Iluminados

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Ordos (Facção).

Nota: Todos os direitos reservados (Sol Cajueiro).

Iluminado é uma pessoa que tem consciência do que as pessoas não sabem conscientemente, capaz de perceber telepatia e manifestação, o que quer dizer que não precisa dizer para ser compreendida.

Os Iluminados são uma das Tradições mais recentes que existe.

Ela nasceu há poucos anos, quando nasceu a Nação da Magia, ou (eng) The Magic Nation, e de repente, foram adotados pelo Egito e passaram a existir em todo o Universo.

Dizem os rumores que Rha abençoou estas pessoas.

Também foi uma linhagem de Vampiros, mas deixaram de ser vampiros recentemente.

Obrigado por ler.

Iluminados da Nação da Magia

Este é o marco inicial da fundação da Nação de Magia do Egito, o aparecimento das Iluminadas.

Iniicalmente um grupo feminino, depois homens foram iniciados e aprenderam os métodos da Nação, abençoados por Rha, e recebendo orientação de Toth, que se tornou o novo líder do Egito.

Na verdade, esta Nação é egípcia, mas existe um grande número de Nações que atendem por este nome, como a Nação da Magia do Japão, o Império Jippa, que é profetizado para ocupar todas as Ilhas do Sol Nascente, ou seja, 5% do Universo.

Também em Arda, a Nação da Magia do Reino Unido tem a profecia de estabelecer o Contato, e ser a referência de contato com outros mundos, o que contraria as expectativas, que dizem que a Amerika faria o contato; mas, na verdade, Reino Unido e Japão estão profetizados para isso.

As Iluminadas sofreram em dimensões paralelas, até que foram libertadas por Asal Gusa, sob orientação de Tarja e Toth, que tiveram uma filha, Ifar tem apenas treze anos (2020), e sabe-se que ela e Akkia são profetizadas para ser líderes.

Também ajudaram Kevid (2018) a enfrentar Uder, o mago que estava matando Magos que apoiavam os Bruxos.

Uder foi membro de um grupo de Independentes (durante o Playtest, 2001 a 2004), mas traiu o grupo e os eliminou para ganhar o título de Mago que o acompanhou desde então, um dos líderes dos magos no mundo de Arda, a Terra.

Membro deste grupo, Amadeu foi eliminado por um Veneno Genético, que aplicaram em sua filha adotiva.

Assim sendo, se eles se tocassem, ele seria eliminado; isso foi a primeira coisa que o Conselho Galático 5e resolveu neste mundo. Não se sabia que havia um Conselho, naquela época, mas eles destruíram o conhecimento de como fazer o Veneno.

Vemos nos romances de Enigma, que as Iluminadas não são citadas, durante o primeiro livro.

Venha ler o primeiro livro em Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes, e o segundo em Enigma: O Outro Nome do Medo, sendo que os livros ainda estão sendo publicados, em média um capítulo por mês.

Os Bruxos de nascença do século 23 citado nos livros são uma Nação da Magia.

Todos os que se iluminam ganham conhecimentos muito importantes e relevantes para a história, são pessoas que se tornam naturalmente líderes e, também, não há como se roubar este segredo.

O Segredo da Iluminação se esconde, não é um conhecimento fácil de se conseguir.

Você pode passar uma vida inteira investigando isso, e não passar do nível de saber que isso existe, e só.

Você também pode precisar do contato com os Deuses, Entidades e Avatares, para conseguir.

Um dos Deuses que existe em todos os lugares é o Deus da Natureza, além do Deus chamado de O Mais Velho, que algumas vezes pode não ser um Deus, e é só o ser mais velho de um mundo.

Tudo isso, e muito mais, são conhecimentos de Iluminados, que também lidam com a Realidade como ela pode ser.

Dizemos "como ela pode ser" porque Iluminados podem mudar a Realidade, usando Magia.

Também fazem Manifestação, coisas inexplicadas e que passam a existir por causa de "Erro" na hora de realizar uma Magia, além de ser comum que um Iluminado tenha algum tipo de Poder, que é uma capacidade liga e desliga, como "Andar sobre A Água", por exemplo.

Mas bem, eles se concentram em Magia, e não nas outras capacidades especiais.

A capacidade de lidar diretamente com a Realidade é rara, mas observa-se que a maioria lida com Palavras de Poder muito importantes, algumas são perigosas, e depois, algumas pessoas de poder estudam muito para saber estas Palavras, então não se envolva em lidar diretamente com a Realidade sem muito estudo, um bom Grimório vai te ajudar.

Nem todos os Iluminados sejam Bruxos de nascença, porque Aptidão não é necessária.

Estes livros especiais, os grimórios são como se fosse um computador para o estudante de Magia.

Mas bem, tudo depende da Natureza para acontecer, e do estudo das Iluminações.

Também vai te ajudar se concentrar nos Domínios, que são muitos, além de você também poder usar Criatividade, em sua Magia. Isso quer dizer que, depois que você aprende muitas Palavras de Poder, vai conseguir reunir forças para Criar novas Palavras.

Na nossa Nação da Magia, há um esforço de Iniciação para que todos estejam neste nível de preparação, mas é uma Nação recente, então volte seus estudos para a língua egípcia, o Egípcio é uma língua muito importante. Outras línguas que convém estudar são Akkia, uma criação de Tarja e sua filha Ifar, com a ajuda do Deus do Conhecimento, Toth, e que está conseguindo adeptos em muitos lugares, Kfu, que é a língua dos Imortais, e Elfae, língua que Rha dá de presente aos elfos; mas há também Slanka, a língua do clã de Enigma, que Tempus lidera.

Também parece ser uma coisa ligada ao Espírito, não apenas à percepção.

