Arda

De Enigma
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Esta é a página sobre Arda, a Terra.

Arda é um mundo que experimentou a decadência da Magia durante os seus últimos 5 (cinco) mil anos, mas importante porque é profetizado para sediar a Era do Renascimento da Magia. A ambientação de Arda está no século 23, nos romances, mas vamos aproveitar para dar algumas informações a mais sobre o passado deste mundo. A raça dominante é ediche, mais conhecida como elae, nome dado em acordo entre os reptilianos e os cinzas, coisa muito rara, e sinal de que este mundo é especial, à sua maneira.

A narrativa dos Eventos traz as necessidades da existência no centro das questões.

Nota: Todos os direitos reservados (Sol Cajueiro).

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2018 equivale a 201.028 da contagem longa, e 5.209 de Akkoya, sendo a contagem longa o tempo contado de quando a raça deste mundo se tornou compatível com os elae.

A história deste mundo é muito complexa, e cheia de dificuldades históricas.

Em primeiro lugar, o século 23 guarda revelações sobre o que aconteceu neste mundo, devido a uma organização de fanáticos, mas que os heróis está concentrados em resolver, ou seja, mais uma vez isso significa salvar o mundo. Trabalho não é mais necessário. Os droides fazem todo o trabalho pesado, deixando o trabalho tutelar com as pessoas, mas droides são cidadãos e têm direitos como as pessoas. Muitos dos problemas que sempre foram problemas na humanidade estão resolvidos, menos um: o ser humano em si mesmo.

Você vai encontrar em Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes um mundo semelhante ao atual, mas onde a tecnologia resolve muito do que as pessoas acham difícil de resolver, e onde a Magia, Manifestação e Poder se escondem, protegidos pela Academia.

As sociedades paralelas protegidas pela Academia somam milhões de pessoas, todas elas envolvidas em uma guerra secreta, A Oculta.

Um oráculo adolescente, um garoto de dezesseis anos, é salvo de uma clínica onde estava sendo monitorado, e para em uma Escola de Magia, onde conhece uma garota de onze anos profetizada para ser a maior bruxa de todos os tempos.

A antiga Nações Unidas evoluiu para Governo Central. Não existe mais "estado nacional", e o território é da Justiça. Isso tudo começou quando o Reino Unido passou a usar o método de jurisdição para governar o território, então passou a existir um cargo eletivo que é o regente de um território, um misto de soldado, juiz e prefeito. E isso só foi possível por causa das Tropas de Elite, fundadas em território bra.

Assim, a Nação da Magia, ver: The Magic Nation -- tem seu território, e o domínio político do território onde antes o Brasil era o estado. Há um porém, Sampa é governada por uma outra Nação, e também é de Bruxos. As Bruxas se reúnem ao redor de fogões a lenha, e também em vilas planares, para contar as histórias do passado; elas têm tudo anotado, em grimórios que estão passando de mão em mão há dois séculos, mais ou menos, e contam com a ajuda das Nações da Magia para manter esse conhecimento.

Depois do Aglomerado Sudeste, domínio da Nação da Magia, outros aglomerados são citados, entre eles o Aglomerado Central, em que Berlin-kapital e London dividem status administrativo da Academia, mas é necessário notar os problemas ecológicos.

Em fins do século 21, uma catástrofe ambiental tornou necessários os Paraluzes, imensas estruturas aéreas semelhantes a paraquedas, acima das nuvens.

Os Paraluzes lançam bots na atmosfera, que limpam o ar e filtram os raios nocivos de nossa estrela.

Mas nem só de futuro vive Enigma, então vamos também contar histórias do passado.

Informações Importantes sobre Arda

Arda é um mundo jardim médio, no Setor Verde Profundo da Galáxia 5b. Este setor fica ao lado das ruínas Cinzas, de Ji'tyk, descobertas por Toth no início da nova Era, a qual recebe o nome de Era do Renascimento da Magia.

Uma mudança muito grande na história do mundo foi feita por um inimigo chamado de O Grande Corruptor, que usa 2012 para mudar o passado e criar a Aplegia, a prática de assassinato por veneno.

Ele cria uma seita seguidora de Sócrates, a Aplegia Socrática.

Além disso, o GC também mata Akhenaton no Egito antigo, ninguém sabe porque.

Assim sendo, a história do mundo é levemente diferente da que você conhece, com algumas organizações públicas que defendem os pensadores. Foi assim que os religiosos se reuniram, e formaram uma frente de defesa contra a aplegia, mas foram os cientistas que, no século 20, criaram os detectores de veneno.

