Experiência (R)

De Enigma
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Esta é uma página de Sistema de Regras.

Vamos ver aqui o que é Experiência e suas peculiaridades.

Nota: Alguns direitos reservados (Sol Cajueiro).

Siga para Enigma:Aviso_geral para ver a licença.

Esta é uma Mecânica (lista) que dá poder ao Mestre sobre O Jogo e a história.

Experiência é uma pontuação semelhante a Drama (R), adicionando Evolução ao jogo.

–– Todo jogador recebe de 1 a 5 de Experiência por Sessão de Jogo.

Também é uma Mecânica muito comum em jogos, a premiação, baseada em:

–– 1 pt por Presença: O Mestre não deve negar este ponto ao personagem.

–– 1 pt por Participação, boas idéias e intervenções interessantes.

–– 1 pt por Ameaça: seu personagem enfrentou (mesmo se fugir seja uma reação adequada) as dificuldades.

–– 1 pt por Criatividade: a narrativa coletiva exige "Jogar em Grupo" de todos.

–– 1 pt por Erro: você errou e, então, aprendeu com esse seu erro.

Você usa Experiência para pagar pela Evolução do Personagem, modificando a Ficha de Personagem (R) na direção que você-jogador deseja; mas não se esqueça de que esta não é a única forma de Evolução em Action Tale Enigma –– ver: Subversão (R), para mais informações.

Aconselhamos ao Mestre 1 pt adicional por oferecer Oportunidade a outros jogadores.

Adicione também outros Tipos de Pontuação (W) relacionados a Worldbuilding e narrativa compartilhada.

Siga para Experiência Extra (R) para Regras alternativas adicionais.

Obrigado por ler.