Você pode jogar com um personagem Iluminado, mas saiba que você precisa de um lugar, do seu lugar, no mundo. Você consegue outras vias para ter informação e, se for egípcio, consegue acessar conhecimentos de Vidas Passadas; note que não é se lembrar, é acessar.

Também vai ter que definir (Mestre) quantas Palavras de Poder são conhecidas no mundo.

Siga isso: 200 Palavras é pouco, 2.000 é um mundo com Magia normal, e 20.000 é um mundo com muita Magia.

Você precisa conhecer 2.000 Magias para poder usar Criatividade.

Vamos tratar disso em vários textos, mas depende de informação de outras páginas.

E aguarde enquanto estas páginas estão sendo criadas.

Iluminados e Outras Tradições

Em outras Tradições, como entre as Wicca por exemplo, Iluminados são pessoas que tem muito conhecimento.

Iluminados são pessoas especiais desde tempos imemoriais e que, quando a história depende delas, é normal que elas deem apoio ao Herói, funcionando como um tipo de Hierofante, ou seja, aquele que sabe os nomes sagrados.

Também é normal que se chame de Iluminado aquele que reconhece o seu passado, suas outras vidas. Isso também é uma forma de se referir a estas pessoas, que também tem muita influência sobre a Realidade, usando o Talento chamado Crença para fazer Coincidências.

O Talento Crença envolve o convencimento das pessoas sobre o que acontece ou não, mas em primeiro lugar você precisa acreditar.

Assim sendo, é a Fé que move estas pessoas, Bruxos e outros, como os Sacerdotes por exemplo, e não Aptidão de nascença.

Aptidão vai te ajudar a realizar o Efeito, mas quando o assunto é manipular o que pode ser, a é mais importante. Também há uma outra forma de fazer isso, com um Gatilho chamado Virtude, mas que é mais fraco do que Aptidão para se fazer Feitiços.

Não se esqueça de que Aptidão é o Gatilho necessário para a realização de Feitiços, ou seja, para "dizer" estas Palavras de Poder, que dependendo do nível de poder da Palavra uma pessoa que não tem Aptidão simplesmente não consegue dizer.

Quando você usa Criatividade, inventando novos Feitiços (você precisa conhecer no mínimo 2 mil Feitiços), você inventa estas Palavras que criam um Efeito esperado e que pode ser realizado por qualquer um que saiba a Palavra, e tenha Aptidão, na maioria das vezes. Mas bem, foi você que inventou, então é você que decide se a Palavra é um segredo, ou se outras pessoas podem usar também.

Você também vai encontrar Conjuradores entre as linhagens de Ibis e Ji, mas os jippa só estão expandindo agora, e você pode ter dificuldade em saber as Palavras mais importantes deles, que só são ensinadas a pessoas de seu império, que ganha (2020) atenção especial do Conselho dos Guardiões por ter sido a Deusa principal jippa que resolveu o problema da Nobreza -- agora Nobreza é de nascença, sem precisar da Igreja para se afirmar.

Isso talvez afete a Aliança, porque na Aliança a Pessoa de Poder é nobre.

Assim sendo, Bruxos e Bruxas são a alta nobreza deste império da Galáxia 5e, onde está Arda, a Terra.

Akkoya é a capital da Aliança, mas você pode escolher jogar em Toj, 5 mil anos antes.

Um Iluminado de 2 bilhões de anos vai saber em média 15 mil Feitiços, e pode usar Criatividade.

Alguém mais jovem pode saber muito menos, e ter dificuldade em criar Efeitos esperados.

Também é comum Escolher o Efeito, usando as Iluminações para criar um Efeito que pode ser realizado sem Palavras de Poder, mas esta técnica é muito mais difícil do que Criatividade. Você escolhe quais Iluminações está usando, dependendo de Esfera, que são as três bolinhas de Alquimia, e Conhecimento, que indica quanto daquela Função você conhece e sabe manipular, indo até 30 nos níveis teóricos, ou esja, existe mais de 30, mas não há teoria para isso.

As Iluminações são: Forças, Formulae, Tempo, Matéria, Metáfora, Padrão, Conexão, Vida, Magia, Entropia, Mente, e Morte.

Use Canalização, com três Funções chamadas de Fýr (sua capacidade criativa para Feitiços), Controle (que pode ser usado para resistir a um Efeito criado por Fýr, ou mesmo uma Magia qualquer, ou para manipular um Alvo), e Saber (quando seu Conhecimento for necessário para realizar o Efeito esperado), para somar às Esferas, ou seja, as três bolinhas, que você está usando.

O Teste principal de Magia é feito por Aptidão + Bônus, que vão ser as bolinhas, ou Bônus de Atos.

Os Atos são: Defesa, Iniciativa, Vontade, Lucidez, Inspiração, e Arkkana.

Você também pode jogar com a sua Sanidade, somando Lucidez ao seu Teste de Magia.

Mas bem, isso afeta diretamente o seu entendimento da Realidade, sua Sanidade.

Também é possível usar Corrupção para baixar a Dificuldade do seu Teste.

Mas isso, bem, isso vai afetar os seus Ideais, e você precisa testar Ideais para não perder níveis neles.

Alguns Iluminados também aprendem a Jogar Dados com o Destino.

Mas cuidado, o Destino sabe exatamente o que você está tentando fazer.

Simplesmente, não use Segunda Chance se você estiver Jogando Dados com o Destino.

Alguns Iluminados usam Feitiçaria Ritual para conseguir o Efeito.

Use a Aptidão das Entidades e Guias, para definir quais são os Testes a se fazer.

Também pode ser um Deus a realizar o Efeito, realizando um Milagre, propriamente dito.

Neste caso, a Dificuldade Média passa de 13 para 21, e ainda sofre modificadores.

Obrigado por ler.