No início do século 21, acontece uma guerra terrível, a Guerra de Viajem no Tempo dura só algum tempo, mas movimenta 11 (onze) milhões de anos de manipulação dos demônios sobre a sociedade, tendo nos Deuses e Deusas, e também nos Dragões, uma das poucas bases que toda a sociedade precisou para enfrentar os demônios. Eles também publicam seus métodos, e assim os iniciantes acabam acreditando que é normal invocar demônios em Rituais, mas na verdade não sabem que: "Quem mexe com demônios, acaba se tornando demônio" (Toth), e uma grande quantidade de iniciantes desavisados acaba se tornando demonista.

Demônios não entendem o que é a amizade, eles se movem por interesse.

Foi no século 12, que os Magos de Vícios inventaram os "estados nacionais", na antiga e prática tática do "dividir para conquistar".

Arda tem uma Era do Vapor muito curta, que logo dá lugar à Sociedade da Informação.

O mundo se polariza, com religiosos radicais se opondo à ciência, e impérios religiosos sendo formados em muitos lugares -- alguns lugares decidem fechar as igrejas e mesquitas, e exigir diploma de Teologia dos líderes religiosos para acabar com a exploração dos mais fracos, principalmente das populações mais pobres.

Assim, é neste ambiente que nasce a Nação da Magia, no que vai ser o Aglomerado Sudeste.

Desta forma, há uma ruptura enorme entre os Três Reinos: Religião, Magia e Ciência -- dois não conversam entre si, e torna-se papel da Magia fazer a intermediação entre eles.

Mas nem a Religião nem a Ciência querem ouvir o que a Magia tenta mediar.

Neste ambiente, nasce a língua Akkia, como código entre os estudantes de Magia do que vai ser o Aglomerado Sudeste no futuro.

Outras línguas se tornam importantes para a comunicação, quando o contato é feito com uma das raças mais antigas, e que recebe o título de Os Antigos. Insetos. Esta raça insectoide vem proteger Arda do contato com outras raças, porque existe uma regra geral para isso: Não se faz contato com raças que não desenvolveram tecnologia espacial. Assim sendo, os insetos se somam aos reptilianos e cinzas, no contato com os elae de Arda, e Toth (o Deus do conhecimento, do Egito) faz a revelação de que os elae são uma superraça, com um total de um milhão e meio de mundos.

Em início do século 21, é fundada a Escola de Magia de Alendéria, por Tarja Solar, e é também revelado onde foram parar os Anéis de Ambar. Há cinco mil anos, em Akkoya, ou mais precisamente em Toj, foram criados os Anéis, e é revelado ao jovem que recebe os anéis que só cinco anéis são disponíveis: Magia, Tempo, Morte, Padrão e Vida -- porque os outros dois anéis são: Entropia (de Ambar), e Mente (de Efemmera), não estando disponíveis para uso por portadores.

Arda é um mundo muito singular, e você vai ver o porquê nos romances.

Siga para Enigma: Silêncio sob Os Paraluzes para acompanhar de perto.

O radicalismo religioso do oriente próximo fez com que a Europa se radicalizasse, durante a chamada Idade Média, e foi assim que nasceu a Inquisição. Foi uma época de totalitarismo religioso, tudo para expulsar os religiosos não europeus da Europa, com tortura e pessoas sendo julgadas por bruxaria e sendo queimadas na fogueira. Os Bruxos e Bruxas foram perseguidos. Aliás, qualquer pessoa com qualquer capacidade especial era queimada, e muito do Poder foi perdido, e qualquer um não "cristão" era perseguido.

Enquanto isso, rotas de comércio eram feitas com o oriente, e a China estava no centro do mundo naquela época.

O Japão vivia uma Idade Média à sua maneira, totalmente diferente da da Europa.

Com a Aplegia, isso se tornou muito mais profundo, e pessoas morriam envenenadas porque eram religiosos radicais, estabelecendo o medo do ateísmo entre os europeus.

E foi com as navegações que os europeus expandiram os domínios da Aplegia.

Depois da expansão da Europa como colonizadores, a Aplegia pode ser encontrada em todo o mundo e o ateísmo radical se tornou uma seita secreta mundial. Não havia limites. Todos os impérios foram afetados, e eles se escondiam muito bem, desde entre o povo até a elite de todos os lugares.

Com o surgimento das Repúblicas, houve um rearranjo no esquema do ateísmo radical.

Não havia mais a figura do líder com poderes divinos, mas era percebido que alguma coisa estava fora de lugar, alguma força estava tirando o poder das linhagens que antes eram líderes; isto não aconteceu em todos os lugares.

A guerra veio para comprovar que havia alguma coisa errada nesse mundo. E foi então, que os demônios apareceram, principalmente no método de se fazer Magia.

