Informações Relevantes

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Texto sobre o Enigma Fictional Multiverse.

Nota: Todos os direitos reservados (Sol Cajueiro)

Em primeiro lugar, o EFM reúne informações de diversos tipos, que formam um todo cheio de detalhes, como por exemplo as formas de viajem entre mundos -- 1) Túnel Espacial, 2) Aporte, e 3) O Desconhecido.

Aporte também é uma capacidade de nascença, de Bruxos de nascença.

Vá para Informações Relevantes (R), para ver o texto antigo.

Aporte, por exemplo, nos trás a um mundo em que Oráculos se organizam para ter treinamento em navegação, mas não é qualquer tipo de navegação: sumir de um lugar para aparecer em outro, no mínimo, é tarefa de quem sabe o futuro próximo -- não faça de conta que sabe, milhares de vidas estão em jogo quando o assunto é viajem espacial, mas vale a pena como um trabalho sério.

Enigma conta a história de pessoas que têm trabalho e realizações, e também de Pessoas de Poder que têm vidas nada típicas, nada comuns.

Enigma divide os Tipos de personagem em vários grupos -- Por exemplo: Comum, Herói e Jogador é como se organiza os Tipos da forma mais clara possível, mas isso é Conceito, e não Classe.

Enigma se concentra no Herói Bruxo, no Nobre Vampiro, e no Monge Diplomata como Personagens básicos.

Tipo é a primeira definição para Personagens, em Enigma.

São eles: (os arcanistas) Bruxo, Feiticeiro, Mago (Mago de Virtude, ou o Tipo que não é de jogador, Mago de Vícios), Sacerdote, e Xamã; (pessoas de poder) Monge, Psiónico, Oráculo, e Guerreiro com Ethos; e os sobrenaturais Vampiro, Licantropo, o transmorfo Monstro, que não é para jogadores, Asura e Djine, mais um que também é manifestador, Sombrio.

Há diferenças entre os personagens que usam Magia e os que usam Poder.

Isso, sem contar aqueles que manifestam, porque Manifestação não encontra uma explicação, e nem mesmo os Bruxos e Bruxas sabem exatamente o que vêm a ser estas coisas.

Além disso, os Tipos em geral se organizam, como os Psiónicos que se organizam contra Mercenários, pra que nenhum psiónico de nenhum lugar seja um deles.

A segunda definição é de Conceito, entre: Comum, Herói, e Jogador.

A terceira é Classe, entre: Bakemono (Monstro), Caçador de nascença, Conjurador, Cura, Deviant, Gadgeteer ou Aparatista, Investigador, Líder, Mestre (especial), Rhyme ou Princesa (rara), Soldado, Tanque, e Twisted.

Existem várias outras Classes! Não se apegue a esta lista, porque temos muita coisa para fazer e não temos como fazer todos os textos de uma só vez, deve ser aos poucos.

Só pra notar, que Caçador e Soldado são Classes relacionadas a Vampiros.

Além disso, os personagens também podem participar de uma Ordos (Facção), como por exemplo uma das Tradições, como Gadgeteers, que oferece o primeiro nível de Forças, ou Efemmera Gi, que oferece o primeiro nível da Iluminação chamada Morte ou nível 5 do conhecimento de Vida, ou também podem participar de alguma Organização, como a Ordos chamada Nação da Magia, que oferece o primeiro nível da Iluminação chamada Magia ou nível 5 do conhecimento de Magia, ou se você preferir pode escolher uma Tribo, que oferece o primeiro nível de um Domínio ou Iluminação específico por Tribo.

Eu vou fazer anotações sobre todas estas Organizações, e depois vou postar aqui.

Algumas destas Organizações já estão publicadas em alguma História ou comentário, então preste atenção sobre o que muda no passado.

Muitas destas são parte de alguma história, então vou manter os segredos.

Informações Relevantes nos trás a uma necessidade de ser diretos.

Temos muito o que publicar, mas vai ser aos poucos. Uma das coisas que pretendemos é falar também sobre as Sessões de Jogo, texto que reúne informações sobre como é o andamento de uma Sessão, e coisas como quais tipos de informação acontecem na mesa de jogo, ou seja, fora do universo do jogo. Alguns Tipos de personagem não são indicados para se jogar, em EFM, como Demônios, Corruptor, e uns dos que fazem Rituais com demônios, os Magos, todos eles são o Macguffin chamado Necessariamente Mau, mas isso é melhor explicado nos romances.

Alguns ganham o direito de ir pagar nos Infernos, mas nem todos tem o direito de ir para esse lugar para se purificar e, depois, reencarnar.

Além disso, as raças de Antigos se organização para ajudar as novas raças a enfrentar os demônios.

Em Enigma, também existem Elfos -- ver texto, para se informar -- mas há uma diferença enorme entre os elfyor e os faeru, sendo os segundos uma raça pequena, que um imperador, Louis XV, obrigou a se tornarem elfos domésticos, mas que eventos recentes os libertaram e eles fundaram um Império, para se livrarem da escravidão (apenas em nosso multiverso).

Deus foi convocado para resolver o problema dos elfos.

Acontece que os faeru não tinham forma física, e viviam no Astral. A Deusa procurou Rha, para resolver o problema, e ele disse que Deus era o Deus da Criação, que é ele que tem a missão de criar, mas que se ele não resolvesse, Rha e A Deusa resolveriam. Deus aceitou a missão. Tendo apenas um exemplo feminino, e um masculino, Deus tornou os faeru uma raça universal, mas foi Rha que sugeriu que os faeru só entrassem em contato com crianças das outras raças; o motivo, os adultos têm ganância, e iriam querer alguma coisa deles.

