Deuses e Deusas

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Definição de: Deuses e Deusas

Deuses e Deusas são pessoas com uma ou mais Atribuições, coisas que eles controlam, de uma maneira muito semelhante ao que um Jogador faz com os seus Ativos.

Assim, a Mitologia (geral) reúne as Lendas que regem estas pessoas.

Na Cosmologia, e também na Planologia, vemos os lugares em que os Deuses e Deusas se reúnem, até o Topo que é o Enigma, onde os Atributos regem.

Porém, Deuses e Deusas não fazem parte da Super Mitologia, em geral, mas podem se tornar conhecidos e todos os Jogadores vão saber quem são eles.

Alguns exemplos são o Deus chamado de Arquétipo do Pai e Arquétipo do Filho, o famoso Deus do monoteísmo, mas em quase todos os lugares há aqueles que não concordam com um Deus Único e que seguem os muitos Deuses e Deusas, tendo sempre um Panteão local.

Veja Toth, por exemplo. Ele é o Deus do Conhecimento egípcio, mas é conhecido porque o Egito existe há duzentos e cinquenta milhões de anos, e só recentemente ele está incluindo as lendas sobre reencarnação na sua sociedade.

Em geral, Deuses são imortais ou reencarnam sem limite de reencarnações.

Alguns Deuses e Deusas locais também são importantes, como Thor por exemplo, que tem o martelo que é o símbolo da fertilidade, porque as batidas do martelo são como os movimentos do sexo, mas ele é uma pessoa normal, que gosta de fazer cerveja e presentear seus amigos e familiares com cerveja artesanal, estuda e trabalha, normalmente.

No mundo de Arda, nossa Terra, há vários Panteões locais.

Não se esqueça de que também há A Deusa, uma religião que segue a Magia como religião, e que também recebe o nome de Velha Religião. Mas A Deusa é um Avatar, no mesmo nível do Arquétipo do Filho, Joshua, só que de outra sociedade, e os aspectos da vida são tratados como divindades para fins de Rituais, como A Jovem, A Mãe e A Velha, aspectos da vida feminina.

A Velha Religião trata do Sagrado Feminino em relação aos aspectos da Deusa.

Voltando a Toth, ele é um homem de uns 40 anos mais ou menos, em aparência, alto e de cabeça raspada, que gosta de beber café ou cerveja, e conversar com os Jogadores -- Isso porque ele é iluminado e sabe que existe a Super Mitologia.

Diz a lenda que ele recebe 200 mil informações por momento, mas não dá informações aos Jogadores sem saber para quê eles vão usar as mesmas.

Veja também o mundo de Akkoya, ou seu mundo medieval de Toj, ou o intermediário steam punk Kalaummuklutwa, pessoas de poder são nobres e pessoas comuns que não tem nenhuma capacidade especial são o povo. Isso leva a uma sociedade muito diferente de Arda. A Nobreza tem capacidades especiais, ou seja, um Bruxo sempre vai ser um nobre, porque tem capacidade de fazer Magia de nascença ou, muito raramente, adquirida. Um Feiticeiro, que usa Entidades para fazer Magia, não é um nobre de nascença, mas um tipo de clérigo. Já um Mago, que transforma conhecimento em Magia, é considerado um nobre de nobreza roubada, a não ser magos de linhagem. Um mago de linhagem é uma pessoa que recebe treinamento desde pequeno para ter acesso aos conhecimentos da Magia.

Em Arda, também vemos que há Feiticeiros herdeiros das bandas das religiões africanas, como o Candomblé por exemplo, e eles têm Guias espirituais, incluindo os Exus, que são Deuses.

A Nação da Magia também têm Guias, mas são Guerreiras Sagradas, Guerreiras Santificantes, e Guerreiras da Luz, ou também Erê e Exu, e para completar, Sidhe, que é as equivalentes das Ciganas das religiões africanas; Sidhe é uma palavra mágica e significa "Mulher".

Em Akkoya, Ambar é a Deusa da Magia e não tem Avatar há mais de cinco mil anos. Ela deseja ter Avatar, mas isso vai depender da guerra contra os Demônios, esses inimigos terríveis -- Ver: Corruptor, também.

Também existe Efemmera, o nome mais comum das Deusas da Morte, usado em pelo ao menos 20% dos mundos, e em todos os Multiversos, com o sentido de "brevidade" ou "aquilo que é do hoje".

Algumas vezes, Deuses e Deusas interferem na Super Mitologia e isso é esperado, porque para eles isso pode ser religioso, mesmo não o sendo para Jogadores.

Saiba que este texto está sendo revisado, vamos adicionar mais no futuro.

Para criar um personagem Deus ou Deusa, você deve escolher as Atribuições dele ou dela, e também os Ideais que regem por afinidade os seus seguidores. Um seguidor de um Deus ou Deusa vai ter pelo ao menos um Ideal semelhante à da divindade que segue.

Estamos trabalhando para oferecer mais exemplos, aos poucos.

Aguarde enquanto a redação e revisão do texto wiki dinâmico adiciona informações.

O processo de criação depende de informação já existente em outras páginas.

Obrigado por ler.