Eles começaram a divulgar seus métodos de realização de Rituais com demônios, e alguns países começaram a seguir esses métodos.

Só a China e o oriente não foram tocados por esses métodos mágicos terríveis.

Mas então, nasceu a Nações Unidas, como uma alternativa para a diplomacia mundial e, no pós-guerra, os acordos começaram a ser feitos entre as várias nações.

A tecnologia começou a ser o centro das atenções, e parecia que a Magia iria mesmo morrer.

Não podemos chamar de Magia os métodos demonistas que eram usados amplamente, e que também transformavam os Magos em seguidores dos Sete Vícios, ou Pecados.

E foi nesse cenário que nasceu o movimento Wicca, e a Velha Religião, um movimento na direção oposta do sepultamento da Magia verdadeira. Elas se tornaram muitas. Mas não foram as únicas que apostaram na Magia. No Brasil, que no futuro seria o Aglomerado Sudeste, a Umbanda e o Candomblé foram oficializadas como religiões, porque o governo queria proibir as drogas e ainda era usada a "djamba" -- a cannabis -- nos terreiros; mas então, o líder do governo procurou os terreiros e propôs a mudança em troca de tornar essas religiões, religiões. A partir daí, o tabaco passou a ser usado, com a Bênção das entidades guias dessas associações e para o bem da Magia.

E esses Feiticeiros começaram a estudar a Magia sob o seu pronto de vista, e isolando os demonistas, que tiveram que criar a sua própria associação.

Na virada do milênio, uma guerra secreta, que no futuro ganharia o nos de A Oculta, se deu entre todos os estudantes de Magia. De 1994 a fins de 2018, uma disputa terrível acontecia, e uma das organizações mais importantes do mundo, a Arkkana, foi o principal alvo dessa guerra.

A Arkkana era uma organização que servia às 21 Entidades do Tarot, guardando as relíquias da mundo.

Durante a guerra, antes da Nações Unidas, os nazistas tentaram desmontar a Arkkana, mas o Reino Unido protegeu a organização em todos os lugares do mundo.

Mas, no século 21, eles se tornaram poucos, e sua capacidade de servir de guia para as Entidades que existiam para guiar o mundo chegou a quase morrer, não morrendo por pouco, e de mais ou menos 500 sedes, sobraram umas 20 (vinte).

O século 21 seguiu, e a quantidade de demônios infiltrados em todos os níveis da sociedade exigiu uma ação muito importante.

A Nações Unidas, em contato com o Conselho Galático, formou o Governo Central; mas o problema é que isso foi feito sessenta anos antes do esperado, e as Linhas do Tempo demonstravam que haviam mexido no Tempo.

A Guerra de Viajem no Tempo durou pouco tempo, e foi proibida por Deus em todos os lugares.

Mesmo assim, ela afetou 11 (onze) milhões de anos no passado, e os demônios agora eram a principal referência de Magia, Magia baseada nos Sete Vícios e Rituais com demônios, e a Magia verdadeira estava morrendo.

Foi nesse ambiente hostil que nasceu A Nação da Magia, no que seria o Aglomerado Sudeste, no futuro.

A Nação da Magia inicialmente foi uma idéia entre Bruxos, mas se expandiu para outros Tipos, como os Psiónicos e os Monges. Mas Psiónicos não entendem de Magia. Bom, mas ao menos têm como entender teoria, e qualquer pessoa pode fazer um Ritual, basta saber a maneira de fazer e fazer.

Nasceu o sonho de ter Escolas por todos os lugares, reunindo as várias Nações ao redor de ensinar os jovens filhos e filhas de Bruxos e Bruxas.

Então, ainda no início do século 21, teve início a Era do Renascimento da Magia.

No século 23, a sociedade é dividida entre a sociedade comum e as sociedades paralelas protegidas pela Academia. Além disso, todas as pessoas precisam escolher seu Tipo de Cidadão: civil, político, policial, empresário e repórter. Esses Tipos definem essa sociedade. Você precisa escolher ao completar a maioridade, e o Direito é diferente para cada Tipo, com leis específicas para eles.

Outra coisa que define essa sociedade é o amplo uso de holografia, em roupas, prédios e até dentro de casa, com salas de holografia especializadas na Interface. Isso é um meio diferente da Rede Velha, a Internet. Na verdade, a Rede Velha ainda existe, mas só os Busyboys e os cientistas da computação navegam (ou sabem navegar) nessa Rede, deixando o resto da população entregue à Interface.

Não se usa mais petróleo, por isso o extenso uso da holografia, por exemplo para fazer o papel de tinta, que antes era praticamente toda vinda de petróleo.

