Herói Bruxo

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Tipo de Personagem.

Se você ainda não é familiar com o Uf (Universo ficcional) de Enigma, deve ler Herói primeiro para se ambientar no tipo de conhecimento que Action Tales reserva a este Tipo, e então, continue.

Nota: Todos os direitos reservados (Sol Cajueiro).

Você sabe o que é um Bruxo? Se você sabe que é uma pessoa com uma varinha, capaz de fazer Magia, e que algumas vezes tem de enfrentar Rituais feitos com Demônios pelos seus inimigos Magos, que eles tem uma vida, não ficam procurando problemas o tempo todo, mas que quando isso acontece quer dizer que existe um problema sério e que precisa ser resolvido, você sabe.

Agora, porque um Herói Bruxo é tão importante?

Um Herói em geral é profetizado, ou marcado pelo Vilão como um inimigo. Seja como for, vai existir um Deus, Entidade ou Avatar que vai guiar ele pelo que recebe o simples nome de O Caminho.

O Caminho é muito bem explicado pelo Tarot, com suas nove cartas diurnas e nove cartas noturnas, mais os três tipos de finais, e pode facilmente representar O Caminho do Herói, em todas as suas cenas, e depois, de volta ao Mundo, ainda inocente.

Bruxos de nascença são de muitos tipos.

As Bruxas, porém, foram caçadas pela religião estabelecida por mil e setessentos anos, ou pelo menos mil, e só agora, que existe um ceticismo muito acentuado na sociedade -- pessoas não querem mais adorar Deuses, mas sim, ter uma vida descente -- Bruxos e Bruxas tem uma sociedade. Antes, este Tipo era um dos tipos de Deviant, uma pessoa que não segue as normas da sociedade, para existir.

Eu (Sol) me lembro, quando começamos a jogar Sonhos, em 2009, de ter avisado que todos os Tipos de personagem tinham algum tipo de capacidade especial, enfim, eles eram de Toj, mundo em que essas pessoas são Nobres.

O mundo de Toj conhecia 12 mil Magias, naquela época.

Isso é mais Magia do que Arda conhecia, antes da Nação da Magia, até recentemente.

O Herói Bruxo é um bruxo especial, não é como a maioria dos bruxos.

Ele também pode ser um Jogador, mas sem dúvida é o Ativo de um Deus, Entidade ou Avatar, e vamos estudar como foi feito no Playtest, para que você possa começar a usar o Tipo de personagem.

Até 2001, com a fase P4 do Projeto, o jogo se chamava Arkkana, e era um método de se estudar Magia.

Depois disso, passou a ser o Cenário em que os Atributos existiam.

Os Atributos (1. Verdade, 2. Trevas, 3. Luz, e daí em diante) foram usados como dimensões, mas rapidamente se tornaram O Um d10, o dado que direciona O Jogo, e inspira o Mestre a dar a direção certa à história.

Assim sendo, dê uma olhada em Cosmologia para ver como a Realidade funciona. E não se esqueça de Planologia, e saiba que "plano" não quer dizer que é só plano, mas que tem limites -- O Branco, por exemplo, costuma ter 40m de raio.

Antes de Toj de Sonhos, jogamos a história Toj-éc, mas usávamos outro sistema.

Era um sistema de super heróis medievais, em geral mercenários.

Nós não gostamos dessa proposta, e quisemos elevar o RPG e o Story Game a um acúmulo de níveis mais elevados -- Não se esqueça que em Enigma os Níveis são recursos, e são gastos para criar coisas, por isso é dividido em 3 prioridades, de 1 a 5 para Jogo fácil, de 6 a 10 para Jogo difícil, e de 11 a 15 para épicos, e isso indica o Nível de dificuldade de Cenas para aquele personagem em específico.

Você gasta Níveis para manipular Ativos, ou outras coisas importantes para a história.

Também é interessante dizer que nós testamos outros Tipos de personagem, até concluir que o Herói Bruxo devia ser usado. É muito conhecimento, que um Bruxo ou Bruxa deve estudar. Isso os torna estudantes. Eles são estudantes o tempo todo, porque diz a lenda que "Ou o Bruxo vai atrás da Magia, ou a Magia vai atrás do Bruxo".

Bruxos só estão querendo ter uma vida, não são gananciosos, já nasceram com Magia.

Assim sendo, eles todos já são escolhidos de nascença, só que precisam se organizar. Isso quer dizer que um Bruxo de nascença não escolheu ser um Bruxo, ele foi escolhido -- e, dessa maneira, é um escolhido natural.

Nos últimos mil e setecentos anos, Demonistas caçaram os Bruxos para roubar o direito à Magia deles, no início, e depois que viram que não adiantava, eles mataram muitos e muitas.

