Independentes (Terra)

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é a página sobre o Tipo: Independente.

A Guerra das Ordos deixou espaço para pessoas muito especiais: O Independente é uma pessoa com capacidades especiais que, apesar de saber da existência das Ordos (Facções), não participa delas.

Nota: Todos os direitos reservados (Sol Cajueiro).

Aqui você encontra informações sobre o Tipo "Independente", e seu uso em jogo.

Siga para A Guerra das Ordos (Terra), para outras informações.

Siga para Mitologia (Terra), para informações gerais sobre A Terra.

Na Página principal você vai encontrar mais alguns links para páginas com mais informações relevantes.

Ser Independente é uma tarefa perigosa, em qualquer cenário.

Durante o Playtest, o Tipo que ganhou o nome de Independente foi adicionado ao jogo em 2001, quando Amadeu (Story Essay) fugiu e se exilou em Belo Horizonte, cidade onde acontecia a maior parte dos jogos naquela época, durante o P4 –– ou Projeto 4.

A cidade nem de longe era um lugar importante, diga-se, em termos do poder em relação ao mundo. Mas, ao mesmo tempo, sendo um lugar aonde vão pessoas que têm em mente contratos de grandes empreendimentos, o turismo de negócios põe a cidade no mapa; e, devido a isso, as Ordos estão presentes. Também é um lugar aonde vão Celebridades, um Tipo que adora o fato de poder andar na rua livremente; o nativo não se importa muito com Celebridades, sendo um costume deixar as pessoas famosas viverem a sua vida sem tietagem ou, no máximo, alguém irá pedir um autógrafo aos famosos. Atrás, vivem as Ordos. Seu poder, no entanto, deixou um vazio entre 1991 e 2013 que, sem que isso fosse planejado, diversos bruxos, manifestadores e monges que não tinham facção viveram sua adolescência e cresceram sem se importar em tomar parte numa Guerra que nem mesmo faziam idéia dos porquês; e assim, citada pelo Senhor Ni em Tenho uma Missão (Conto), a Oculta é uma série de Eventos milenares e, em teoria, não incui e nunca incluiu Independentes, simplesmente porque não existiam.

Esta foi a apresentação deste Tipo; mas vamos agora a outras informações.

Viver como independente é viver à margem do oculto, conviver com migalhas de informações que sobram pelos cantos e que, em geral, as facções escondem, inclusive apagando a mente das pessoas que presenciam Eventos que elas não querem que sejam conhecidos.

Este é o primeiro Tipo; e este Tipo rendeu histórias memoráveis durante o Playtest.

Note que diversos dos Tipos apresentados aqui podem ser adaptados a quase qualquer jogo.

Alguns pode exigir esforço extra para se adaptar, porque são dependentes de todo um contexto, história que envolve facções, ou lendas; mas, de maneira geral, você vai sempre encontrar alguma idéia para que o Grupo de Jogo avalie e queira jogar.

Action Tale Enigma é totalmente dependente de ambientação, suas lendas etc.

Durante uma breve sessão de jogo no evento Laboratório de Jogos, os jogadores disseram isso; agradeço ao Korn e à Fer pelo jogo. Ser totalmente dependente da ambientação é totalmente positivo e planejado. Depois do Jogo, a análise deles fez repensar os Tipos que estava oferecendo para Jogadores, mas mesmo mudando o nome delas a separação em cinco Grandes Facções se manteve, adicionando Dinâmica de Jogo aos cenários.

Assim, e porque usar idéias de jogadores é essencial em uma partida, viver um Independente é uma tarefa interessante: você precisa sobreviver em meio às disputas de poder das facções, que inclusive praticam assassinato, terrorismo e corrupção.

Sobreviver vai depender de que Eventos a história tem planejados.

Vamos estabelecer uma escala de um a seis, em que o cinco ocupa o nível de maior Ameaça.

O nível seis indica ser quase impossível a sua sobrevivência.

O Mestre ainda pode dedicar um tempo para fazer outros testes de níveis usando a mesma escala.

Também é possível inverter a escala, e a Oportunidade ocupar o cinco como excelente.

De novo, o nível seis indica até mesmo um Twist na história, sempre positivo.

Durante o Playtest, o uso de 2d6 era, entre 2001 e 2009, a opção principal de testes com dados, mas as Runas foram abandonadas em função do Tarot, que tem na simbologia de cada carta uso em Jogo muito mais interessante.

Todo Independente está tentando viver a sua vida, normalmente, enquanto sobrevive ao cenário.

Isso faz parte de jogar com este Tipo, e vários se encontram na obsessão por "Defesa". Isso foi o que transformou Amadeu em uma sumidade de defesa em Telekinese e o tornou alvo, mesmo ele não tomando parte da guerra de facções pessoalmente, tal como é citado no Ensaio (Story Essay) sobre ele.

Assim, a idéia de se jogar com o Independente exige um jogo de dia-a-dia.

Nem todos os grupos se adaptam a isso; e o Mestre deve sempre manter o diálogo com o que os jogadores querem jogar.

Não se esqueça de que o Independente lida com o mundo do jeito que ele realmente é.

Assim, há toda a Cosmologia, os planos paralelos estudados pela Planologia, uma Espiritualidade e o Sobrenatural sempre presentes e, claro, A Oculta sempre ali para trazer informações fragmentadas sobre a Verdade que apenas Os Olhos além do Véu são capazes de enxergar.

Dê meias informações demais, e o grupo vai acabar indo para uma direção aleatória.

Dê informações precisas, e o grupo não vai sentir a opressão da guerra de facções sobre eles.

Assim, dê as informações de que cada personagem precisa, de acordo com o que cada jogador quer jogar, mas sabendo que a política de grupo deve estar sempre presente e envolve até mesmo questões fora do jogo.

Testamos isso em diversos momentos; e algumas anotações serão compartilhadas.

Outras páginas e anotações derivam de informações já presentes em algum outro texto.

Mais informações serão adicionadas aos poucos; e agradecemos pela sua paciência, seu apoio e comentários.

Envie um tweet para @solcajueiro no Twitter, com as suas perguntas.

Obrigado por ler.