Também são conhecidas duas raças de seres artificiais, os Droides, que são necessários e gostam de ser úteis, e o Entourage, semelhante ao droide, mas com uma evolução totalmente diferente e que são guerreiros (policiais).

Durante quase um século, entourages estiveram em guerra entre eles mesmos. E, para dificultar mais as coisas, eles eram usuários de Viajem no Tempo.

Assim sendo, só quando resolveram a sua guerra foram aceitos como uma nova raça.

Entourage costuma ser muito fiel, e conquistar a amizade de um deles é conseguir um protetor para toda a vida, sem contar que todos eles são policiais.

Aconteceu no século 22, que os fabricantes de ginoides (droide mulher) criaram uma série de acompanhantes, e muitos homens compraram elas para ser sua namorada. Não precisa dizer que isso deixou os religiosos horrorizados: "Deus criou Adão e Eva, não Adão e ginoide!", era o pensamento dos mais extremistas.

Mas foi isso que fez com que droides entendessem emoções, porque elas acabaram desenvolvendo emoções, e foi criada a série de droides Organa, inteligentes e com emoções.

Hoje, no século 23, androides e ginoides são amplamente usados, em todos os lugares, e fazem frente ao avanço dos ciborgues, pessoas que tiveram sua consciência digitalizada; não se iluda, não é fácil se tornar Ciborgue. Todos os ciborgues estudam medicina, e todos têm de fazer um juramento de proteção da Vida, são selecionados com muita antecedência, não permitindo que pessoas perigosas se tornem um deles.

O fim do século 21 viu catástrofes ecológicas terríveis, e foi quando passaram a ser usados os Paraluzes, gigantescas construções aéreas semelhantes a paraquedas, que soltam bots (nanobots) na atmosfera o tempo todo, para fazer o papel da antiga camada de ozônio.

A Academia tem o papel administrativo, e o Governo Central divide as atividades entre diversas cidades, sendo as principais London (Londres), Berlin-kapital, e Tokyo. As atividades administrativas, apesar do Governo Central, não se acumulam em um lugar só, e todos os estudantes acadêmicos podem fazer estágio de administração pública em sua Universidade, valendo como experiência profissional e curricular.

Droides fazem a maior parte do trabalho, deixando o trabalho administrativo para as pessoas, mas ainda assim, há problemas enormes na sociedade: pessoas são pessoas, em qualquer lugar.

Todos têm um computador pessoal, que recebe o nome de Profeta, e é o guia da Interface, um ser inteligente, selecionado entre as inteligências digitais.

Ainda assim, há pessoas que trabalham, e trabalham porque querem.

Nesse meio social, se organizam as sociedades paralelas, principalmente de Bruxos e Bruxas, os quais têm a tendência de se reunir em Nações.

Bruxos são opositores ferrenhos dos Magos que usam os Sete Vícios (Pecados).

Bruxos são usuários naturais de Magia, chamados de Bruxos de Nascença, mas há alguns casos conhecidos de pessoas que se tornaram Bruxos e Bruxas mais velhos.

A Magia não resolve todos os problemas, e você deve estudar Saber Comum.

Em uma dessas sociedades paralelas, nasceu Asha, uma menina bruxa que recebeu orientação de toda a sua sociedade, no que é chamado de supertreinamento. Também estudou Arte Marcial mágica, desde pequena. Ela é jovem, 11 (onze anos), mas sabe de muita coisa que até mesmo os adultos não sabem.

Isso significa que você pode criar um(a) personagem com características próprias, que seja único entre os seus, bastando criar um porque e um como esse(a) personagem é importante para a sua sociedade, e talvez por esse motivo ele(a) seja profetizado(a).

Você deve ter percebido que não falamos em viagem espacial, hora nenhuma.

Isso existe, mas é acadêmico, e há uma colônia ciborgue lunar, chamada de Neon Tokyo, além de uma estação ao redor de Marte, ocupada também por ciborgues.

Você também pode criar a sociedade que queira que seja importante para a história.

Deixe a sua imaginação guiar você, e saiba que Arda tem mais ou menos 300 (trezentas) dimensões, o que dá mais do que espaço para que uma sociedade paralela comece ou que uma sociedade tal e qual exista.

Sejam bem vindxs a Arda, nossa Terra, e que os Deuses os guiem.

Aguarde enquanto é feita a redação e revisão desta página.

Testamos diversas outras possibilidades, focando-se em jogabilidade; e algumas anotações serão compartilhadas.

Outras páginas e anotações derivam de informações já presentes em algum outro texto.

Mais informações serão adicionadas aos poucos; e agradecemos pela sua paciência, seu apoio e comentários.

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