Acusativo (Akkia)

De Enigma
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma página de Gramática.

Akkia teve treze anos de investimento, até chegar à sua forma atual. De 2005 a 2013, ela foi criada; em 2014, foi revisada pela primeira vez. De 2015 a 2018, revisada. Atualmente há um dicionário impresso, e vou imprimir um dicionário por ano.

Nota: Todos os direitos reservados (Sol Cajueiro).

Kasus: Acusativo (Akkia) -- Classe 8 (Conlang Classes).

Em Akkia, uma conversa normal vai usar o Acusativo, um Alinhamento (Akkia) que exige que seja marcado o Objeto, e isso é uma característica Doofa (Comum).

Acusativo (Objeto): -ta; -(t)us, -(k)us, -(a)us.

–– Sua mersch dae schatkaus.

–– Eu vejo (observo) a casa. Aqui, "casa" é o Objeto.

Note que a palavra termina com -ka, logo o Acusativo é -(k)us.

–– Suyer da dungtus.

–– Eu tenho um carro. Aqui, dung (carro) é o nosso Objeto.

Note que é usado "Meu é", ao invés de "Eu tenho", nesse tipo de Sentença.

–– Ehr dung edda tae earlagaus.

–– O carro tem um problema. Aqui, "problema", ou earlag, é o Objeto; e então, para compor a Família de Palavras, "solução" é sauta.

Note que não é um problema qualquer, sendo que tae (um, uma) indica "qualquer", mas o Acusativo indica que é específico; neste caso, a tradução seria "o um problema", o que indica que é um mesmo problema encontrado em muitos casos.

–– (Sua) Merschai tuta, rakka to ya.

–– Eu verei você (Objeto), no ponto (de encontro) –– e saiba disso.

Note que ya é uma das Partículas (Akkia) mais usadas. Ela só é encontrada no fim de uma Sentença, para não se confundir com o Focus (Akkia), que indica ênfase.

Não se esqueça do Tópico-Primeiro, que indica que "ver", no Tempo: Provavilae, é sobre o que se está falando; isso que dizer que a "ação" é o Tópico.

–– Meddemmetrakka to, merschai tuta ya.

Agora, você está falando não de encontrar apenas, mas do ponto de encontro. Aqui, vemos a palavra completa que quer dizer "Ponto de Encontro" –– meddae (encontrar).

Vamos ver mais exemplos aos poucos, então Alinhamento (Akkia) reúne as informações sobre a Mudança de Alinhamento Morfosintático que acontece nessa língua. Acusativo é o primeiro dos Alinhamentos, e exige que você marque o Objeto. Perceba nos exemplos que o Objeto está marcado com as terminações de Acusativo.

Há outras formas de se formular uma Sentença.

O Ergativo-Absolutivo é uma outra opção -- ver: Ergativo-Genitivo (Akkia) e Absolutivo (Akkia), para ir adiante e estudar este Alinhamento.

Obrigado por ler.