, então preste atenção sobre o que muda no passado.

Muitas destas são parte de alguma história, então vou manter os segredos.

Informações Relevantes nos trás a uma necessidade de ser diretos.

Temos muito o que publicar, mas vai ser aos poucos. Uma das coisas que pretendemos é falar também sobre as Sessões de Jogo, texto que reúne informações sobre como é o andamento de uma Sessão, e coisas como quais tipos de informação acontecem na mesa de jogo, ou seja, fora do universo do jogo. Alguns Tipos de personagem não são indicados para se jogar, em EFM, como Demônios, Corruptor, e um dos que fazem Rituais com demônios, os Magos, todos eles são o Macguffin chamado Necessariamente Mau, mas isso é melhor explicado nos romances.

Alguns ganham o direito de ir pagar nos Infernos, mas nem todos tem o direito de ir para esse lugar para se purificar e, depois, reencarnar.

Além disso, as raças de Antigos se organização para ajudar as novas raças a enfrentar os demônios.

Em Enigma, também existem Elfos -- ver texto, para se informar -- mas há uma diferença enorme entre os elfyor e os faeru, sendo os segundos uma raça pequena, que um imperador, Louis XV, obrigou a se tornarem elfos domésticos, mas que eventos recentes os libertaram e eles fundaram um Império, para se livrarem da escravidão.

Você vai ver, em Enigma, uma grande quantidade de cenários para você usar.

Nós começamos com Akkoya, e a medieval Toj, depois nos concentramos em Arda, a nossa Terra, mas há também diversos outros mundos que serão publicados para se jogar.

A raça ikka tem, no mesmo Setor que Arda e Akkoya, os mundos de Melch Lemetian, a capital ikka, e também Archailax, a capital do Setor.

Você também vai encontrar, depois, informações sobre os mundos sun chang, a Aliança.

Além de informações sobre os kaijin, nome mais usual dos Gray, os cinzas, ou dos tyke, nome mais comum da raça dos reptilianos, uma raça com trezentos milhões de anos.

Você vai poder adicionar Dragões e Basylisques às suas histórias.

Por exemplo, vai poder entender como a Fúria da raça ikka funciona, e aqui vamos falar sobre os Deuses de cada uma das raças, como os ikka Chlao Ka e Pahlugon, que dividem as funções de Luz e Trevas, sendo o segundo o Deus que ensina a eles sobre sua Fúria. Não se tira um ikka do sério, ele pode entrar em fúria para sobreviver.

Vamos falar sobre as Ordos, ou Facções, mas saiba que aqui damos ênfase à facção dos Bruxos, porque esta é uma referência à Nação da Magia, uma fundação de Sol Cajueiro, mas que tem diversos adeptos.

Venha ler os romances, em Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes, livro um da Série Enigma.

Saiba que Akkoya é que dá o nome à nossa raça, ediche é o nome dela. Mas que, também, existe um acordo entre os cinzas e os reptilianos de que a raça se chame elae, e na navegação você vai ver elae em muitos lugares, porque é uma superraça.

A superraça elae tem um milhão e meio de mundos, em vinte e nove galáxias.

Também é importante você saber que os links em vermelho estão sendo pensados, mas tenho (Sol) que dividir o meu tempo também com as línguas que estou criando para o projeto.

Assim sendo, algumas coisas não eram prioridade e foram deixadas para depois.

Vamos ter Conlang Classes destas línguas: Akkia, Oeldar ou Hlar, Kfu, Elfae ou Faeru, e Slanka, porque são as línguas da Nação da Magia, mas vai demorar um tempo, porque precisam se revelar nos romances e aventuras.

Outras línguas do projeto incluem: Draka, Mahou Kami, Essenka, Deutfraktur, Ay-la, Zlet, Tut ou Tuttakami, e também Go, que é a língua da Morte.

A partir de 2020, O Desconhecido passa a reger a Realidade, e isso inclui navegação, então, vamos ter de reconhecer que nem tudo "deu certo".

Outros mundos importantes são Mekhet, Tunna, Tanahta, entre outros.

Todos irão se tornar cenários para se jogar, mas isso pode demorar.

A vantagem é que em texto Wiki, uma informação acaba sempre completando o que é importante para outro texto, e assim, tudo vai se tornando uma série enorme de textos que se completam.

Agora, vamos deixas os romances, e também as aventuras do Blog (ikkomi) se revelarem.

O que é importante é saber que você pode chamar a atenção sobre o que deve ser importante, o que quer dizer que se você comentar no Twitter, vai ter prioridade.

Digo Twitter, porque é o melhor meio para se deixar saber sobre o que é importante.

E então, que os textos sejam inspirados pelos Deuses, e que Toth nos guie. Saiba que o Egito é o maior Império, então Rha, Anubis e Seth são parte destas histórias.

Espero que você esteja gostando da leitura.

Obrigado por ler.