Você vai ver, em Enigma, uma grande quantidade de cenários para você usar.

Nós começamos com Akkoya, e a medieval Toj, depois nos concentramos em Arda, a nossa Terra, mas há também diversos outros mundos que serão publicados para se jogar.

A raça ikka tem, no mesmo Setor que Arda e Akkoya, os mundos de Melch Lemetian, a capital ikka, e também Archailax, a capital do Setor.

Você também vai encontrar, depois, informações sobre os mundos sun chang, a Aliança.

Também estamos planejando a Aliança de Ambar, como um cenário jogável.

Além de informações sobre os kaijin, nome mais usual dos Gray, os cinzas, ou dos tyke, nome mais comum da raça dos reptilianos, uma raça com trezentos milhões de anos.

Você vai poder adicionar Dragões e Basylisques às suas histórias.

Por exemplo, vai poder entender como a Fúria da raça ikka funciona, e aqui vamos falar sobre os Deuses de cada uma das raças, como os ikka Chlao Ka e Pahlugon, que dividem as funções de Luz e Trevas, sendo o segundo o Deus que ensina a eles sobre sua Fúria. Não se tira um ikka do sério, ele pode entrar em fúria.

Vamos falar sobre as Ordos, ou Facções, mas saiba que aqui damos ênfase à facção dos Bruxos, porque esta é uma referência à Nação da Magia, uma fundação de Sol Cajueiro, mas que tem diversos adeptos.

Venha ler os romances, em Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes, livro um da Série Enigma. Além disso, estamos publicando o Livro dois, em Enigma: O Outro Nome do Medo.

Saiba que Akkoya é que dá o nome à nossa raça, ediche é o nome dela. Mas que, também, existe um acordo entre os cinzas e os reptilianos de que a raça se chame elae, e na navegação você vai ver elae em muitos lugares, porque é uma superraça.

A superraça elae tem um milhão e meio de mundos, em vinte e nove galáxias.

Também é importante você saber que os links em vermelho estão sendo pensados, mas tenho (Sol) que dividir o meu tempo também com as línguas que estou criando para o projeto.

Assim sendo, algumas coisas não eram prioridade e foram deixadas para depois.

Vamos ter Conlang Classes destas línguas: Akkia, que significa "Essencial", Oeldar ou Hlar, mas Hlar significa "língua", Kfu, a língua dos imortais, Elfae, a língua dos faeru, e Slanka, que é a língua das Princesas, porque são as línguas da Nação da Magia; mas vai demorar um tempo, porque precisam se revelar nos romances e aventuras.

Outras línguas do projeto incluem: Draka é a língua dos Dragões, Mahou Kami é uma língua teórica ediche, Essen nós estamos aprendendo e tem uma tradução de O Herói de Mil Faces, além da gramática (2020), Deutfraktur, que também é chamada de Deuta, Ay-la é a língua dos Antigos, Zlet é a língua dos Gray (Cinzas), Tut ou Tuttakami é o nosso Egípcio, e também Go, que é a língua da Morte.

A partir de 2020, O Desconhecido passa a reger a Realidade, e isso inclui navegação, então, vamos ter de reconhecer que nem tudo "deu certo".

Outros mundos importantes são Mekhet, Tunna, Tanahta, entre outros.

Todos irão se tornar cenários para se jogar, mas isso pode demorar.

A vantagem é que em texto Wiki, uma informação acaba sempre completando o que é importante para outro texto, e assim, tudo vai se tornando uma série enorme de textos que se completam.

Agora, vamos deixas os romances, e também as aventuras do Blog (ikkomi) se revelarem.

O que é importante é saber que você pode chamar a atenção sobre o que deve ser importante, o que quer dizer que se você comentar no Twitter, vai ter prioridade.

Digo Twitter, porque é o melhor meio para se deixar saber sobre o que é importante.

E então, que os textos sejam inspirados pelos Deuses, e que Toth nos guie. Saiba que o Egito é o maior Império, então Rha, Anubis e Seth são parte destas histórias.

Não se esqueça de que são cinco Grandes, em Enigma: Deus, A Deusa, Oxalá, Rha e O Avatar.

Não se esqueça também de que o dinheiro está com os Magos, os bilionários são quase todos Magos, exceto em mundos que já estão mais evoluídos. Isso, porque eles são gananciosos. Não querem poder. Isso eles já têm. Eles vão querer é o controle.

E é disso, desse desejo por controle, que nasce o Corruptor.

Sobre Publicações e Outras Tralhas

O Universo ficcional (Uf) de Enigma que estamos propondo aqui é o Uf Expandido das histórias de Sol Cajueiro, e você pode adicionar história a este Universo.

Aconselhamos você e seu grupo a fazerem anotações, e tomar cuidado com nomes.

Isso porque nomes são a parte mais complicada de uma história. Não tem como criar todos os nomes de uma história que sejam totalmente originais, e também não podemos usar mecanismos de busca para saber se aquele nome é original. Isso, porque existem ladrões de idéias na internet! Saiba que tudo o que você pesquisa se torna estatística, e pode ser roubado.

Anote tudo, e publique em um Blog, desde que não seja o Reddit. O Blogger é o melhor. Mas bem, você vai acabar entendendo como fazer para publicar.

Depois de jogado e revisado, as anotações se tornam história.

Se quiser que nós possamos incluir a sua história em Enigma, você deve avisar que está jogando, anotando e vai blogar.

Enigma pode ser usado para isso.

Basta você citar a fonte, de onde foi que tirou a história.

Sua história pode se tornar uma História Oficial.

Entre em contato com @solcajueiro no Twitter.

Espero que você esteja gostando da leitura.

Obrigado por ler.