A sociedade que existe hoje, porém, não foi só uma criação demonista.

Também há Corrupção entranhada na sociedade, e uma necessidade de surgimento de Heróis.

Em alguns lugares, como em Toj, há mais de cinco mil anos atrás, Ativos foram acionados e foi criada A Academia ediche, fato que fundou A Aliança, o Cenário em que nós vamos mostrar como isso tudo se une, se separa, e se liga.

Você vai ler mais histórias sobre Ambar, a Deusa da Magia de Toj, em nosso Wiki.

Ambar protege os Bruxos de dez mil mundos, A Aliança que sendo criada por ela.

Mas, existem outros Cenários, e existe uma outra galáxia próxima que tem um problema sério, e recebe o nome de Zumbi -- eles são fortes, ágeis e burros, mas um Bruxo consegue usar Magia contra eles, rapidamente se tornando Herói.

Também foram caçados pelos satyrus, os bodes, que sabem que não tem como se defender deles.

Em todas as histórias, pode existir um Bruxo especial, que é um Ativo de um Deus, Entidade ou Avatar -- e não se esqueça de que um Jogador é um Tipo de Entidade.

Se você é um Jogador, está preocupado em enfrentar a Corrupção, e seus terríveis Controladores, você vai querer um Bruxo que conheça muita Magia para enfrentar os que corrompem a sociedade, Vilão é o que não falta.

Durante o Playtest, na história Sonhos, vemos que Tòrian é um Mago de linhagem, abençoado pelo Dragão de Bronze do seu país, da família Priyyatel-sa, a família fundadora de uma Escola, e ele foi um Herói importante, mas foi na relação com Tacke, um Professor Bruxo da Academia, que essa relação de Heróis personagens centrais se deu. É muito fácil. Um Bruxo de nascença é naturalmente um escolhido; dizem que Tacke se tornou uma Entidade, e que está vivo até hoje, em Akkoya.

Tacke Prýmmus descobriu que Hadesh era Bruxo, também.

Isso fez com que o suposto Monstro que o Jogador estava jogando se tornasse automaticamente um Herói, e ele se tornou mesmo. Hadesh é o responsável pela Profecia de que haveria no futuro uma raça Dragão-Basylisque, Oeldar é o nome deles.

Vemos na história Toj-éc, que Krunnki o bárbaro é um seguidor de Ambar, Deusa da Magia.

Isso o transformou em um tipo de Herói, então é a Magia que escolhe isso, entende.

Os outros dois Tipos de personagem básicos, Nobre Vampiro e Monge Diplomata, também são tipos de Herói, mas em outro nível social e combatente, e que representam partes distintas das sociedades paralelas.

O Vampiro se divide em Tipos muito interessantes, como o Vampýr, por exemplo.

Vamos ver que um Vampýr se divide em três Tipos: 1. o Vampiro de Energia, que se alimenta do Prana, a energia do ambiente; 2. uma praga, um Vampiro sem alma que transmite o vampirismo pela mordida (ele é eliminado com uma estaca no coração, ou luz do dia); ou 3. um Tipo de pessoa que suga tudo o que as outras pessoas tem, mas é temporário, e existem Caçadoras que os marcam, simulando uma morte que, por incrível que pareça, faz com que a pessoa deixe de ser um deles -- isso, estou dizendo, porque eles também são uma sociedade paralela, e também enfrentam Monstros. Um deles, então, é o Herói esperado para resolver os problemas que estes Monstros representam.

Assim sendo, Herói Bruxo se resume a um (a) escolhido (a), que vai enfrentar os Monstros da sociedade.

E lembre-se, Vilão é o que não falta! Principalmente, com a quantidade de Corrupção que existe, e você pode tirar do chapéu um monte de oponentes para o Grupo de Jogo, incluindo Criaturas, que vivem no Horizonte, uma dimensão da Cosmologia de Enigma. Matar uma Criatura é mais eticamente fácil, do que matar uma pessoa.

Se você se sentir a vontade para isso, Demonistas são o Tipo de oponente básico, geralmente Magos ritualistas e, se você começar a ter dificuldades de fazer o que precisa ser feito, pode apostar que um deles está fazendo Rituais contra você.

Desfaça os Rituais deles, descobrindo o Nome de Ritual do ritualista, e finalizando os Rituais como se fosse o ritualista.

Vamos ver mais informações do Playtest, em outras páginas, no nosso Wiki.

Outras informações dependem de citação em outras partes do nosso site, então paciência.

Os links em vermelho serão preenchidos, aos poucos, e temos Textos que são prioridade.

Eles serão feitos primeiro, mas você já pode jogar -- Vá para Testes, e Magia.

Também dê uma olhada em Integridade, e confira a Ficha no blog, Ortfyr.

Obrigado por ler.